O setor florestal é necessário para a ampliação econômico e sustentável do nosso país. Por isso, o investimento em madeira é muito lucrativo em nosso país. Gerando não só lucro, mas centenas de empregos no setor, auxiliando milhares de famílias e agricultores – por conta da cada vez maior ampliação deste mercado.
Isso porque nossas florestas comerciais oferecem matérias-primas indispensáveis para diversas indústrias, desde o área moveleiro até a edificação civil. É fato que muitas indústrias no Brasil fazem uso da madeira diariamente como instrumento de trabalho, aumentando a demanda e procura do material produzido pelos agricultores.
A demanda pela madeira legalizada das nossas florestas plantadas é tão grande e capaz, que seria essencial reflorestar 50 mil hectares por ano para alimentar os diversos setores da nossa economia. Fazendo com que, por vezes, seja necessário buscar por madeira em locais externos, pela alta demanda.
Contudo, a estimativa é que, no Brasil, o plantio de espécies tropicais duras não busca pelo menos 3 mil hectares/ano, segundo o Serviço Florestal Brasileiro.
Podemos verificar nitidamente que o setor florestal de madeira legalizada tem demanda e deverá crescer muito nos próximos anos.
Ter exposição a essa seção dinâmica diversificada é básico para elevar a rentabilidade e auxiliar sua carteira.
No setor da agricultura e da silvicultura há diversas formas de investir. Antes de definir o que será plantado na propriedade, é levado em consideração o perfil e os objetivos do investidor: se deseja que o retorno seja imediato, como é o caso de plantio de grãos, ou se pretende ter o retorno a médio e longo prazo, como é do investimento em florestas para produção de madeiras nobres.
Investir em florestas comerciais de madeiras nobres ainda não é uma forma de aplicação tão conhecida, apesar de apresentar baixo risco de pragas e doenças – quando comparada a outras culturas – e alto retorno financeiro.
Vantagens de investir em madeira
O investimento em madeira pode ser em diferentes ramos, abrindo um leque de oportunidades aos agricultores. Investir em madeira sustentável advinda de florestas plantadas (ou não naturais) é uma opção certeira nos dias atuais, e também futuramente, para que o seu negócio prospere com mais sucesso e tenha uma boa credibilidade perante a sociedade e mercado consumidor. Isso significa que, as florestas plantadas e, consequentemente, a extração de sua madeira, possuem um diferente impacto na natureza, nada semelhante ao da extração de florestas naturais importantíssimas para nosso ecossistema e do mundo.
Este é um ponto importante ao passar a comercializar madeiras: é preciso estar de acordo com a lei ambiental vigente, evitando desastres e consequências prejudiciais à natureza da região local ou de outros espaços afetados pela vegetação ali produzida. Aliás, não só a vegetação e o ambiente, mas também toda a sociedade que vive em áreas próximas ou animais que ali habitam, muitos fatores devem ser considerados e respeitados à risca.
Como um método de abrir portas para o investimento florestal e viabilizar o desenvolvimento de madeira sustentável em larga escala, A Selva Florestal com o projeto Mahogany404, tornou-se um dos precursores de florestas plantadas de Mogno Africano agora no Brasil. Através do Polo Florestal, é provável investir em madeira nobre com inteligência. O Projeto Mahogany404 conta com 300 hectares de áreas selecionadas para o plantio da espécie em Goiás.
Com a experiência e talento técnica, a Selva Florestal fica responsável pela entrega da floresta com o plantio, seguimento e safra da madeira de forma sustentável , deixando o produtor livre de preocupações quanto ao desenvolvimento da floresta.
Utilidade do Mogno Africano
Se o mercado de madeiras nobres tem se expandido é porque o proveito da madeira ainda vem se destacando. O mogno africano é buscado pela diversidade e beleza da madeira que resulta em produtos luxuosos e resistentes.
A categoria é utilizada em indústrias moveleiras, edificação civil, instrumentos musicais, indústria naval e mesmo por fabricantes de aviões.
Muitos outros produtos já têm como fundamento a madeira nobre do Mogno Africano, o que faz com que a procura pela madeira ainda aumente com o passar do tempo.
Projeto Mahogany404
No Brasil existem campos de Mogno Africano em todo território. No norte do estado de Goiás concentra um dos maiores polos produtivos de florestas da espécie Khaya senegalensis, no município de Porangatu.
Foi reconhecendo a ampla capacidade econômica do Mogno Africano e a crescente demanda do comércio madeireiro, em que o projeto Mahogany404 foi desenvolvido. O local é apontado para todos que desejam começar o investimento do Mogno Africano, sem precisar desembolsar tempo e conhecimento na área de silvicultura.
A aptidão florestal da região colabora para uma alta produtividade e custo reduzido. Para o campo em Porangatu – GO, a Selva Florestal desenvolveu um plano de aplicação tecnológico que inclui todas as etapas desde a produção de mudas, passando pelo plantio, até a colheita da floresta.
Alto potencial econômico
Apresentamos aqui diversas características do Mogno Africano, que o levam a estar destacado entre muitas opções de plantios comerciais.
O verdadeiro fato, é que afora do crescimento da demanda no mercado e a categoria produzir madeira de ótima qualidade em um menor tempo, a fórmula de uma plantação pode subir a meio milhão de reais para um hectare, como apresentado.
Espécie de grande capacidade econômica, vai ao encontro das necessidades ambientais e atende inteiramente ao avanço do mercado por madeiras nobres tropicais. Benefícios estes que levam o Mogno Africano a se destacar como investimento.
Se você está procurando um investimento seguro, o Mogno Africano é a árvore ideal para você. A capacidade econômica do Mogno Africano já foi reconhecida por empresas de todo o mundo. Com o projeto Mahogany404 começar seu próprios negócios com o Mogno Africano é fácil! Não requer conhecimentos específicos na área de silvicultura, pois nossa equipe estará lá para guiá-lo passo a passo durante todo o processo. Entra em contato conosco (62) 3362-1814 e saiba mais sobre esse projeto.