EnglishSpanish

Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Muitos investidores desejam seguir o ramo do mogno africano por saber da possibilidade de alto lucro financeiro. Mesmo se o orçamento estiver apertado, é super importante considerar que a irrigação do mogno pode ser muito positiva financeiramente falando.

As vantagens da irrigação para o mogno africano podem ser analisadas no decorrer do crescimento da plantação. | Foto: Grupo Selva Florestal.

Quais as vantagens da irrigação do mogno

A irrigação de mogno africano é algo que indiscutivelmente aumenta o orçamento dessa plantação. Entretanto, as duas principais vantagens inexistentes nessa prática fazem com que a irrigação se torne um investimento e não um gasto dispensável. 

Maior altura e diâmetro

No ano de 2012, a UFG realizou em Bonfinópolis, uma cidade no interior de Goiás, uma comparação entre as árvores de mogno africano que passaram por processos de irrigação durante o crescimento com árvores, também de mogno africano, que não foram irrigadas em nenhum momento. 

Durante esse estudo, os cientistas perceberam que as árvores de mogno africano irrigadas conseguiam alcançar uma altura muito maior do que as não irrigadas. Além da altura, foi detectado que o diâmetro do tronco do mogno também aumenta bastante de tamanho. 

Assim, a maior vantagem de irrigar o mogno africano é que esse processo faz com que as árvores da plantação atinjam uma maior altura e ainda sejam mais grossas, uma vez que o diâmetro também aumenta.

Valor de venda mais alto

Mognos africanos que foram irrigados possuem um preço de mercado maior do que os que não foram. Essa vantagem é uma consequência direta da anterior, que diz que mognos africanos irrigados crescem mais de altura e de diâmetro, considerando que o preço dessa madeira nobre depende da qualidade e do tamanho da tora. 

Atualmente, no mercado de mogno africano, o preço do metro cúbico de árvores gira em torno dos 600 euros, o que convertendo dá 3.215,28 reais. Uma árvore mediana tem mais um menos um metro cúbico. Entretanto, passando por essa fase de irrigação, as árvores de mogno africano podem chegar a ter seu preço dobrado. 

Considerando que preço da muda de mogno africano está algo em torno de 5 reais, o lucro de uma árvore de tamanho mediano chega a ser de 3.210 reais, podendo dobrar caso essa árvore seja irrigada. Essa conta visa somente uma árvore, em uma plantação de um hectare ou mais, o retorno do investimento é extremamente vantajoso. 

Quais os tipos de irrigação?

Para definir qual o tipo de irrigação certo para uma plantação, é preciso avaliar alguns aspectos dela, como o solo, a topografia e o clima. Em regiões com índice pluviométrico maior que 1.200 mm, por exemplo, a irrigação é dispensável. 

Se for menor que esse número e a chuva durante o ano não for bem distribuída, a irrigação passa a ser indispensável, outra alternativa é utilizar espécie resistente a seca que é o caso da Khaya senegalensis. Para escolher qual tipo usar, é preciso conhecer cada um dos tipos de irrigação. 

Irrigação localizada

A irrigação localizada é o tipo mais comum quando se fala de plantação de mogno africano. O seu funcionamento consiste basicamente em jogar água de forma direcionada em cada uma das plantas, fazendo com que a irrigação seja um pouco mais intensa, principalmente na região radicular do mogno africano. 

A irrigação localizada é uma das mais comuns. A maioria das pessoas que cuidam de plantas como hobbie ou possuem empresas agrícolas pequenas as regam dessa maneira. Entretanto, em um cenário em que o número de plantas é bem menor, é mais fácil de as irrigar com uma mangueira na mão de uma por uma. 

Entretanto, quando se fala em mogno africano, as plantações costumam ser muito grandes, chegando a um a dez dois hectares, fazendo com que seja praticamente impossível fazer a irrigação localizada de forma manual. Por isso, para esse tipo de irrigação, é preciso contratar um caminhão pipa e acoplar mangueiras ao trator que fará um percurso que direcionará a água para cada uma das plantas. 

Irrigação por superfície

A irrigação por superfície não é muito utilizada nas plantações de mogno africano, mas vale a pena mencioná-la, pois ela pode servir de solução para algum problema específico de irrigação que possa vir a acontecer. Para fazer esse tipo de irrigação, é preciso ter um reservatório de água bem grande com tubulações ou canais saindo de dentro dele. 

As tubulações irão fazer um trajeto por toda a plantação, de forma que nenhuma planta fique desamparada. A cada área de muda na plantação, os canais devem ter um pequeno ponto em que a água poderá ser dispersada. Saindo desses buracos, a água irá molhar o solo em que as plantas estão plantadas, uma por um, e é exatamente por isso que esse tipo de irrigação se chama irrigação por superfície. 

Irrigação por aspersão

Apesar da irrigação por aspersão não ser muito famosa dentro das plantações de mogno africano, ela é uma das mais conhecidas e usadas. A sua principal característica é que ela imita uma chuva, ou seja, a água cai de cima nas plantas e é totalmente dispersa, ou seja, não há um ponto de concentração dessa água. 

Para que a irrigação por aspersão aconteça, é necessário que haja um duto vertical que tenha um pequeno rebatedor que, nos pontos de saída da água no canal, disperse o líquido e faça com que ele caia na plantação, de mogno africano ou não, de forma generalizada. 

Como e quando fazer o plantio de mogno africano

O tipo de irrigação e a frequência vão depender da avaliação do solo em que o mogno africano está plantado. Além disso, há uma recomendação de que essa árvore seja plantada em solos localizados em ambientes que tenham uma precipitação de mais de 800 mm ao ano. 

De forma geral, existem 3 momentos cruciais em que a irrigação deve ser feita: antes de plantar as mudas, logo depois de plantar as mudas e quando as plantas já possuem um aspecto de murcha. 

No primeiro momento, essa irrigação serve como uma forma de preparar o solo. No segundo momento, ela serve para nutrir e dar forças para a raiz crescer e distribuir nutrientes para todo o restante da planta, fazendo com que ela consiga crescer mais rápido e o terceiro momento é para salvar as plantas do momento de estiagem, em que quase não tem chuva por quase 3 meses.

Com o Grupo Selva Florestal, você consegue comprar mudas e ou sementes de mogno africano em uma distribuidora de qualidade e também pode contratar serviços de consultoria, para que sua plantação cresça rápido e saudável e te traga muito lucro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…