EnglishSpanish

Confira 4 modos de restaurar florestas

Como fazer a restauração florestal? Pois bem, essa é uma questão muito debatida por todos os lugares do mundo e deve ter sua importância aumentada por conta de todos os problemas que o mundo está passando. Desse modo, estão sendo testados novas maneiras para que ocorra essa recuperação florestal após uma grande degradação de diversos lugares.

Sendo assim, entender melhor todos os processos que podem envolver essa etapa de restauração florestal se tornam cada vez mais essenciais no mundo em que vivemos. Compreender isso é muito bom para que possamos ter uma consciência ambiental muito melhor, que possa realmente ajudar outras pessoas.

Portanto, nesse artigo vamos abordar sobre a restauração florestal e, também, apontar quais são os métodos que são mais usados para fazer esse processo. 

Degradação e recuperação florestal. | Foto: Unsplash.

Confira 4 modos de restaurar florestas:

Os quatro modos que podem ser eficientes para que ocorra a restauração florestal são essenciais e podem ser feitos para que se tenha uma saúde melhor no ambiente florestal. Portanto, fique por dentro sobre o que é essa prática e quais são os princípios básicos para conseguir colocar a recuperação do ambiente em ação. Veja tudo isso a seguir nesse texto:

O que é restauração florestal?

Antes de entender melhor como preparar a restauração florestal, nós devemos entender o que é esse processo, não é mesmo? Isso é essencial para que toda a etapa seja concluída com grande qualidade e possa melhorar todos os hectares de florestas.

Sendo assim, a restauração florestal é um modo de restauração ecológica, mas que possui um objetivo maior em relação aos ecossistemas florestais que existem no país. Trazendo uma visão mais simples sobre essa etapa é que a ideia principal é de fazer com que o ecossistema tenha uma saúde, sustentabilidade e integridade recuperadas para possuir nível de ser considerado bom.

Isso é necessário por conta dos danos que são feitos pelos seres humanos em relação ao ambiente florestal. Assim, sempre que há uma degradação, perturbação ou transformação surge a necessidade de fazer um projeto para que ocorra a recuperação florestal.

Como foi falado muitas vezes, essa devastação que ocorre nas florestas podem ser responsáveis por ações dos homens, mas também pode ter processo que acontecem pela ação da natureza, como: erupções vulcânicas, tempestades ou enchentes. Isso também pode ocasionar em consequências irreparáveis ao terreno que sofreu os danos.

Desse modo, a restauração florestal tem seu objetivo em trazer a vegetação de volta ao ambiente que passou por um desses processos de destruição, que foram citados. Vale citar que esse procedimento é lento em muitas ocasiões, então é importante que essa restauração florestal seja feita pensando em prazos médios e longos, pois assim será possível conseguir retornar às condições originais daquele ambiente florestal.

Quais são os modos de se restaurar as florestas?

Pois bem, agora é o momento para sabermos quais são os modos para que ocorra a recuperação florestal, certo? Trazer uma explicação bem básica para que tenha um bom compreendimento sobre o tema. Confira a seguir os quatros métodos:

Regeneração Natural sem manejo

O primeiro modo que vamos abordar nesse artigo é a regeneração natural sem manejo, assim vamos explicar como funciona esse processo para que todas as dúvidas que existam possam ser sanadas.

Esse processo tem como objetivo deixar com que os processos naturais do ambiente possam agir de uma maneira livre. Em geral, essa localização tem grande densidade e diversidade de plantas originárias regenerantes. Em muitas vezes são usadas plantações de rebrota por conta da proximidade que elas possuem em relação a vegetação natural do ambiente.

A utilização da regeneração natural sem manejo tem um alto índice de recuperação da vegetação do ambiente. Desse modo, é feito alguns procedimentos que podem ser necessários para que tenha a ajuda do crescimento das plantas, então em muitas ocasiões são usadas cercas ou aceiros.

Regeneração Natural com manejo

Esse método tem como seu maior objetivo fazer ações de manejo para que ocorra a restauração florestal de forma natural. Então, existem alguns procedimentos que podem ser feitos para que essa recuperação aconteça.

Assim, controles de plantas competidoras, que podem ser feitos por meio de químico ou mecânico, podem ser feitos em todas as partes ou apenas na parte da coroa. Além disso, é possível que seja feito o controle de formigas, uma adubação de cobertura, uma plantação de enriquecimento, compactação do solo e formação de ilhas com espécies de vegetação.

Plantio em Área Total

Assim, também temos o plantio em área total, que pode ser bastante utilizada para fazer a restauração florestal do ambiente devastado. A vegetação nativa permanece, a compactação do solo é pobre e as espécies invasoras, como as gramíneas, são raras. Como o potencial de regeneração natural do local a ser restaurado é alto (conforme determinado através de investigação), tomar medidas como cercar a área ou construir/manter aceiros permitirá a recuperação da vegetação.

Sistemas Agroflorestais (SAFs)

Por fim, nós temos o sistema agroflorestal ou mais conhecidos como SAFs. Desse modo, os SAFs para restauração ambiental são sistemas de produção baseados em sucessão ecológica, semelhantes aos ecossistemas naturais, em que árvores exóticas ou nativas são consorciadas com culturas, cipós, forrageiras, arbustivas de acordo com um cronograma espacial e temporal pré-determinado, com alta diversidade de espécies e a interação entre eles.

Sendo assim, ficou mais claro como pode ser feita a restauração florestal por diversos modos diferentes, mas que podem ser eficientes para que exista a recuperação do ambiente destruído. É importante que esses procedimentos sejam feitos para que todas as florestas sejam bem cuidadas, pois isso influencia em muitos outros contextos em que vivemos.

Após saber mais sobre a restauração florestal e seus impactos no ambiente, é necessário saber mais sobre outros processos que são necessários sobre vegetações. Sendo assim, conheça o Grupo Selva Florestal, que pode ser essencial para descobrir e aprender mais sobre diversos temas ambientais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…
Quanto custa o metro cúbico de mogno africano? Saiba mais

Quanto custa o metro cúbico...

O cultivo de Mogno Africano tem…
Qual a cor da madeira de mogno africano? tem mais de uma? Saiba mais

Qual a cor da madeira...

Cada vez mais a busca por…
Quantos metros cúbicos tem uma árvore de Mogno Africano? entenda

Quantos metros cúbicos tem uma...

Quantos metros cúbicos tem um mogno…
Confira os 7 passos necessários para investir em mogno africano

Confira os 7 passos necessários...

Investir em mogno africano é uma…
O mogno africano já pode ser considerado a madeira do futuro? entenda mais sobre o assunto

O mogno africano já pode...

Para quem procura fazer um bom…
Entenda os motivos que levam o mogno africano a ser um excelente investimento para 2022

Entenda os motivos que levam...

Florestas para produção de madeira nobre…
Confira os tipos e vantagens da irrigação de mogno africano

Confira os tipos e vantagens...

Por ser muito compatível com os…
Saiba qual é o momento certo para a comercialização de mogno africano

Saiba qual é o momento...

O investimento no ramo do mogno…