Uma plantação bem-sucedida começa na preparação do solo. É muito comum que os solos estejam muito ácidos antes de receber as sementes ou as mudas de determinada espécie. Para garantir que essas plantas tenham um bom desenvolvimento, existem algumas técnicas de correção do solo, sendo a aplicação de calcário uma das mais eficientes para esse fim.

O que é aplicação de calcário
A aplicação de calcário, também chamada de calagem, é o ato de se jogar calcário em um solo com o principal objetivo de reduzir a acidez dele. O calcário é um tipo de rocha sedimentar que é composta quase que completamente por carbonato de cálcio.
Apesar do carbonato de cálcio ser o grande protagonista para o calcário, ele não está sozinho, ou seja, existem outros componentes, e eles servem para a classificação dessa substância. Para o meio agrícola, existem 4 principais tipos de calcário que são usados de acordo com as necessidades gerais do solo.
Os principais tipos são: calcário calcítico, que tem mais de 90% de cálcio e menos de 10% de MgCO3; calcário magnesiano, em que o teor de MgCO3 sobre para entre 10% e 25%, calcário dolomítico, que tem o teor de MgCO3 acima dos 25% e uma redução significativa da quantidade de calcário e calcário filler de granulometria fina, incapaz de revolver o solo.
Como é feita a aplicação do calcário?
Em primeiro lugar, é bom tomar conhecimento de que existem dois principais tipos de aplicação de calcário: a aplicação incorporada de calcário agrícola e a aplicação superficial de calcário agrícola. No primeiro tipo, a aplicação é feita depois dos processos de aração e gradagem, já o segundo tipo não tem nenhum tipo de revolvimento.
A forma de como usar calcário vai ser diferente de acordo com a necessidade do solo e das plantas. Existem certas lavouras que preferem um solo mais ácido, enquanto outros precisam dele completamente neutro.
Além disso, é preciso fazer uma análise química do solo para conseguir entender qual é a quantidade e qual é o tipo de calagem que deve ser feita para melhor aproveitamento desse solo.
Este é um processo que precisa ser realizado no momento de entressafra (período entre a colheita e a plantação de uma nova lavoura), ou seja, não é legal que nenhuma planta esteja em desenvolvimento nesse momento.
O ideal é que a calagem seja feita pelo menos 3 meses antes do início do plantio para que ele possa surtir efeito. Este é um processo que depende de água para ocorrer de forma 100% eficaz, e por isso é interessante que ele seja feito um pouco antes do período de chuvas. Também é importante se ter em mente que pode ser que em algumas áreas seja preciso refazer a calagem.
Além disso, para escolher o tipo de aplicação mais eficiente, é preciso levar alguns fatores em consideração. Primeiro que a calagem incorporada tem a vantagem da baixa solubilidade, enquanto que a superficial não compromete a estrutura do solo.
Neste vídeo, eu explico por que é importante a aplicação de calcário e sua incorporação e ainda mostro como estamos fazendo no Projeto Mahogany404.
Quais são os benefícios do calcário?
Além de diminuir a acidez do solo, o calcário é um ótimo fertilizante, principalmente porque estimula o crescimento e desenvolvimento de microrganismos presentes no solo.
Mesmo sendo extremamente eficiente, o calcário não é um produto caro; ele diminui os efeitos tóxicos de ativos químicos e ajuda no crescimento das raízes.
Para fazer a aplicação de calcário de forma eficiente, é preciso fazer diversas análises de solo. Para que as análises realmente sejam eficientes, conte com a ajuda de um dos profissionais da consultoria do Grupo Selva Florestal.
Neste vídeo eu explico por que é importante a aplicação de calcário e sua incorporação e ainda mostro como estamos fazendo no Projeto Mahogany404.