Preparo do solo bem feito, maior produtividade em Mogno Africano

O preparo do solo é fundamental para a produtividade da cultura. O processo de preparo do solo visa solucionar alguns problemas como reduzir a compactação da terra provocada por maquinários, além de proporcionar maior potencial de desenvolvimento do sistema radicular.

Reduz a erosão do solo, melhora a absorção e conservação da água do solo. O preparo do solo é definido como um conjunto de atividades para estimular o desenvolvimento da cultura. A aração e gradagem por exemplo são duas técnicas realizadas no preparo do solo.

Após a aração é feita a gradagem do solo. Na realização do revolvimento do solo e inversão das camadas da superfície do solo o arado tende a deixar o solo irregular. Com a gradagem os torrões deixados pela aração são rompidos para que o solo fique plano. 

Os solos compactados tendem a ter menor capacidade de retenção de água, em períodos muito chuvosos aumenta o risco de erosões e em períodos de seca a cultura pode sofrer com a falta de água, isso pode ocasionar perdas de solo em diversas.
 
Para reduzir a compactação e facilitar o crescimento das raízes das plantas, deve-se utilizar a aplicação de corretivos e fertilizantes, a fim de aumentar a permeabilidade e a absorção de água.

Assista esse vídeo do projeto MAHOGANY 404 e veja o preparo do solo que está sendo feito.

Sobre o autor | Website

Engenheiro Florestal graduado pela Universidade Federal do Tocantins, com ênfase em silvicultura e nutrição de plantas.

Deixe seu e-mail, nome e telefone, para receber mais informações sobre a cultura de Mogno Africano, iremos entrar em contato via e-mail.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!