Não sabe o que é investimento verde ou ainda tem dúvida sobre os seus potenciais benefícios? Então segura esse dado. Segundo o projeto InfraInvest, o déficit de financiamento de infraestrutura do Brasil é de aproximadamente US$ 49,5 bilhões por ano.
Para atender a essa demanda, considerando apenas setores como energia, transporte, construção, gestão de resíduos e eficiência energética industrial, o potencial de investimento verde do Brasil é estimado em US $ 1,3 trilhão. Os dados são da International Finance Corporation-IFC, de 2016 a 2030, com base na inflação de 2015.
Só por aí, já dá para perceber a lucratividade do investimento verde. Esse tipo de investimento vem chamando a atenção de muitos investidores, especialmente aqueles comprometidos com causas ambientais.
Ainda mais, as empresas por trás do negócio valioso do investimento verde tem se mostrado cada vez mais resilientes em períodos de crise. Com a pandemia da Covid-19, então, o potencial ficou evidente.
Quer entender de vez o que é investimento verde, como fazer e para que serve investimento verde? O Grupo Selva Florestal responde dúvidas e reúne dicas de como fazer o melhor investimento verde neste artigo.
O que é um fundo verde?
A cada dia que passa os fundos de investimento verde se tornam mais populares entre os investimento que se preocupam com o meio ambiente. Os fundos de investimento verdes podem incluir fundos negociados em bolsa (ETFs) ou mesmo fundos mútuos.
Mas o que são fundos mútuos? Os fundos verdes negociados em bolsa geralmente são negociados como ações na bolsa, mas rastreiam um índice de empresas com consciência ambiental. Um fundo mútuo verde é um tipo de fundo mútuo no qual os investidores reúnem seus fundos para investir em empresas que beneficiam ou apóiam o meio ambiente de alguma forma.
O gestor de investimentos do fundo destina ativos verdes conforme o prospecto do fundo. Semelhante aos fundos mútuos tradicionais, os gestores de fundos investem o capital combinado em ações, títulos ou outros tipos de investimentos. Os investidores recebem um retorno proporcional à sua entrada inicial no fundo.
As definições dos fundos de investimentos verdes também podem variar. É preciso ter muita atenção, pois alguns fundos de investimento verdes levam em consideração a compra de ações de empresas que adotam modelos de negócios verdes como investimentos verdes. Há também fundos que investem apenas nas empresas que promovem diretamente uma economia de baixo carbono, como as empresas que reciclam.
Nesse período de pandemia, muitas empresas disputaram a atenção dos investidores tentando passar uma boa impressão. De modo geral, quando o assunto é meio ambiente, sabemos que são poucas as empresas e marcas realmente preocupadas com o investimento verde e o impacto que estão causando.
Assim, o termo “greenwashing” tornou-se um dos assuntos mais comentados no mundo dos negócios e investimentos. O termo serve para se referir às empresas que vem passando uma “tinta verde” para dar a impressão de ser ambientalmente correta e preocupada com as emissões de carbono na atmosfera, quando na realidade não há nenhum empenho para isso.
Por isso, os investidores conscientes que desejam adotar uma conduta de investimentos sustentáveis devem revisar cuidadosamente os registros de ações dos fundos verdes antes de dar a cartada final.
Enfim, na hora de apostar em um investimento fundo verde, verifique se a empresa por trás daquela ação tem adotado, de fato, práticas sustentáveis e comprometidas com o meio ambiente. É um ponto a se considerar tanto para aqueles que estão comprometidos com a causa, quanto para aqueles que desejam apenas obter bons lucros. Afinal, ao serem descobertas e colocadas “contra a parede”, também podem prejudicar o seu bolso.
O que é investimento verde?
Os investimentos verdes são investimentos financeiros feitos por investidores em empresas que têm responsabilidade ambiental em suas práticas. A grande maioria dos investimentos verdes buscam fomentar uma economia verde, maximizando o retorno financeiro dos investidores.
Esse tipo de investimento também pode ser chamado de investimento sustentável, que é um investimento socialmente responsável. Na prática, o investimento verde pode ser realizado colocando dinheiro em ferramentas comuns de investimento, a exemplo do mercado de ações ou um fundo de investimentos, A diferença é que elas irão visar empresas/negócios ambientalmente conscientes.
Digamos que você queira fazer um investimento verde ou sustentável e há apenas duas opções de ações. A primeira é a empresa A, que não possui nenhum compromisso ambiental e não possui planos de economia energética ou redução de emissão de poluentes. Já a segunda é a empresa B, totalmente comprometida com a causa ambiental em seus processos produtivos, com planos de reaproveitamento de embalagens para redução de lixo. Qual delas você vai escolher? Aposto que é a empresa B.
Você deve saber que muitas das estratégias de investimento sustentável se concentram no setor de energia renovável, mas existem muitos outros investimentos verdes. A empresa por trás da ação não precisa, necessariamente, estar ligada ao fornecimento de produtos ou serviços ecológicos, como ilustrado no exemplo acima. Basta que ela promova práticas comerciais sustentáveis.
Para que o investimento verde serve?
