Aprenda a fazer a PODA do MOGNO AFRICANO.

Esse vídeo relata a poda realizada em um plantio de Mogno Africano variedade (Khaya senegalensis) com idade de um ano, em uma fazenda de nossos clientes, no qual é adotado o sistema integrado Lavoura-Floresta com o espaçamento 3×5 consorciada com milho.

A poda deve ser realizada nos primeiros anos, com a finalidade de evitar gastos energéticos com os ramos laterais, sendo assim, direcionando todos os insumos nutricionais para a parte apical da planta, favorecendo o crescimento em altura.

         Ao final da poda, aplica-se a calda bordalesa para a melhor cicatrização da planta evitando que a mesma contraia fungos e atua também como repelente de muitos insetos.  

4 respostas

  1. Boa tarde Rodrigo. Vi seu filme sobre a poda do Mogno e fiquei com duas dúvidas. A primeira com relação à intensidade do desbaste. Alguns autores recomendam não podar no terço superior da árvore. Recomendam também podar o mais rente possível ao tronco. Estou podando uma floresta de aproximadamente 7000 árvores, com mais ou menos 2,5 anos e procuro deixar apenas o fuste principal, mas acho a poda um pouco agressiva demais. Quero sua opinião. Obrigado

    1. Boa tarde André, a poda tem que ser bem rente ao tronco. Tem que tirar todos ramos ladrões, tem que ficar apenas o fuste principal com seu talos com folhas. Uma ou outra vai ser mais drastica, mas na grande maioria vai ser normal.

  2. Boa noite.
    No Facebook foi postado um vídeo de 2017 referente a poda do mogno de 4 anos. Gostaria de saber qual o equipamento utilizado.

    1. Boa tarde Karla, pode usar o moto poda da Sthill, o que tem alargamento do cabo, assim consegue atingir maiores alturas para poda e o serviço é bem rápido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *