As mudanças climáticas, principalmente quando há incidência de altas temperaturas, impactam significativamente as plantações agrícolas. Nesse cenário, quanto mais o tempo passa, mais os profissionais da área precisam se preocupar com como proteger os seus cultivos. Uma nova (e ainda pouco conhecida) maneira de fazer isso é com o protetor solar para plantas.
Entre as consequências percebidas com maior frequência nas plantas estão a escaldadura de folhas e frutos e o desequilíbrio de água no organismo da planta. Essas alterações interferem diretamente na capacidade de fotossíntese e, consequentemente, na produtividade da lavoura.
Para solucionar essas questões, muitos profissionais agrícolas estão apostando em nutrir com mais veemência o solo, colocar telas para proteger as plantas do sol durante o dia inteiro e técnicas diferenciadas de irrigação. Surge nesse cenário uma possível solução que é consegue abranger todas essas e proteger ainda melhor: o filtro solar para plantas.
A quantidade de luz do sol diária muda de acordo com a espécie de planta. | Foto: Grupo Selva Florestal.
Filtro solar para plantas
Para entender como funciona o filtro solar para plantas é interessante imaginar que ele atua de forma bastante similar ao protetor solar humano, com poucas diferenças práticas. Dessa forma, torna-se evidente que a principal função dele é a de proteger as plantas do sol.
Apesar de ser um produto novo, o protetor solar para plantas já é bem tecnológico em seu uso prático diário. Primeiro que ele é passado em toda a extensão da planta por meio de um spray borrifador simples, isso ocorre pois a consistência do produto é bem líquida. Essa característica garante uma certa estabilidade na aplicação.
Este protetor solar é feito à base mineral, mais especificamente com hidróxido de cálcio e magnésio. Sua composição acaba ajudando também na questão do solo e não altera os componentes presentes nas folhas e nos frutos. Ainda assim, justamente por ser um produto novo, esse protetor solar espera muitas inovações.
A importância da luz do sol para as plantas
As plantas geram o seu alimento por meio da fotossíntese, que só é possível por causa da luz do sol. É da luz do sol que a planta pega as energias que ela precisa para que o seu organismo consiga desempenhar todas as funções necessárias, ou seja, sem luz do sol a planta não vive.
Ainda assim, a luz em excesso também pode causar falhas no desenvolvimento das plantas. Cada espécie possui um limite de tempo que deve estar exposto a luz do sol (e consequentemente ao calor). A desidratação é o problema mais preocupante gerado pelo calor e, se não controlada, a planta pode morrer.
Existem formas naturais da planta se proteger da luz do sol e do calor, entretanto, principalmente com as mudanças climáticas, nem sempre a planta consegue se virar sozinha. O protetor solar para plantas seria, nesse sentido, uma grande ajuda para que somente a quantidade correta de luz do sol fosse absorvida.
Quais são os benefícios de utilizar protetor solar para plantas
As mudanças climáticas são correspondentes a um processo contínuo, e nem mesmo influenciam as plantações de forma semelhante. Dessa forma, pode haver alguns profissionais agrícolas que não notaram nenhum problema nesse sentido enquanto que outros estão desesperados.
Para ambos os casos, os benefícios do protetor solar para plantas podem ser de muita ajuda. Os que não precisam tanto podem ser os que mais ganham com o uso do produto, já que as chances de aumentar a qualidade e o sucesso de sua lavoura se tornam bem grandes.
Conforto térmico
Como as plantas não podem viver sem a luz do sol mas também não podem pegar luz em excesso (assim como o calor), o equilíbrio térmico é o item mais perseguido dentro das lavouras. Para que ele seja alcançado, são usadas várias técnicas, sendo muitas delas relacionadas à irrigação.
Com o protetor solar para plantas é possível alcançar esse equilíbrio térmico de forma mais rápida e poupando tempo e, na maioria dos casos, poupando até dinheiro.
Redução do estresse oxidativo
Uma das razões do estresse oxidativo das plantas é o desequilíbrio no clima. Este é o processo em que as trocas de oxigênio e de gás carbônico no organismo não estão sendo adequadas, como consequência, as funções corporais não são desempenhadas com sucesso. Geralmente ele ocorre quando há baixa presença de antioxidantes.
Especialmente no caso das plantas, isso faz muito mal pois atrapalha o crescimento delas, interfere em suas membranas (que são super importantes) e acaba com a produtividade da lavoura. Como a troca de gás também é influenciada pela luz protetor solar para plantas ajuda bastante.
Aumento de produtividade
Mesmo que as plantas consigam se proteger da luz solar e dos climas alterados, elas acabam cansando nesse processo. Dessa forma, a energia obtida para desempenhar as funções de seu organismo acaba sendo toda gasta para o equilíbrio térmico. Isso faz com que a produtividade da planta caia muito e, em alguns momentos, ela pode até morrer.
Tirar essa tarefa das mãos da planta e deixar que o protetor solar para planta desempenhe a sua função deixa ela livre para todas as outras funções e assim o seu desempenho acaba sendo muito melhor, assim como os retornos financeiros da lavoura.
Propriedades das plantas mantidas
Uma preocupação muito grande dos profissionais agrícolas quando se fala em produtos fabricados que ajudam na produtividade das plantas é se as propriedades delas serão mantidas. Essas propriedades são o que garantem a qualidade da madeira e o sabor dos frutos, por exemplo, e se elas forem vilipendiadas o valor de mercado acaba também sendo abaixado.
Essa não é uma preocupação relevante para no caso do uso do protetor solar para plantas. Este é um produto que, principalmente por causa de sua composição, não faz nenhum mal às propriedades das plantas, e todas as características da espécie se mantêm.
Mesmo sendo um ótimo caminho para o aumento de produtividade das lavouras, o protetor solar para plantas. O acúmulo de itens necessários para o sucesso de uma plantação pode deixar qualquer investidor agrícola perdido. A melhor solução para essa questão é contar com o serviço de consultoria do Grupo Selva Florestal.