O cultivo de Mogno Africano no Brasil ainda é muito tímido, tem muito espaço para sua introdução nas propriedades rurais. Hoje no país tem aproximadamente 30.000 hectares de área plantada em diversos estágio de crescimento. Dentre as espécies cultivadas o Khaya Senegalensis é a mais cultivada no mundo.
Aqui segue as vantagens do Khaya Senegalensis.
1 – Resistente a seca, consegue passar um período sem chuva de até 7 meses, sem precisar de irrigação, sobrevive a um precipitação anual de até 600 milímetros/ano.

Senegalensis com 7 meses de idade.
2 – Desenvolve em solo arenoso,

Khaya Senegalensis com 1 ano de idade.
3 – Tem a casca mais grossa, ficando assim mais resistente ao Cancro.

Jaboticabal – SP

4 – Desenvolve muito bem no Centro Oeste e Nordeste.


5 – Pode ser utilizado em sistemas ILPF – integração Lavoura – Pecuária – Floresta. Como tem seu crescimento rápido, o uso da área é bem aproveitado.


2 respostas
Em 2011, plantei mogno africano consorciado com pomar de laranja. Qual é a cotação do m3 atualmente e quais são os compradores?
Olá, em qual município está plantada suas árvores e qual a quantidade de tem. O valor do m³ está aproximadamente R$ 1.100,00 fonte ITTO, como a quantidade de árvores de mogno africana são poucas no ponte de corte, seu mercado ainda é interno. Tenho contato de marceneiros que querem comprar mogno, das variedade Khaya Senegalensis e Ivorensis.