O que significa árvore mogno? Descubra!

Floresta de árvores mogno (Foto: Pixabay)

O que é árvore mogno? 

Bonito e resistente, o mogno é uma das madeiras mais veneradas do mundo.

Você já deve ter ouvido falar de mogno ou “árvore de mogno” alguma vez em sua vida. Mas nunca deve ter parado para pensar muito sobre o que era e de onde vinha esse tipo de madeira, não é? O mogno é um material muito diverso e versátil. Pode ser utilizado de diversas formas e em muitas situações.

Para saber mais sobre isso, confira este artigo na íntegra. Boa leitura!

A árvore mogno: o que é o “mogno”?

 Primeiramente, o que é esse tal de “mogno”? Ele é uma das madeiras mais valorizadas do mundo, sobretudo, utilizado na fabricação de móveis, por sua beleza e resistência únicas.

Material distinto por sua cor intensa marrom avermelhada, é chamativo e pode ir de pisos de madeira a acabamentos internos e armários. Além disso, ele pode servir como lenha, estrutura para construções pesadas e, até, para a fabricação de barcos. Ele é resistente à água.

Conjunto de chá feito com madeira mogno, excelente material por sua resistência à água (Foto: Pixabay)

As árvores de mogno

Locais onde há árvore mogno

 O mogno vem de vários tipos de árvores. Estas são folhosas e crescem em regiões tropicais, principalmente na América do Sul e na Central, além das que crescem no sul da Flórida, nas Bahamas e em todo o Caribe.

Cor da árvore mogno

Como já foi citado, sua madeira tem, geralmente, um tom marrom avermelhado muito forte, mas ela pode ser castanha, amarela ou até rosada, dependendo de seu tipo e de qual camada do tronco estamos falando. Outra curiosidade sobre sua coloração é que ela se intensifica com o passar dos anos.

Tempo de crescimento da árvore mogno?

 Considerada uma árvore de rápido crescimento, leva de 17 a 25 anos para atingir a idade de corte raso (ou idade de corte final). Nessa fase, a árvore está madura o suficiente para produzir uma madeira de qualidade.

Quantos metros cúbicos tem uma árvore mogno?

Mas, afinal, quantos metros cúbicos tem uma árvore de mogno? Estima-se que, em média, há 1,02 metros cúbicos por tora de Mogno Africano maduro.

Tipos de árvore mogno

Espécies de mogno

Mogno Africano

De introdução mais recente no território brasileiro (na década de 1970), o Mogno Africano é muito popular. Com base no método de determinação e classificação da dureza da madeira, Janka, ele possui 1.070 lbf de dureza, sendo sua madeira extremamente resistente aos desgastes do dia a dia. Mas, ao mesmo tempo, fácil de ser moldada. Com isso, é excelente para a confecção de móveis finos.

Mountain Mahogany

Além do Mogno Africano, há o Mountain Mahogany, o “mogno de montanha”, comumente encontrado no norte do México e oeste dos Estados Unidos. Sua dureza Janka é de 3.200 Ibf, sendo uma das madeiras mais densas e resistentes que se pode obter. Sua resistência, inclusive sob grande pressão, torna sua manipulação difícil. Logo, não é muito utilizada na fabricação de móveis, mas, sim, como lenha.

Santos Mahogany

Outro mogno é o Santos Mahogany, o “mogno santos”. Ele é geralmente encontrado na América do Sul e Central, além de no sul do México. Sua dureza Janka é de 2.400 lbf, o que faz de sua madeira confiável para pisos, construções pesadas e móveis.

Mogno Cubano

O Mogno Cubano é, por sua vez, uma das madeiras mais nobres para móveis, historicamente usada em gabinetes nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo. Sua dureza Janka de 930 lbf é considerada perfeita, pois faz dessa madeira flexível, mas durável. Por isso, havia alta demanda e excessivas práticas de colheita dessa árvore mogno, levando à proibição de sua exportação por Cuba, em 1946, e tornando-a raridade.

Mogno Hondurenho

O substituto mais comum do mogno cubano é o Mogno Hondurenho, referido como “mogno brasileiro” ou “mogno de folha grande”. Esse é considerado o “mogno genuíno”, por ser a forma mais verdadeira da espécie – é aquele típico mogno que aparece no imaginário popular quando pensamos nessa madeira. 

Com dureza Janka de 900 lbf, é uma madeira fácil de se trabalhar, passível de ser moldada em todos os tipos de móveis. No entanto, esse mogno está menos presente no mercado brasileiro, pois está em risco de extinção. Esse fator levou a restrições comerciais dessa árvore mogno, com controles de colheita e licenças de exportação.

Mesa de mogno  (Foto: Pixabay)

Mogno de Pântano

Por fim, podemos falar do Mogno de Pântano. Nativa do leste da Austrália, essa espécie tem tolerância e taxas de crescimento iniciais boas, sendo possível cultivá-la desde as regiões equatoriais às temperadas. Esse mogno vem de árvores em solos alagados e regiões pantanosas, e possui dureza Janka de 1.250 lbf, incluindo-se nas madeiras de difícil manipulação.

O custo

Um pé de mogno pode variar em preço devido a diversos fatores: disponibilidade, transporte, dureza, negociação, etc. De acordo com os cálculos de Rodrigo Azevedo, CEO do grupo Selva Florestal, o preço unitário de uma muda de Mogno Africano é R$5,00, 2.000 reais por hectare (5X5). 

Azevedo atua, desde 2006, em reflorestamento, produção de mudas, recuperação de áreas degradadas, comercialização de sementes, projetos técnicos na área agroflorestal e fornece consultoria para plantio.

Selva Florestal

E aí, curtiu o nosso artigo sobre a árvore mogno? Bom, você deve ter ficado curioso sobre o tema. Para saber mais sobre o plantio de árvores, sementes e mudas, entre em contato com a gente! 

Fundada em 2006, a Selva Florestal atua no reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, projetos técnicos na área agroflorestal e muito mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *