A Khaya grandifoliola está entre as espécies de mogno mais nobres, saiba porque vale a pena investir nessa categoria

Pelo grande destaque no cenário do mercado internacional de madeiras nobres ou premium, o mogno-africano começou a ganhar um espaço relevante no cenário da agricultura brasileira. A Khaya grandifoliola é uma das principais espécies de mogno-africano presentes no território brasileiro. Para investir nessa área é necessário antes entender quais são as possibilidades de espécies e suas características, para assim determinar qual a melhor espécie de mogno dentre as demais para se cultivar em uma determinada região.

Khaya senegalensis e solos aluviais. | Foto: Reprodução da internet.

Khaya anthotheca, Khaya grandifoliola, Khaya ivorensis e Khaya senegalensis, essas são algumas das espécies mais interessantes para se investir e cultivar em solo brasileiro. Por isso, a gente decidiu trazer algumas características e diferenças da Khaya grandifoliola em comparação às demais espécies encontradas no Brasil. Levando em consideração vários aspectos climáticos e financeiros, iremos te ajudar a entender e decidir qual a melhor espécie para se investir.

O que é a Khaya grandifoliola?

A Khaya grandifoliola é uma espécie de mogno que possui fácil adaptação aos solos mais úmidos, e por isso se encontra em grande quantidade no território brasileiro. Além disso, a sua relação com a luz é de forma muito prática já que se beneficia da luz, mas também é tolerante a locais de sombra.

Podendo atingir de 40 a 60 metros de comprimento, a Khaya grandifoliola possui madeira avermelhada que é altamente valorizada nos nichos de madeiras de luxo, e é bastante utilizada em diversos setores, desde instrumentos musicais(como guitarras e baixos) a até mesmo embarcações.

Além disso, o mogno africano surge no Brasil como uma forma de reposição ao mogno brasileiro, que tem seu corte e exploração restrito já que está entre as espécies ameaçadas de extinção, enquanto o mogno africano pode ser encontrado em larga escala e até mesmo por isso é um mercado com bastante potencial financeiro, em território brasileiro.

Algo que é comum nas diferentes espécies de mogno africano é a facilidade do manejo e o tempo de cultivo para que possa ser explorado é de 15 a 20 anos, algo que é relativamente rápido quando comparado às demais madeiras nobres.

Qual a diferença da Khaya grandifoliola para as outras espécies?

Khaya anthotheca

Normalmente se fixam em solos aluviais, que são solos formados por sedimentos que foram depositados através da ação da água ou do vento, como margens de rios e encostas, por exemplo. Se desenvolve melhor em baixas e médias altitudes, e onde seu clima apresenta condições pluviométricas semelhantes às regiões tropicais no qual a média de chuva é de 1500 mm anuais.

Com baixo cultivo no Brasil, o mogno branco, nome popular da Khaya anthotheca, é normalmente utilizado em aplicações que necessitam peso médio e uma madeira com uma boa qualidade, como por exemplo, móveis, barcos, pisos entre outros.

Khaya ivorensis

A Khaya ivorensis é uma planta que se comporta e se desenvolve bem em ambientes com média de 2000 mm de chuva anuais. Os solos ideias para o cultivo dessa planta, são os solos aluviais bem drenados, porém tem bom desenvolvimento em encostas. Possui um comprimento elevado podendo chegar a 60 metros de comprimento, com o seu tronco livre de ramos com até 30 metros. O mogno-vermelho, nome popular da Khaya ivorensis, é comumente utilizado desde as áreas de movelaria até construções navais de maior porte.

Uma curiosidade é que por muito tempo achavam que essa era a espécie mais comum no Brasil, mas só em 2019 é que foi feita a correção. Pela semelhança em diversos aspectos, a ivorensis e a grandifoliola eram facilmente confundidas, e só por isso se descobriu que a grandifoliola era a mais dominante no território brasileiro.

Khaya senegalensis

A Khaya senegalensis é o mogno-africano que possui a menor necessidade de água, necessitando apenas de 1000 mm, em média, de chuva anuais. Apesar de poder se fixar bem em locais ao longo do curso de rios, ou águas em geral, essa planta possui a característica incomum de se encontrar em regiões mais secas, devido a pouca necessidade de umidade. São caracterizadas pelo seu médio porte, e pela coloração de suas folhas esverdeadas. É a segunda espécie mais encontrada de mogno africano no Brasil. 

Portanto, é perceptível que a Khaya grandifoliola é a espécie com a melhor capacidade de adaptação dentre as demais, já que ela pode se fixar em diversos tipos de solo e não costuma ter “rejeição” em solos brasileiros.

Quais as vantagens de investir em Khaya grandifoliola?

Além de ter um manejo muito fácil, e uma fácil adaptação a solos brasileiros e ao clima na região. A planta de espécie Khaya grandifoliola possui diversas semelhanças com o mogno brasileiro, portanto sua relevância no mercado é muito grande, por se assemelhar a uma espécie em risco de extinção, o que aumenta ainda mais o seu potencial de venda no cenário nacional e internacional.

Por ser de fácil manejo, e de boa qualidade, a Khaya grandifoliola dificilmente tem incidência de pragas, o que faz com que se possa ter um retorno satisfatório de cerca de 300 mil reais por hectare de madeira beneficiada, que é a madeira que passa por um processo de acabamento, muito utilizada em decks por exemplo.

Agora que você entendeu as diferenças entre cada uma das principais espécies de mogno africano, encontradas no Brasil, é possível afirmar que a Khaya grandifoliola é a melhor de se investir dentre as opções mostradas. Seja pelo seu retorno financeiro, sua adaptação, seu fácil manejo, sua grande procura no mercado internacional, ou todas essas características juntas, é muito provável que tenha despertado em você a vontade de começar a investir nessa área.

Por isso, é muito importante que você encontre um fornecedor de mudas ou sementes que preze pela qualidade e por um serviço sério, sempre trabalhando com espécies certificadas, já que é muito comum a falsificação de algumas sementes. Portanto, se você busca mudas de mogno africano da espécie Khaya grandifoliola, o Grupo Selva Florestal, possui as melhores opções disponíveis do mercado e com certificação das espécies. Para saber mais, acesse o site e confira mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.