Você sabia que a Floresta Amazônica tem um dia dedicado especialmente para ela? Dia 5 de setembro é o Dia Mundial da Amazônia, e não é à toa que o bioma possui tamanha importância: a Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, com mais de 7 milhões e meio de quilômetros quadrados, e se estende por nove países no total!
Para se ter uma ideia, se a Amazônia fosse um país, seria o sétimo maior país do mundo, atrás apenas da Austrália, do Brasil, dos EUA, da China, do Canadá e da Rússia (em ordem crescente), e à frente da Índia e da Argentina.
Ainda assim, mais de 60% de toda a área da Amazônia se encontra no Brasil, especificamente na região Norte do País.
Floresta amazônica
A Amazônia é o maior bioma brasileiro, compondo o equivalente a dois terços das florestas naturais de nosso país e ocupando 50% do território brasileiro. Tendo relevância global e nacional, a floresta é um dos pontos verdes mais cobiçados por outras nações. É o que se chama de ‘tesouro verde’.
Quando se fala em equilíbrio climático, esta floresta tropical tem um papel muito importante, contribuindo para a distribuição da umidade pela América do Sul.
O vapor que é concentrado acima das copas das árvores (decorrente dos processos realizados pelas plantas) se junta com a umidade originada pelos oceanos e se transforma nos chamados “rios voadores”, que evitam a formação de desertos em parte da Cordilheira dos Andes, por exemplo.
Devido a esse fenômeno e a outros fatores, como a biodiversidade da área, é muito importante evitar que essa floresta seja degradada até um ponto em que não haja mais volta, o que teria consequências continentais.
Clima:
Estando localizada perto da linha equatorial, a Amazônia tem um clima que inclui temperaturas altas, com uma média anual que vai de 22 a 28º Celsius e umidade do ar que pode chegar a mais de 80%. Por conta destes fatores, a área também é conhecida por suas chuvas intensas, que constam com um índice pluviométrico de 1400 a 1500 mm anuais.
Fauna:
A fauna da Floresta Amazônica contém aproximadamente 300 espécies de mamíferos e mais de 1300 espécies de aves. A Amazônia abriga cerca de 10% de toda a biodiversidade mundial, incluindo:
- Mais de 3000 espécies de peixes;
- Mais de 30 000 espécies de plantas;
- 1.800 espécies de borboletas;
- 427 espécies de anfíbios;
- 378 espécies de répteis;
- Até 3.000 espécies de abelhas;
Flora:
Há aproximadamente 40 mil espécies de plantas na Amazônia, com uma vegetação dividida entre:
- Mata de igapó: por estar localizada nas áreas de menor altitude do solo da floresta, e consequentemente em locais onde está sujeita à inundação por causa dos rios que a rodeiam, esta vegetação inclui árvores de 20 metros de altura e está adaptada para lidar com o excesso de água que a cerca.
- Mata de várzea: existe em áreas não tão baixas quanto a Mata de igapó, mas que também ficam inundadas durante certos períodos de tempo.
- Mata de terra firme: esta é a vegetação mais comum da Floresta Amazônica, e não fica inundada por estar localizada em regiões de maior altitude. Ela inclui árvores de grande porte, como as castanheiras, por exemplo.
Sabendo de tudo isso, ficamos surpresos e até orgulhosos de que um bioma tão importante esteja localizado em nosso País, não é verdade?
Porém, não são todas as pessoas que pensam assim. Hoje, a Amazônia, assim como outras vegetações nativas, vem sofrendo muito com o desmatamento.
Vamos juntos nessa jornada de defesa da agricultura sustentável e ecologicamente correta? Desmatamento desenfreado, nunca mais!
Agora você já conhece melhor a maior floresta tropical do mundo! Ah, e não paramos por aqui não! Continue acompanhando as postagens do Grupo Selva Florestal para mais conteúdos e inspirações!