EnglishSpanish

Conheça as principais árvores exóticas e nativas

Você sabe quais são as árvores exóticas e nativas do Brasil? Existem diversas árvores brasileiras e árvores exóticas em nosso território, porém muitas delas não são conhecidas.

As árvores exóticas do Brasil muitas vezes passam despercebidas, e não temos pleno conhecimento de que são jóias da fauna brasileira.

Saiba o que são árvores exóticas, quais as árvores brasileiras e árvores exóticas no brasil e tudo sobre corte de árvores exóticas. | Foto: Unsplash.

Quer saber algumas árvores exóticas e nativas do Brasil? Confira a lista, a seguir!

Pata de Vaca (Bauhinia variegata)

A primeira da lista de árvores exóticas é a Pata de Vaca. Ela pode ser encontrada, principalmente, em GO, MG, MT, PR e SP, e é considerada uma das espécies mais bonitas e delicadas.

Muitas pessoas conhecem essa árvore como árvore orquídea, já que as suas flores lembram a flor que leva esse mesmo nome. Os tons de rosa presente podem variar de acordo com o clima, a região em que está plantada e a variedade da espécie.

A Pata de Vaca é uma das árvores exóticas e nativas que são indicadas para fazer a arborização urbana, já que o seu tamanho chega a apenas 9m. Porém, caso ela seja plantada em calçadas que possuam fiação, existe a necessidade de podá-la de forma regular.

Quaresmeira (Tibouchina granulosa)

Você pode encontrar a segunda da lista de árvores exóticas e nativas nos estados BA, ES, MG, PA, RJ  e SP.

A Quaresmeira é outra árvore exótica muito indicada para a arborização urbana, e isso é porque ela não apresenta nenhum tipo de raízes agressivas, tendo uma fácil manutenção e também um crescimento lento. Ela cresce até 12m.

Essa árvore da lista de árvores exóticas pode ser plantada em calçadas de ruas, praças, avenidas, jardins e parques em geral.

Além das flores roxas que a quaresmeira apresenta, existe uma outra espécie de árvore que apresenta apenas tons de rosa. Um dos motivos da quaresmeira ser tão famosa no Brasil é que o seu período de floração coincide com a Quaresma Cristã, que ocorre entre os meses de janeiro a abril.

Jacarandá de Minas (Jacaranda cuspidifolia)

O Jacarandá de Minas pode ser encontrado não só em Minas Gerais, mas também no MS, MT, SP e PR.

A terceira árvore da lista de árvores exóticas pode chegar a atingir até 10m de altura, e por não possuir raízes agressivas e ter uma boa resistência a poluição das cidades, é uma espécie de árvore exótica muito utilizada na arborização urbana de grandes cidades, em projetos de paisagismo e também é uma das mais indicadas para trabalhos com marcenaria.

As folhas das Quaresmeiras caem durante todo o inverno, e dão lugar a novas flores na estação da primavera, criando um novo e belo visual.

Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroides)

A Sibipiruna pode ser encontrada em três estados, BA, MS e RJ. Ela é um dos tipos de árvores nativas que frequentemente é confundida com o Pau-Brasil (Caesalpinia echinata), por conta da semelhança que possuem em suas folhas. A sibipiruna é a quarta árvore na lista de árvores exóticas e tem uma altura média de 8m.

A copa dessa árvore exótica apresenta belas flores amarelas, é bastante ornamental e também é muito presente dentro do paisagismo, principalmente nas cidades do Sudeste. É muito recomendada para o plantio de árvores em áreas que foram degradadas.

Manacá da Serra (Tibouchina mutabilis)

O Manacá da Serra pode ser encontrado em MG, RJ e SP. Ele é uma das espécies de árvores nativas brasileiras que apresenta um nível de interesse maior, já que é a única árvore do seu gênero que consegue apresentar mudanças de cor em suas flores. Quando nascem, são brancas, depois ficam rosadas e por fim, morrem roxas. Por conta dessas características tão inusitadas, ela é um dos tipos de árvores nativas que mais são utilizadas em projetos de paisagismo

O Manacá da Serra também é uma espécie muito indicada para fazer a arborização urbana, já que apresenta raízes que não são agressivas. A sua altura pode chegar até 12m.

Chuva de Ouro (Lophantera lactescens)

Você pode encontrar a Chuva de Ouro nas regiões da Mata Atlântica. Ela é uma espécie que tem origem da floresta amazônica, e que não se desenvolve bem em climas frios. Ela pode chegar a ficar entre 10 e 20m.

Essa espécie de árvore exótica tem o seu destaque por conta dos belos cachos de flores pendentes, que acabam tornando ela uma das espécies nativas do Brasil mais interessantes que existem.

Ela tem um crescimento considerado moderado, e o mais indicável é que seu plantio ocorra em parques e jardins, assim como na recuperação de áreas que foram degradadas. A madeira da chuva de ouro é muito utilizada na construção civil, marcenaria e carpintaria.

Ipê- branco (Tabebuia roseo-alba)

O Ipê-branco pode ser encontrado em GO, MG, MS e SP. Essa espécie de Ipê pode chegar a ficar entre 7 e 16 m de altura, e vem das regiões do cerrado e pantanal brasileiro.

Entre as suas características marcantes estão o seu tronco reto com cerca de 40 a 50 cm de diâmetro e também a sua casca fissurada. As flores do Ipê-branco podem ser brancas ou levemente rosadas, e estão presentes em uma das copas que são as mais elegantes entre todas as árvores nativas de território brasileiro.

Essa espécie é muito usada em projetos paisagísticos, além da recuperação de áreas degradadas, já que elas se adaptam muito bem a solos que são pobres e pedregosos.

Babosa Branca (Cordia superba)

Você pode achar a Babosa Branca nos estados BA, MG, RJ e SP. Essa é uma espécie que contém um grande potencial para a arborização urbana das regiões sul e também sudeste, já que ela se adapta bem ao clima das regiões e pode ser plantada sobre a rede elétrica.A Babosa Branca também pode ser usada apenas para o paisagismo por conta das suas flores brancas que são belas e delicadas, e dão um visual lindo para o seu espaçamento. Essa árvore pode chegar entre os 7 e 10m de altura, por isso é necessário saber onde plantar a última árvore da lista de árvores exóticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…