Saiba quais são as expectativas para o mercado de plantio de mogno futuramente

O plantio de mogno africano vem crescendo no Brasil e em outros locais do mundo. Isso porque a madeira, a cada ano que passa, se torna uma das mais requisitadas e uma das madeiras nobres mais desejadas. Seu cultivo, entretanto, exige diversos cuidados, sejam legislativos, como a necessidade de licenças e outros documentos, ou para o próprio plantio. A árvore, por exemplo, deve ser cultivada em um local quente, com umidade moderada, solo denso e poroso, entre outros tipos de condições.

No Brasil, o mogno africano foi cultivado a partir da década de 70, porém, apenas em meados da década de 80 e início dos anos 90 a madeira se popularizou no País. Na época, eram poucos os locais que cultivavam mogno, mas que já faziam sucesso. Atualmente, os maiores cultivadores do País se encontram em Minas Gerais. É possível, contudo, encontrar plantações em outros estados.

A maior parte do plantio de mogno africano no Brasil é exportado, isso porque a busca no mercado internacional cresceu. Além disso, a alta da rentabilidade e a lucratividade do produto tornaram seu cultivo mais interessante para alguns agricultores e para empresas.

Dito isso, a seguir, falaremos mais sobre o mercado do mogno e qual é o futuro para o plantio de mogno africano no Brasil e no mundo. Confira!

Saiba mais sobre o plantio de mogno africano, a madeira do futuro. | Foto: Grupo Selva Florestal

Mogno africano e as florestas plantadas

Antes de compreender qual o futuro do plantio de mogno africano no Brasil e no mundo, é preciso saber o que é mogno e mais, saber qual a diferença de uma floresta natural e uma floresta plantada. Isso porque esses detalhes implicarão em sua compreensão para o futuro desse mercado e, o mais importante, a importância dele para a preservação do meio ambiente.

O mogno africano é uma madeira retirada de uma árvore homônima, de origem africana, mais especificamente da região ocidental da África. Essa nomenclatura engloba as espécies como khaya grandifoliola, Khaya senegalensis, khaya anthoteca e Khaya ivorensis. Possui uma madeira considerada nobre e é uma das árvores nobres mais cultivadas no Brasil. Isso porque além de se adaptar facilmente ao clima do país, a árvore cresce em um espaço de tempo menor que as outras árvores do tipo nobre.

Outro ponto que influencia em seu cultivo no País é o fato de que, nos últimos anos, sua rentabilidade e lucratividade vêm crescendo no mercado, pois a demanda cresceu. Isso porque a madeira passou a ser utilizada para produzir produtos como instrumentos musicais e outros. Ela se tornou uma substituta mais fácil e barata para outros tipos de madeiras nobres.

Com isso, o número de florestas plantadas de mogno africano cresceu. Isso ocorre porque a demanda é grande e explorar florestas naturais de mogno é caro e não é nada sustentável.

Outro ponto que impede esse tipo de exploração são as leis ambientais em todo o mundo, que protegem florestas naturais e outros tipos de áreas de preservação.

Sendo assim, é possível dizer que uma floresta natural é aquela que surgiu naturalmente, com as ações do meio ambiente. Uma floresta plantada, por sua vez, foi criada do zero e por meio das ações do homem. Ou seja, o ser humano foi o responsável por plantar cada muda daquelas árvores e garantir seu cultivo.

O futuro do mercado de plantio de mogno africano

Nos últimos tempos, o mercado de exploração florestal vem buscando alternativas que sejam menos agressivas ao meio ambiente. Um dos fins encontrados foi a exploração de florestas plantadas, ou seja, que foram cultivadas pelo homem e que têm como principal objetivo serem extraídas para uso.

Outro caso ocorrido dentro do mercado de exploração foi a busca por madeiras exóticas e nobres, que são cultivadas no País e, quando extraídas, não acarretam consequências ao ecossistema brasileiro.

Com isso, a busca por esse tipo de madeira cresceu e ela vem sendo explorada cada dia mais. Um exemplo é o plantio de mogno africano, que vem se destacando por ser uma madeira nobre e uma das mais visadas na atualidade.

Por isso, a produção de mogno africano vem crescendo no País, pois ele é facilmente cultivado em nosso clima e vem gerando lucros, além de ser um mercado novo e em ascensão. Com isso, cultivar mogno se tornou a opção de investimento para muitas pessoas que já estavam no mercado madeiro ou possuíam interesse em ingressar nele.

Além disso, existem alguns indicadores que apontam que o mercado de plantio de mogno africano está crescendo. Isso porque como uma madeira nobre, o mogno africano está sempre em rotatividade no mercado e por seu tempo e valor, está a frente de outros tipos de madeiras.

Os principais indicadores são:

Valor agregado

O mogno africano, como outros tipos de madeira nobre, é utilizado para diversos fins, como a confecção de instrumentos musicais e esportivos, na construção de navios, brinquedos, entre outros.

Porém, o maior valor do mogno é seu valor agregado, ou seja, aquele algo a mais que o produto possui. Esse valor é a possibilidade de um corte precoce, isso porque a maturação do mogno africano ocorre em menor tempo do que a de outras árvores. Isso garante a frente dos produtores nas vendas de madeira.

Potencial

O plantio de mogno africano vem crescendo porque, além de dar lucros, essa é uma madeira que possui potencial. Por ser nobre, ela tem qualidades que as demais não possuem, como resistência a insetos, maior durabilidade, fácil manuseio, entre outros. Com isso, a madeira se torna requisitada, e como já possui um alto valor agregado, esse se torna um produto valioso.

Mercado

O mercado é outro indicador de que o futuro do mogno africano é promissor, isso porque ele está crescendo e ainda é novo.

Pouco explorado, ele possui diversas oportunidades, uma vez que a demanda pelo produto é grande. Além disso, o mercado de madeiras nobres é extremamente rentável e lucrativo, sempre crescendo, e possui durabilidade, ou seja, não é algo passageiro ou momentâneo.

Outra vantagem do mogno africano é que por sua maturação ser mais rápida que as das demais, essa madeira está sempre em alta e é possível antecipar suas vendas.

Então, agora que você sabe mais sobre o mercado de plantio de mogno africano e seu futuro, está na hora de investir. Comece agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.