Cada vez mais buscamos materiais mais sustentáveis, mais resistentes e que facilitem nossa vida, nos Cada vez buscamos materiais que sejam mais sustentáveis, resistentes e que facilitem nossa vida, dando conforto para nosso lar, escritório e afins. Nós, do Grupo Selva Florestal, vamos te apresentar o Mogno Africano, vamos te contar como escolher as mudas de mogno africano, a Khaya Senegalensis, assim, responder outras dúvidas sobre a venda de mudas de mogno africano que você possa ter.
Produção de mudas de mogno africano
Quando o assunto é muda de Mogno Africano, é comum surgirem dúvidas sobre o assunto. O fato de o cultivo dessa espécie trazer lucros consideráveis atrai cada vez mais investidores. Caso você tenha interesse em realizar o plantio, é fundamental que você saiba como é o processo dessa muda.
Tratando em relação do Mogno Africano, é a primeira etapa do plano de trabalho para que você tenha uma produção de mudas. No entanto, alguns investidores não percebem a importância dessa etapa e sofrem prejuízos durante o processo de desenvolvimento da floresta.
Características do mogno africano
Para que você fique atento em relação a todo esse processo, aqui no texto iremos apresentar algumas informações que você terá que saber sobre o Mogno Africano, para que tenha certeza de que é esse tipo de muda que pretende cultivar.
Assim, como qualquer tipo de muda, a Mogno Africano precisa ser produzida com qualidade, assim, para obter o melhor desempenho e grandes resultados.
Se você está pensando em produzir esse tipo de muda, você tem que ficar atento a algumas práticas, e o primeiro passo é na escolha das sementes, sempre fique atento à procedência das sementes, dê preferência a saudáveis e livres de doenças.
Depois de escolhido o tipo de semente, você tem que se preocupar com a parte de germinação, assim como o primeiro passo, esse também é fundamental para o crescimento da muda, pois ela precisa ser realizada em um local adequado, que chamamos de viveiros, e eles precisam estar com corredores e recipientes limpos, dessa forma impede o aparecimento de pragas e ervas daninhas, que poderiam prejudicar o crescimento com qualidade.
Logo após todos esses procedimentos, para que você obtenha o produto com uma ótima resposta, ela precisa adquirir o substrato necessário para que permita o desenvolvimento, para que ela possa crescer sem que haja torções no seu sistema.
Além disso, o processo de endurecimento precisa ser feito regularmente para fortalecer as mudas e facilitar sua adaptação ao campo. É importante analisar a aparência e a estrutura das mudas, como caules, galhos, cor e folhas.
Como identificar uma muda de mogno africano de qualidade?
Você precisa ficar atento a pontos específicos que identificam quais são as mudas de qualidade:
Aparência e qualidade da raiz
As raízes devem ser ativas (brancas), abundantes, agregadas ao substrato e bem distribuídas no tubo. As raízes ativas são importantes porque absorvem água e nutrientes do solo, permitindo que a planta se desenvolva.
Altura e qualidade das hastes
As hastes das mudas devem ter no mínimo 25 a 30 cm de comprimento, não ramificadas e lignificadas, ou seja, maduras de cor marrom. Essas propriedades são importantes para hastes fortes quando plantadas.
Estado nutricional de mudas
As mudas precisam endurecer sem sinais de deficiência de nutrientes ou estresse hídrico. O processo de endurecimento consiste em reduzir a rega da muda e aumentar sua exposição à luz, tornando-a mais resistente e facilitando a transição entre viveiro e campo.
Quando uma muda está no viveiro, ela recebe regas constantes e a quantidade certa de luz para favorecer seu desenvolvimento, mas no campo a coisa é diferente e essas características variam de acordo com o local de plantio. Portanto, se a muda não passar pelo processo de endurecimento, o resultado do produtor pode ser menor do que o esperado, pois ele não está preparado para enfrentar as condições ambientais de sua “nova casa”.
O tempo de ferrugem varia de acordo com o destino das mudas e as necessidades do produtor, mas geralmente o processo dura no mínimo 15 dias e deve ser concluído antes da etapa de transporte.
Visualização e número de folhas
Uma muda de alta qualidade deve ter pelo menos 3 pares de folhas maduras com características de muda. Folhas com tons de verde menos intensos ou até levemente amarelados indicam que as mudas passaram pelo processo de endurecimento.
Características do mogno africano
Árvores de mogno são cultivadas em todo o mundo, o que gerou muitas variedades de madeira de mogno. Existem seis tipos principais, uma delas são os grandes mognos africanos, que variam de 30 a 40 metros de altura. Os diâmetros do tronco têm de 3 a 5 pés. A madeira de mogno africano tem uma classificação de dureza Janka de 1.070 lbf, e é por isso, que é perfeita para móveis finos. Esta madeira pode ser facilmente moldada, mas é dura o suficiente para sobreviver ao desgaste do uso diário.
Sua cor tem um padrão de grãos entrelaçados, sendo que a cor do cerne varia do marrom-avermelhado mais profundo ao rosa pálido. Ele pode ter listras de marrom avermelhado médio a escuro. Como acontece com quase todos os tipos de mogno, a cor da madeira de mogno africano tende a escurecer com o tempo.
Essa madeira tem textura média a grossa, que precisa ser tratada adequadamente para que
fique mais lisa. O grão não deve ser interligado, pois isso, pode aumentar as chances de rompimento. A madeira de mogno africano está prontamente disponível em todos os tipos de tamanhos e tipos, incluindo folheado e madeira compensada. Os preços geralmente dependem da qualidade e dos custos de importação da madeira de lei.
Mogno e o meio ambiente nos dias de hoje
À medida que mais países começavam a criticar o desmatamento de povoamentos de mogno, outros, como as Filipinas, plantavam vigorosamente as árvores em um esforço para entrar no movimento do mogno. O que eles não sabiam é que o suicídio ecológico estava ocorrendo. As plantas nativas são necessárias para sustentar a vida selvagem daquele local, não as importações, que destroem o ecossistema local.
As Filipinas têm a maior diversidade de seres vivos do planeta, mas também têm o maior número de espécies ameaçadas e em perigo de extinção. Sem nenhuma relação com as espécies de mogno, o mogno filipino Toona Calantas recebeu esse nome para competir com a alta demanda por mogno hondurenho.
Milhares de árvores foram plantadas antes que o governo percebesse que o ecossistema estava sendo prejudicado e que a recuperação era impossível. Milhares de acres de mogno filipino agora crescem nas Filipinas, criando uma zona morta de biodiversidade. Pássaros, insetos e o solo foram amortecidos pelos produtos químicos emitidos pelas folhas das árvores. Se deixada de pé, a floresta continuará sua destruição, e a única maneira de recuperar a terra é cortar as árvores e substituí-las por uma espécie que cresce naturalmente nas Filipinas.
Algumas árvores que produzem essa madeira estão ameaçadas de extinção e algumas foram marcadas para esforços de conservação devido a práticas ilegais de extração de madeira. O mogno ainda é legalmente extraído e exportado usando métodos conservacionistas que são aprovados. Se você deseja comprar madeira de mogno, verifique novamente se o seu fornecedor é uma fonte aprovada e legal da madeira.
De onde vem a madeira de mogno?
A madeira de mogno vem de árvores folhosas que crescem em regiões tropicais, principalmente na América do Sul e Central. Árvores que produzem madeira de mogno também crescem no sul da Flórida, nas Bahamas e em todo o Caribe. As árvores que produzem a madeira foram plantadas há mais de 200 anos nas Ilhas Virgens e em Porto Rico e continuam a prosperar nessas regiões.
O mogno é resistente a cupins?
Em um estudo de várias madeiras, o mogno mostrou alguma resistência a danos causados por cupins, com mais de 75% dos cupins morrendo antes de poderem danificar a madeira. No entanto, os dados ainda podem existir.
Como escolher uma muda de mogno africano
Por ser altamente lucrativo, o mogno africano atrai cada vez mais investidores interessados em cultivá-lo. Por isso, sua atenção deve aumentar perante os inúmeros fornecedores de mudas. Caso seja necessário, você pode contar com nossa consultoria para plantio.
Se você está interessado em saber se o que está adquirindo é de qualidade, você precisa analisar determinados pontos de vista em relação a essa muda:
Recipiente
Fique atento se esse tipo de muda de Mogno Africano produz em tubetes de plástico, esse tipo de recipiente é o mais indicado, pois permite a não formação de enovelamento das raízes.
Tamanho
Sobre o tamanho dessa muda, ela precisa ter aproximadamente de 20 a 30 cm de altura para que ela esteja no tamanho indicado para o plantio. Menor que isso, precisa esperar que ela cresça mais um pouco e que chegue no tamanho ideal.
Endurecimento ou rustificação
À parte do endurecimento é fundamental que você saiba se essa muda passou por esse processo, o sombreamento é reduzido, dessa forma, é permitido que essa muda seja exposta ao plantio, se por acaso não passar por essa etapa, ela pode nem vingar.
Transporte
Quando você estiver na parte que a muda irá para transporte, fique atento, pois é o momento que a muda acaba sendo prejudicada, machucada. Então, todo cuidado nesse transporte é fundamental para que a muda chegue com qualidade.
Fique atento para o tamanho do percurso, se ele for longo demais as plantas podem chegar amareladas e murchas, mas que você poderá reverter, por isso, faça a hidratação necessária para que sejam evitados esses tipos de situações.
Preço da muda de mogno africano
No mercado, as mudas de mogno africano são conhecidas como ouro verde quando já se desenvolveram e estão prontas para serem serradas, tendo o custo médio por metro cúbico de R $2.500. A árvore cresce rápido, faz móveis de qualidade e cada vez mais ganha espaço no mercado.
No texto, você pode perceber como escolher as mudas de Mogno Africano, principalmente se for a Khaya Senegalensis, então fique atento a esses modelos e saiba qual é o melhor para você.
Acessando nosso canal no YouTube, você terá mais explicações sobre essas questões, além de no nosso site, que é repleto de dicas para poder te ajudar a escolher as melhores mudas. Caso você tenha outra dúvida sobre a Khaya Senegalensis ou queira algum trabalho florestal, você pode entrar em contato conosco pelo telefone: (62) 3362-1814 ou pelos e-mails rodrigo@lp.selvaflorestal.com e comercial@lp.selvaflorestal.com.