EnglishSpanish

5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

Quando o assunto é plantio em território brasileiro, existem milhões de possibilidades distintas, visto que o solo nacional é bastante rico em nutrientes, de modo geral, e as espécies nativas ou até mesmo não originárias normalmente conseguem se adequar aos biomas brasileiros. Fato é que para muitas pessoas, o cultivo de certo alimento ou o plantio de alguma outra espécie é uma questão de subsistência, e por isso acaba sendo muito difundido por todo o território nacional. Desse modo, confira algumas espécies de plantas propícias para o cultivo em áreas alagadas. 

O Brasil apresenta uma diversidade muito grande de biomas, tendo assim uma fauna e uma flora muito variada e abrangente. Com isso, é bastante comum que se encontre, em partes distintas do território nacional, condições para plantio de determinadas espécies. Por exemplo, espécies de plantas que necessitam de maior umidade, acabam tendo seu plantio ideal nas regiões do centro oeste, e do norte do país, já plantas que necessitam de menor umidade são propícias para outras regiões.

Apesar disso, muitas das vezes as áreas de alagamento, como nascentes de rios, bacias e afins acabam sendo vistos como uma ótima forma de umedecer o solo, mas não como um local próprio para plantio. Isso é uma visão bastante equivocada já que existem diversas espécies de plantas, inclusive nacionais, que são propícias para o cultivo apenas em locais de alagamento. Para tentar desmistificar essa ideia equivocada, separamos algumas espécies de plantas que conseguem se adaptar ou necessitam dessas condições para o cultivo ideal. 

Plantio de mudas nativas | Foto: Grupo Selva Florestal.

Além disso, é importante entender que existem “níveis de alagamento” diferentes, o que normalmente vai acabar determinando qual a melhor espécie a ser cultivada naquele local. Portanto, é comumente dissociado em: Propícia para plantio em nascentes (próximo à beira dos rios), propícia para plantio em áreas alagadas periodicamente, e as que são propícias para o cultivo em solos constantemente alagados, ou de brejo. 

Espécies de plantas para o cultivo em nascentes (próximo à beira dos rios)

As plantas propícias ao cultivo nas redondezas do rio, normalmente carregam consigo uma funcionalidade de filtragem de poluentes. Isso se deve a grande utilização de fertilizantes poluentes e que podem contaminar o fluxo dos rios. Portanto, quando há grandes chuvas a tendência natural é que a água escoe para essas regiões, e com isso existe bastante erosão dos solos causadas pelo escoamento superficial da água. 

Desse modo, com a presença de árvores na região, a água acaba sendo filtrada e os fertilizantes poluentes tendem a não serem capazes de contaminar as águas do rio. Com isso, além de ter um ótimo papel na questão econômico-financeira, é também uma ótima forma de corrigir a utilização desenfreada de fertilizantes. Dentre as espécies capazes de realizar esse trabalho de filtragem e se estabeleceram à margem dos rios são:

  • Açoita-cavalo-miúdo (Luehea divaricata)
  • Peito-de-pombo (Tapirira guianensis)
  • Jenipapo (Genipa americana)
  • Embaúbas (Cecropia hololeuca e Cecropia pachystachya)
  • Pindaíba (Xylopia emarginata)
  • Crista-de-galo (Erythrina crista-galli)
  • Ipê-amarelo-do-brejo (Tabebuia umbellata)
  • Sangra d’água (Croton urucurana)
  • Suinã (Erythrina falcata)
  • Angico (Anadenanthera colubrina)
  • Tapiá (Alchornea glandulosa)
  • Palmito (Euterpe edulis)
  • Pau viola (Cytharexyllum myrianthum)
  • Salgueiro (Salix humboldtiana)
  • Guanandi (Calophyllum brasiliensis)
  • Ingá (Inga spp)
  • Jerivá (Syagrus romanzoffiana)

Espécies de plantas para o cultivo em áreas inundadas periodicamente

Além das plantas que conseguem se estabelecer às margens dos rios, existem também as plantas que são propícias exclusivamente de áreas de inundação, nas quais por uma certa parte do ano existe uma abundância muito grande de água e recursos, mas que não se mantêm constantes com o passar do tempo. 

