EnglishSpanish

Biomas brasileiros: quais são, tipos e características, confira!

Antes de saber mais sobre os biomas brasileiros, é importante entender o que são biomas e como eles são definidos. Os biomas fazem parte de um conjunto natural, com vida, que pode ter raízes vegetais ou animais. A junção deles é feita a partir da proximidade das vegetações e das características singulares de cada um, as quais se mesclam com o ambiente, clima, temperatura e geologia. Normalmente, quando uma vegetação consegue adentrar a outra significa dizer que, através dos processos históricos, eles passaram pelos mesmos processos de formação. 

No entanto, não se engane. Mesmo com uma formação idêntica, as vegetações conseguem produzir coisas diferentes, ou seja, fauna e flora próprias e com bastante diversidade. 

Bioma brasileiro. | Foto: Freepik.

No Brasil nós podemos encontrar alguns tipos de biomas, como por exemplo: Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e o Pantanal.

Eles são procedentes de várias circunstâncias e são mais importantes do que imaginamos. Isso porque os biomas valem muito mais do que apenas um recurso natural do país, trazendo consigo grandes riquezas, bem como oportunidades de trabalho. 

Um dos maiores exemplos que temos no nosso país é a Floresta Amazônica, ela é considerada a maior reserva do mundo, composta por metade de todas as espécies que compõem o planeta e onde abastece mais da metade da população com o setor hídrico. Diferente dela, temos o Cerrado, classificado como savana possui a maior biodiversidade. 

Os biomas são subdivididos da seguinte maneira: cada região possui um clima e umidade diferente, é comum que em cada uma delas exista um bioma predominante. 

  • Região Norte: Bioma Amazônico;
  • Região Nordeste: Caatinga e Mata Atlântica;
  • Região Centro-Oeste: Cerrado e Pantanal;
  • Região Sudeste: Mata Atlântica;
  • Região Sul: Mata Atlântica e Pampa.

Veja abaixo mais informações sobre cada um dos biomas brasileiros.

Biomas brasileiros

O Brasil é um dos países mais ricos que existe quando se fala em diversidade, seja ela cultural ou vegetal. No país, é comum encontrar comidas, vegetações, climas e pessoas com características distintas por onde passa e isso deve a localização geográfica, e por sua vez a relação com a colonização realizada desde 1500. 

Tratando-se da vegetação do país, entende-se que ela se dá através de diversos fatores climáticos e geográficos, os quais passam a formar e a compor as vegetações. 

O Brasil possui um território muito grande, marcado por inúmeras variações de clima, relevo e solo, o que acaba dificultando ou facilitando a presença de determinados biomas naquela ou em outra região. 

Veja a seguir algumas características gerais da vegetação do Brasil e logo em seguida observe quais são os tipos de biomas brasileiros e qual a característica de cada um. 

A vegetação do nosso país é bem diferente umas das outras, como falamos no começo do texto nós temos por exemplo, a Amazônia, Mata Atlântica, temos o Cerrado, a Caatinga, Pantanal e a Pampa. Esse tipo de separação ocorre através da divisão e da diversidade geográfica conservada pelo Brasil.

Sabe-se que a Amazônia é o maior bioma do país e ocorre especialmente nas zonas que possuem um clima mais equatorial, com volumes altos de chuvas. A Mata Atlântica corresponde a maior parte do bioma da zona costeira. Por razões históricas e geográficas, essa é uma das áreas mais afetadas pelo desmatamento. 

O Cerrado só é possível de ser encontrado devido às suas características próprias, como é o caso de um clima tropical, com estações do ano bem definidas como verão e inverno. O Pantanal, por sua vez, é tido como uma ​formação vegetal complexa e diferenciada, como podemos observar com frequência na televisão. 

A Caatinga traz seu diferencial a partir do seu clima semiárido e da sua enorme resistência e adaptação à seca. O Pampa, no entanto, vive em outro extremo do país, no Sul, e é formado por várias gramíneas, arbustos diferenciados e árvores menores. 

Tipos de biomas brasileiros

O Brasil possui 6 tipos de vegetações, eles apresentam características bastante diferentes entre si, principalmente no que se refere às peculiaridades geográficas de cada um dos locais. Mas, uma vez que todas essas vegetações principais são cercadas por outras, as quais são chamadas de área de transição. Elas trazem uma junção ainda maior, já que agregam e misturam um ou mais biomas brasileiros.  

