EnglishSpanish

Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Ter uma terra que seja boa para diversas plantações é uma tarefa complicada, pois isso depende muito de clima, localidade e outros fatores. Entretanto, existem práticas que devem ser levadas em consideração para conseguir uma boa fertilidade do solo. Porém, nem todos sabem o que fazer para esse processo funcionar. Esse artigo foi feito para que todas as dúvidas sobre o assunto sejam sanadas.

Veja mais detalhes sobre o que é fertilidade do solo neste artigo. | Foto: Grupo Selva Florestal.

O que é fertilidade do solo?

Para entender melhor sobre as funções da fertilidade do solo é necessário entender o que é isso, certo? Não existe compreender um assunto mais complexo sem que o básico seja aprendido. Por isso, vamos abordar o conceito de fertilidade do solo.

A fertilidade do solo é a capacidade dos elementos e nutrientes que estão em falta em determinada planta sejam supridos pelo solo, para que essa planta possa crescer de uma maneira saudável. Esse processo é indispensável para a produção agrícola do Brasil e do restante do mundo.

Por isso, é tão essencial que exista um solo fértil em todas as produções de alta, média e baixa escala, porque é algo que faz total diferença no resultado final dos produtos que estão sendo plantados naquela região.

Sendo assim, quando falamos em fertilidade do solo estamos falando sobre trazer itens nutricionais totalmente balanceados para que todos os ingredientes sejam absorvidos pelas plantas e, desta forma, elas conseguirem crescer de maneira ideal.

O que pode ser confundido nesse procedimento é que nem todos os solos precisam ser produtivos, certo? Apenas podem ser algo para estar presente como beleza. O mais importante em relação à fertilidade do solo é que ele seja feito para filtrar a poluição que está sendo levada para a planta, que armazene bem a água e, assim, possa nutrir as plantas.

Desse modo, um dos itens que pode atrapalhar nesse processo de fertilidade do solo é que muitas pessoas acabam errando algumas etapas do gerenciamento do solo fértil. Por isso, nesse texto também vamos abordar algumas formas de fertilidade e as suas funções.

Confira as 4 formas de fertilidade

Existem quatro formas de fertilidade do solo, e vamos apresentar todos os tipos e explicar sobre como é realizado seus processos para alcançar o resultado ideal para determinada terra. Confira a seguir:

1- Fertilidade Natural

A ideia principal que se tem quando se usa a forma de fertilidade natural do solo é de que se utiliza uma superfície que nunca tenha sido usada, ou seja, nenhum trabalho anterior. Assim sendo é feito material de origem + ambiente + organismos + tempo.

2- Fertilidade Atual

A fertilidade atual é um procedimento que é realizado após práticas do homem no solo. Assim, é feito um trabalho para que exista esse manejo na terra para que levem os nutrientes necessários por meio de adubação mineral ou de forma orgânica, com procedimentos feitos para correção desse solo.

3- Fertilidade Potencial

Prosseguindo sobre as formas que existem de fertilidade do solo nós vamos abordar agora a fertilidade potencial. Isso é um procedimento que é determinado mais por meio do desenvolvimento do solo, ou seja, cada terra terá sua própria condição e, a partir disso, será desenvolvido a fertilidade. Assim, é sempre observadas algumas características que podem ser determinantes para limitar a capacidade de elementos que serão usados nas plantas.

4- Fertilidade Operacional

E por fim, nós temos a fertilidade operacional, que consegue se diferenciar entre as outras formas, pois nela é utilizado o processo com uso de elementos químicos. Desse modo, as formas como são usadas a fertilidade operacional e do solo atual se relacionam, mas não são sempre iguais.

A partir do entendimento melhor sobre as 4 formas de fertilidade do solo é necessário que haja um estudo completo do solo e de que maneira tal forma vai impactar diretamente no desenvolvimento da plantação. Tudo é questão de observar para que não acabe errando na forma a ser usada para todo o procedimento.

Funções

Continue lendo para saber quais as funções de realizar a fertilidade do solo e a relevância delas. 

Uma função importante é a manutenção dos ciclos biogeoquímicos que levam ao equilíbrio do meio ambiente, considerando o uso de água, nitrogênio e carbono para toda a natureza. Nesse processo, a fertilidade do solo promove reservatórios de minerais e nutrientes permitindo que esse meio se torne um modo de fornecer recursos para todas as pessoas.

A fertilidade do solo fomenta a atividade econômica para diversos mercados, mas principalmente agrícola e pecuária, com diversas evoluções para que se torne um ponto que transforme a economia do país.

O grande armazenamento e circulação de água, é talvez, uma das funções mais importantes e também subestimadas, porque esse procedimento é essencial para diversas espécies de animais e microorganismos que necessitam de um local para viverem e crescerem.

Por conta de todos os itens apontados neste artigo ficou claro que existe uma importância muito grande para se considerar a fertilidade do solo, e que ela necessita ser bem realizada para que se tenha excelentes resultados.

Quer saber mais sobre fertilidade do solo e muito mais? Acesse o site do Grupo Selva Florestal, uma empresa fundada em 2006, com atuação em reflorestamento, produção de mudas, recuperação de áreas degradadas, comercialização de sementes, projetos técnicos na área agroflorestal. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…