EnglishSpanish

Saiba como fazer desrama e poda de mogno africano

A desrama é uma das etapas fundamentais dentro do tratamento necessário aos mognos africanos, que deve ser feito para que eles cresçam com a maior qualidade possível. Mesmo sendo uma prática importante durante toda a vida da árvore, é no início da vida desse tipo de mogno que a desrama é feita de maneira mais recorrente e demanda maior atenção. 

Caso você esteja interessado em investir no mogno africano, sabendo que essa é uma árvore que gera tremendos lucros financeiros, é crucial saber mais de assuntos que se relacionam a essa planta, como a desrama. Saiba o que é desrama e como a executar especialmente nos mognos africanos.

A desrama pode ser considerada como uma limpeza nas plantas. | Foto: Grupo Selva Florestal

O que é desrama?

Mesmo essa sendo uma prática muito comum e extremamente importante dentro do contexto de produção de mognos africanos, muita gente ainda não sabe o que é desrama. É necessário adquirir esses conhecimentos sobre a desrama e como ela deve ser feita para conseguir manter uma plantação boa que entregue futuramente uma madeira de qualidade que possua maior valor comercial. 

A desrama nada mais é do que o processo de retirada de ramos de uma árvore. Essas partes removidas podem estar vivas, secas (mortas) ou doentes. Essa ação visa dois principais objetos: impedir a proliferação de fungos e bactérias que podem matar ou adoçar a planta e deixar a árvore mais bonita e com maior qualidade. Existem a desrama natural e a desrama artificial. 

A desrama natural é aquela que acontece na planta sem nenhuma interferência. Esse tipo de desrama costuma acontecer quando um galho morto (pelos mais diversos motivos) começa a ser atacado por fungos, insetos e bactérias. Estando apodrecida, a rama não consegue se sustentar na árvore e, com isso, acaba se soltando e caindo. 

Entre as principais causas de morte de ramos em uma árvore é possível citar plantações muito densas (muitas árvores plantas perto uma da outra), predisposições genéticas, doenças naturais ou causadas por pragas e a idade desse ramo. 

O grande problema dessa desrama que acontece naturalmente é que ela faz com que apareça nós na árvore. Esses nós tornam a planta menos bonita e menos resistente. Como uma forma de prevenir o acontecimento de desrama natural, os produtores fazem a desrama artificial.

A alternativa artificial corresponde à prática de escolher determinados ramos de uma árvore e os cortar. Essa escolha é feita a partir de uma análise (realizada por profissionais qualificados) de alguns fatores que determinam quais galhos estão mais propensos a morrer e, consequentemente, cair. 

Essa desrama artificial garante que a cicatrização da árvore seja melhor, uma vez que não há presença de tecido morto no local. Dessa forma, não haverá a formação de nós e, consequentemente, o valor dessa madeira sobe, pois ela será mais bonita e mais resistente. 

Como fazer desrama do mogno africano?

Cada árvore tem suas próprias características, por isso, é importante conhecer a planta para só então fazer a sua desrama. Essa é uma forma de garantir que a desrama será feita de maneira segura e terá, assim, seus objetivos cumpridos. No caso do mogno africano, se houver uma desrama ruim, pode acontecer uma proliferação de pragas ou a inibição do crescimento da árvore. 

O primeiro item a ser considerado diz respeito aos tipos de materiais necessários nessa desrama. O mogno africano é uma árvore muito grossa e resistente (sendo exatamente isso que faz seu valor ser tão alto). Seus galhos podem ser um pouco mais difíceis de serem cortados. Ramos mais finos podem ser retirados com tesoura Okatsune e os mais grossos com um serrote curvo. 

A necessidade de um serrote curvo se dá pelo fato de que a desrama do mogno africano deve ser extremamente rente ao tronco da árvore. Um equipamento curvo, nesse caso, se adapta com o formato do ramo e consegue fazer uma desrama bem rente. É interessante fazer essa desrama antes do galho atingir os três centímetros de diâmetro, para ser mais fácil de retirar e de cicatrizar. 

A fase inicial do mogno africano é a que precisa de uma melhor observação em relação a desrama. A realização dessa prática nesse momento faz com que a árvore não cresça torta, o que aumenta bastante o valor comercial desse mogno africano. 

O mogno africano possui folhas compostas que ficam agregadas ao tronco. Essas folhas aparecem durante toda a vida da árvore, entretanto, na fase inicial elas são mais recorrentes. Não pode, de forma alguma, confundir essas folhas com ramos e as retirar, surge, assim, a figura de um profissional para que o trabalho seja realizado eficientemente.

A altura ideal da realização dessa desrama é a de até dois terços do tamanho da árvore. Também é interessante fazer essa desrama de forma a deixar de 8 a 12 metros do tronco totalmente livre. Se os galhos retirados estiverem secos, é permitido os retirar em qualquer época do ano. Já os ramos verdes, só é aconselhável os cortar de setembro a abril.

Como fazer poda do mogno africano?

Além de fazer a retirada desses galhos secos ou vivos, é interessante que a desrama (ou poda) do mogno africano seja realizada como uma forma de limpar toda a plantação dessa árvore. Geralmente, quando há uma plantação de mogno africano, são plantadas milhares de árvores de uma vez só, e todas elas precisam ser cuidadas. 

É muito mais complicado tratar e acompanhar essas árvores se elas estiverem muito cheias, já que isso causa uma poluição visual gigantesca e, como o mogno africano é muito grande, os trabalhadores não conseguirão executar seu serviço com eficiência. 

Todo o trabalho de escolha de quais ramos dessa árvore devem ser podados é muito importante e deve ser baseado em análises pautadas em métodos científicos. Por isso, é crucial ter profissionais capacitados e que entendem do assunto para garantir que essa plantação gere o maior lucro financeiro possível.
Para saber mais sobre o desrama de mogno africano e outros assuntos que envolvem essa árvore, como a calagem, conheça o Grupo Selva Florestal. Essa empresa conta com profissionais qualificados que vão te ajudar a ter uma boa plantação de mogno africano, além disso, ela também é uma fornecedora de sementes e mudas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…