Portanto, os principais biomas brasileiros são:

Amazônia

A Floresta Amazônica fica localizada na Região Norte do nosso país, sendo uma das principais formas de vida, onde por sua vez ela passa pelo Nordeste e Centro-Oeste do país. Porém por sua larga extensão chega ser considerada a maior floresta do mundo, podendo chegar em territórios próximos ao brasileiro.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica encontra-se na zona costeira do nosso país, saindo do Nordeste e chegando ao litoral do Rio Grande do Sul. Fazendo a principal estrutura nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

Essa formação acontece com a ajuda de um clima tropical, uma vez que depende muito da umidade que vem do próprio oceano. A Mata Atlântica tem uma presença de córregos de água, justamente por sua diversidade. 

Cerrado

O bioma do Cerrado possui um típico clima tropical, o qual é estabelecido pelas estações do ano, já que elas marcam uma presença bem definida ao longo do tempo, normalmente verão e inverno. 

O Cerrado, diferente da grande maioria das vegetações, consegue se adaptar melhor e está presente em praticamente todas as áreas do país, mas tem ênfase na região do Centro-Oeste. 

Podemos classificar a vegetação local como, Savana.

Pantanal

Nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podemos encontrar o bioma do Pantanal, porém esse tipo de vegetação também é encontrado nos países vizinhos como: Bolívia e Paraguai. Tal vegetação pode ser encontrada em áreas que possuam zonas tropicais e ela tem inúmeras diferenciações. 

Atualmente, a região vem sofrendo com várias queimadas simultâneas, o que acaba matando boa parte da diversidade local. 

Caatinga

A Caatinga é tido como uma formação vegetal tipicamente nordestina, por mais que possua alguns traços instaurados em Minas Gerais. Além disso, esse tipo de vegetação é encontrado apenas no Brasil, ou seja, é uma vegetação exclusiva da biodiversidade local.  

Ela ocorre em uma localidade que tem clima semiárido, marcado pela quentura e secura. Nota-se que esse bioma não conta com muitas chuvas ao longo do ano e isso faz com que ele se adapte ao pequeno quantitativo. 

Pampa

Localizado no Rio Grande do Sul com partes na Argentina e Uruguai, o Pampas, faz parte de uma vegetação que atravessa o clima subtropical, o qual é marcado por estações do ano super definidas, com uma ótima distribuição de água das chuvas ao longo do ano, composta por um tipo de vegetação mais rasteira e de pequeno porte.

Características de cada bioma

Acompanhe as características de cada um dos biomas:

Amazônia

Esse bioma possui como forte característica a presença em um clima quente e úmido, o qual é bastante característico de zonas cortadas pela linha do Equador. Dessa forma, tem-se um enorme volume de chuvas ao longo de todo o ano. 

Sendo assim, esse tipo de vegetação acaba sendo firmado em um território com rios em sua volta, o que acelera o processo de biodiversidade da fauna e da flora. A vegetação da Amazônia é muito densa e heterogênea, a qual conta com um número bem elevado de espécies vivas. Porém, por conta da ação que o ser humano vem fazendo perante a Floresta Amazônica, ela vem sofrendo diversas mudanças prejudiciais.

Mata Atlântica 

O bioma acima é extremamente complexo e bem diversificado. Eles possuem árvores de grande porte e um número grande de espécies de seres vivos. Em especial, é o bioma mais devastado do Brasil, o que tem uma extrema relação com o aparecimento da cana de açúcar e a sua exploração desde o descobrimento do Brasil. A urbanização e industrialização, também ajudam no processo. 

Cerrado

O bioma do Cerrado é muito resistente às mudanças de temperatura e umidade. As vegetações e relevos são diversificados, tendo como destaque os planaltos e chapadas. A vegetação desse bioma é bem alta.

Pantanal

O bioma do Pantanal possui uma grande influência da água, isso porque é através das chuvas ou de áreas alagadas que a dinâmica do Pantanal funciona. A água em abundância é característica do Pantanal, pois é fundamental para possibilitar o surgimento de novas vidas dentro desse bioma. Ao contrário do Cerrado, tem-se muitas planícies. 

Caatinga

A Caatinga por sua vez, é bem diversa, principalmente por sua formação ser de planaltos e depressões. No que diz respeito às águas, a vegetação é banhada por rios intermitentes. 

Pampas

O Pampas por ser uma vegetação de pequeno porte, como por exemplo, os campos sulinos. O seu relevo é heterogêneo e vai desde planícies e planaltos, os quais possuem rios ótimos para a prática da navegação e geração de energia. Dessa forma existem diversos tipos de biomas brasileiros.

Gostou do conteúdo sobre biomas brasileiros e quer saber mais sobre os biomas e as suas características? Veja mais com o Grupo Selva Florestal. A empresa é especializada em reflorestamento, produção de mudas, recuperação de áreas degradadas, comercialização de sementes, projetos técnicos na área agroflorestal e pode te ajudar nesse processo. Para mais informações, acesse o site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…