Em vista da mudança climática em todo o mundo e do fortalecimento da economia verde, o investimento verde financeiro sustentável ganhou destaque nos últimos anos, especialmente com a pandemia da Covid-19. Embora o investimento verde ainda não seja tão popular, os analistas acreditam que ele é mais flexível em tempos de crise e sua lucratividade é a mesma ou até maior do que a dos produtos financeiros tradicionais.
Uma pesquisa realizada com investidores de 50 instituições globais, conduzida pelo banco americano J.P. Morgan, apontou que 71% dos entrevistados acreditam que governos e empresas provavelmente aumentarão as ações para lidar com as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade. E é claro que isso terá impacto nos mercados financeiros.
Vale lembrar que a expansão desse mercado não se deve somente à boa vontade das empresas e dos investidores. Muito desse sucesso pode ser explicado porque os investimentos verdes trazem benefícios financeiros. As empresas com boas práticas ambientais vem demonstrando maior resiliência em períodos de crise. Isso também acaba fortalecendo a marca.
Qual a rentabilidade do Fundo Verde?
O Fundo Verde tem se comprovado ao longo do tempo com rentabilidade superior ao CDI em 21 de 24 anos. A história do fundo é exibida em seu site oficial, que afirma que eles superaram em todos, exceto um ano.
O Fundo Verde Green obteve retornos negativos apenas duas vezes. A primeira foi em 2008, quando seus retornos caíram 6,44% ao ano. Outra ocorrência foi em 2021, quando perderam 1,13% ao ano. O governo brasileiro revelou um buraco no orçamento do país em 2021. Isso levou a quedas significativas na bolsa de valores do país no mesmo ano.
Mesmo que o desempenho passado não seja indicativo de resultados futuros, este fundo garante um retorno. Já que, o primeiro trimestre de 2022 apresentou um impressionante aumento de 7,13% no valor do fundo. No entanto, o primeiro trimestre do CDI teve apenas 2,42% de crescimento. Isso mostra que, embora esse fundo não tenha garantia de um retorno maior do que os títulos, ainda é uma opção atraente para quem busca um impulso extra em seu portfólio.
Como funciona os investimentos sustentáveis?
As estratégias ESG incentivam as empresas a priorizar suas tomadas de decisão, incorporando em seus planos a necessidade de incorporar a sustentabilidade ao negócio. Ao fazer isso, as empresas podem alcançar sucesso financeiro e práticas éticas.
Pense em um negócio para ajudar a entender o conceito de sustentabilidade. Muitas empresas verdes investem em fontes renováveis de energia e eliminação de resíduos.
O aspecto social de uma empresa envolve sua conexão com a comunidade e também com a força de trabalho. Em seguida, vem a governança, que inclui relações comerciais com acionistas, transparência e gestão de qualidade. Somando esses três aspectos, as empresas são consideradas sustentáveis quando incorporam os três pilares de sua atuação.
Os profissionais de finanças precisam considerar as oportunidades do mercado financeiro que atendem a ambos os critérios ao procurar um investimento lucrativo. Esses critérios incluem ser financeiramente viável e sustentável.
Portanto, existem características consideradas principais quando falamos desse fundo de investimento, que são:
- Boa chance de retorno do que foi investimento desde que estejam de acordo com as regras ESG;
- Auxilia na ajuda de organização com foco em projetos socioambientais e/ou de governança;
- Diminuição de mudanças;
- A longo prazo é um objetivo mais recorrente.
Quais são as taxas e o valor mínimo para investir?
Como foi explicado anteriormente, é um dos investimentos que mais tem estado em um nível crescente e que possui diversas condições interessantes para quem busca algo que possa ajudar a natureza e a sua preservação, certo? Contudo, o que deve ser falado é que existem taxas e valor mínimo que esse investimento seja feito, assim como qualquer outro negócio.
Dentro desse processo, nós vamos começar a falar sobre a taxa de administração que é está em 1,5% ao ano, certo? A partir disso, nós vamos seguir para outra taxa, a de performance. Esse encargo está ligado ao CDI, pois será de 20% o valor que transpor o valor do CDI.
E por fim, o que todos querem saber, não é mesmo? Qual é o valor mínimo que eu tenho que desembolsar para realizar esse investimento? Pois bem, logo adiantamos que é um valor alto, assim, o mínimo exigido é de cerca de R $50 mil.
Dicas para começar a investir em fundo verde
Pois bem, ficou sabendo tudo sobre o investimento verde? Agora vamos dar algumas dicas para que você consiga investir com segurança e possa ter resultados bons no seu investimento. Veja:
- Defina um valor a ser investido;
- Tire da cabeça que investir não é para você;
- Pesquise muito;
- Escolha o que mais combina com você (tecnologia verde, agricultura, transporte, construções e reformas).
Agora que você já viu como funciona o investimento verde, que tal entender além, sobre conteúdos acerca da flora brasileira? O Grupo Selva Florestal foi fundado em 2006, com atuação em reflorestamento, produção de mudas, recuperação de áreas degradadas, comercialização de sementes, projetos técnicos na área agroflorestal. Saiba mais em nosso site.