EnglishSpanish

Saiba qual é o momento certo para a comercialização de mogno africano

O investimento no ramo do mogno africano é uma prática que realmente cresce aos olhos de quem quer lucrar no meio dos negócios agrários. O motivo para isso é bem simples: os retornos financeiros são bem grandes. É comum surgir na mente de quem ainda está começando qual é o momento certo para iniciar o comércio de madeira mogno. 

Uma das características mais vantajosas dentro do comércio do mogno africano diz respeito a quantidade de árvores que podem ser plantadas dentro de um só hectare. Pelo tronco dessas plantas ser muito grosso, elas precisam se espaço para crescer, sendo possível plantar entre 1.111 (3x3m) a 1.667 (3x2m) mognos africano em 10.000 metros quadrados, um hectare.

Esse é um valor que pode parecer pequeno se pensarmos que um hectare é muita terra, entretanto, se avaliarmos o mogno valor comercial, o preço pago por metro cúbico de mogno africano vai de 550 até 3300 reais (cada árvore possui algo em torno de 1 metro cúbico), pode ser considerado que é o retorno financeiro é muito grande, principalmente se levarmos em consideração que uma muda custa em torno de 4 reais.

Existe uma diferença muito grande entre 550 até 3300 reais. Se um produtor vender todos os seus mognos africanos pelo valor de 550 reais e outro pelo valor de 3300 reais, o segundo terá muito mais lucro. O que faz com que varie tanto é a qualidade da madeira, uma característica estritamente relacionada com o tempo plantio dessa árvore.

Saiba quanto tempo esperar até poder comercializar o mogno africano. | Foto: Grupo Selva Florestal.

Quando é o momento propício para a comercialização do mogno?

A primeira coisa que você deve saber ao entrar no ramo do investimento em mogno africano é que esse é um investimento longo, extremamente seguro financeiramente, mas bem longo. É preciso compreender que o tempo de espera não vai ser muito similar aos outros investimentos mais comuns, entretanto, o lucro também costuma ser bem maior. 

Essas árvores precisam de um tempinho maior para que elas atinjam a idade adulta. Durante os anos iniciais, a planta ainda é uma muda e, nesse momento, ela precisa de muitos cuidados, quase que vigilância 24 horas. Com o passar do tempo, o mogno consegue ir se desenvolvendo melhor sozinho, mas ter profissionais acompanhando a plantação é sempre imprescindível. 

O cuidado e o tempo total de maturação, sendo importante esperar o mogno africano atingir a sua idade adulta antes de o cortar, são os principais fatores para que se tenha uma maior qualidade de madeira, um maior diâmetro de árvore e também uma maior altura. Essas três características mencionadas será o que fará com que o preço da árvore aumente ou diminua. 

Não tenha pressa!

Como mencionado anteriormente, o investimento em mogno africano é extremamente longo. Muita gente decide cortar e comercializar essas árvores antes do tempo total de maturação para já vender logo e conseguir seu dinheiro de volta. Essa decisão pode sim gerar algum lucro, mas ele não passará nem perto do que poderia ter sido se fosse esperado o tempo total.

Muita dessa pressa vem do fato de que o mogno africano é, antes de tudo, um negócio. Os investidores começam a perceber que estão gastando muito nessa plantação (uma vez que os custos não se limitam a compra das sementes ou das mudas) e acabam ficando ansiosos para ver o dinheiro voltar para os seus bolsos. Caso isso aconteça com você, respire, conte até 10, e espere mais uns anos. 

Esse tempo total costuma ser de 18 anos. Se não for possível esperar tanto, existe a possibilidade de comercializar esse mogno africano com 15 anos, que é a idade em que a planta começa a entrar na fase adulta. Mesmo sendo possível, não é aconselhável, uma vez que a árvore não atingiu o seu pico de maturação e, consequentemente, de qualidade e de tamanho.

Quem deve comprar o mogno?

Após esperar 18 anos, ou um pouco mais que isso, chega o momento de comercializar esse mogno africano. E agora? Quem é que compra essa madeira. No Brasil é difícil encontrar empresas compradoras dessa madeira, sendo mais comum a venda para corporações estrangeiras, principalmente europeias e chinesas. 

A dificuldade de encontrar compradores brasileiros está no fato de que o forte do país é mesmo a produção, principalmente graças ao clima que é exatamente o que o mogno africano gosta. O mercado estrangeiro procura o Brasil pois é muito difícil encontrar mogno em outros países, até pela grande dificuldade de o plantar em climas diversos.

Essas empresas geralmente não fazem nada com a madeira. Após a compra do magno, grandes corporações europeias, americanos e ou chinesas vendem essa madeira para outros negócios que pegarão a tora da árvore como matéria-prima para a fabricação de outros diversos produtos. 

Construção civil e produtos de luxo

Existem dois destinos de ida das madeiras de mogno africano que são os mais comuns: a construção civil e a fabricação de produtos de luxo. Como essa é uma madeira extremamente resistente, que dura muito tempo e que possui uma excelente qualidade, muitos profissionais do ramo civil escolhem construir com o mogno africano.

Isso ocorre também graças ao fato de que essa é uma madeira extremamente bonita, que dá um ar de elegância e sofisticação único dentro de um espaço. É exatamente essa beleza que faz com que a madeira do mogno africano seja usada para a fabricação de móveis e outros produtos de luxo.

Mesas, guarda-roupas, cristaleiras e mais vários outros móveis de casa costumam ser fabricados com o mogno africano, sendo o preço deles bem alto. Além disso, navios, lanchas, pianos e mais vários outros produtos usam dessa madeira, graças também a sua qualidade, beleza e sofisticação. 

Além de esperar o tempo de maturação adequado, para conseguir o maior retorno financeiro possível com o mogno africano é preciso contar com especialistas que saberão te ajudar nessa jornada. Com o Grupo Selva Florestal, você poderá contar com uma equipe de consultores especializados em mogno africano que fará da sua plantação a melhor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…