Essas espécies de plantas necessitam ter uma capacidade enorme de estocagem e utilização inteligente da água fazendo com que, durante os períodos em que há uma carência no abastecimento de água, exista um racionamento na utilização garantindo a sobrevida e o abastecimento da estrutura interna, mesmo com pouca água. Dentre essas espécies de plantas estão:

Figueira Mata-Pau – Ficus insipida

Essa espécie atua como se fosse um parasita, se estabelecendo em outras árvores, criando uma relação de competição que muitas vezes é injusta e consegue absorver nutrientes através da espécie que ela se juntou. Normalmente essa relação de competição acaba resultando na morte da espécie originária, o que pode ser ruim para a flora local, mas é, sem dúvidas, uma planta que tem grande poder de adaptação, diante a adversidades climáticas-temporais. 

Ingá do Brejo – Inga vera

A espécie Ingá do Brejo acaba sendo uma ótima alternativa também para a funcionalidade de mata ciliar, como as demais anteriormente citadas. Fato é que essas plantas conseguem se adaptar tanto ao estabelecimento na beira dos rios, quanto em planícies e planaltos com certo grau de alagamento e até mesmo em brejos.

Aroeira Pimenteira – Schinus terebinthifolia

A aroeira é também mais um exemplo de planta que possui uma adaptação fácil tanto a abundância de chuvas quanto a ausência delas, podendo se estabelecer tanto em solos ricos e úmidos, quanto em solos pobres e secos. Sendo assim acabam sendo ótimas opções para plantio nos arredores dos rios, mas também em córregos e várzeas. 

Espécies de plantas para o cultivo em áreas inundadas constantemente

Normalmente essas espécies de plantas são aquelas que mesmo com a grande abundância de água conseguem captar apenas o necessário para o funcionamento, conseguindo se estabelecer em áreas às quais estejam sujeitas a grandes quantidades de água e de maneira constante. 

Guanandi – Calophyllum brasiliense

Essa espécie de planta pode estar presente tanto no leito de rios, quanto nas margens dele. Essa árvore é utilizada bastante na produção de madeira voltada a engenharia naval, e durante muito tempo foi utilizada pela coroa portuguesa, enquanto esteve no Brasil, para tal finalidade. 

Sangra d’água – Croton urucurana

Essa espécie é também utilizada na indústria madeireira, também voltada para a construção naval. Além disso, diferente da grande maioria citada, possui um fruto não comestível e se fixa principalmente em áreas alagadas constantemente, solos muito úmidos ou em brejos. 

Agora que você já conhece as diversas espécies de plantas que podem se fixar em áreas alagadas, mas também às margens dos rios, fica bastante evidente que esse cultivo é possível e pode ser desenvolvido como atividade econômica. Sob essa ótica, é muito importante que você encontre um fornecedor de mudas ou sementes que preze pela qualidade e por um serviço sério, sempre trabalhando com espécies certificadas, já que é muito comum a falsificação de sementes. Portanto, se você busca mudas e sementes de plantas de qualidade, o Grupo Selva Florestal, possui as melhores opções disponíveis do mercado e com certificação das espécies. Para saber mais, acesse o  site e confira mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…
Quanto custa o metro cúbico de mogno africano? Saiba mais

Quanto custa o metro cúbico...

O cultivo de Mogno Africano tem…
Qual a cor da madeira de mogno africano? tem mais de uma? Saiba mais

Qual a cor da madeira...

Cada vez mais a busca por…
Quantos metros cúbicos tem uma árvore de Mogno Africano? entenda

Quantos metros cúbicos tem uma...

Quantos metros cúbicos tem um mogno…
Confira os 7 passos necessários para investir em mogno africano

Confira os 7 passos necessários...

Investir em mogno africano é uma…
O mogno africano já pode ser considerado a madeira do futuro? entenda mais sobre o assunto

O mogno africano já pode...

Para quem procura fazer um bom…
Entenda os motivos que levam o mogno africano a ser um excelente investimento para 2022

Entenda os motivos que levam...

Florestas para produção de madeira nobre…
Confira os tipos e vantagens da irrigação de mogno africano

Confira os tipos e vantagens...

Por ser muito compatível com os…
Saiba qual é o momento certo para a comercialização de mogno africano

Saiba qual é o momento...

O investimento no ramo do mogno…