Madeira e sustentabilidade: entenda a relação

Continue lendo esse artigo, basta arrastar a página para baixo

Madeira e sustentabilidade: entenda a relação

Ei, você já parou para pensar na relação entre a madeira e a sustentabilidade? Pois é, pode parecer um assunto meio distante do nosso cotidiano, mas acredite: é mais importante do que imaginamos!

A madeira é um recurso natural valioso e versátil, utilizado em diversos setores, incluindo áreas como a construção civil e a produção de móveis e objetos decorativos. Mas, como em qualquer outra atividade econômica, é preciso pensar nos impactos ambientais causados por sua exploração.

A sustentabilidade é um assunto que está se tornando cada vez mais recorrente nas discussões do dia a dia. As discussões sobre esse assunto são muito importantes, pois a geração atual precisa garantir que as próximas consigam ter acesso aos mesmos recursos e tenham uma vida ambientalmente saudável. O uso da madeira é uma das formas de garantir isso.

É muito importante conhecer as maneiras de substituição dos itens cotidianos de outros materiais para madeira. Saber como madeira é melhor ecologicamente e mais benéfica no dia a dia para, além de combater a desinformação, entender o que mais pode ser feito para o exercício pleno de uma vida sustentável.

O Grupo Selva Florestal te explica melhor como a madeira pode ser sustentável, os itens e os materiais que podem ser substituídos por madeira e como garantir que o seu uso de madeira está sendo sustentável, ou seja, vindo de uma produção responsável. Outra prática analisada é a de usar madeira para construção.

Entendendo e fiscalizando essa questão da energia pode fazer com que o uso da madeira se torne ainda mais sustentável. Além disso, é importante que a retirada da madeira seja feita de forma responsável, juntando madeira e sustentabilidade de maneira a não complicar os processos diários, e, ainda por cima, não destruir a natureza.

Escolha usar madeira de uma produção sustentável de madeira. | Foto: Freepik.

Sustentabilidade no uso da madeira

A madeira é um recurso bastante utilizado em diversos setores da economia. Porém, sua exploração deve ser feita de forma consciente e responsável, garantindo a preservação das florestas e o uso renovável desse recurso. E é aí que entra a sustentabilidade.

A sustentabilidade no uso da madeira é essencial para garantir um futuro em que ainda haja a possibilidade de aproveitar os benefícios deste recurso sem prejudicar o meio ambiente. Isso significa utilizar a madeira de forma responsável, adotando práticas que permitam a sua regeneração natural e a manutenção da biodiversidade nas florestas. Além disso, é importante escolher madeiras provenientes de fontes sustentáveis e legalizadas, evitando a exploração ilegal e o desmatamento.

Muita gente se questiona quando escuta que madeira é melhor, ecologicamente falando, do que outros materiais. Essa dúvida tem fundamento: as pessoas são massacradas todos os dias com inúmeras notícias sobre o desmatamento das nossas florestas e o quanto é importante que nossas árvores sejam preservadas. 

Uma informação sem explicação e interpretação pode acabar se tornando uma desinformação. A notícia crua de que está havendo desmatamento excessivo em nossas matas faz com que as pessoas comecem a repelir o uso da madeira em seu cotidiano, e isso é super desinteressante para a sustentabilidade.

Para entender como a madeira é melhor ecologicamente, é preciso entender como os materiais são usados na sociedade atual. Em primeiro lugar, temos o plástico, que é um composto que demora muitos longos anos para se decompor na natureza. Hoje, esse material está em absolutamente tudo no nosso cotidiano e itens de plásticos são constantemente jogados no lixo diariamente.

A grande maioria das casas são construídas com concreto, esse é um dado preocupante, já que esse material é um dos maiores colaboradores para a emissão de carbono, um dos principais poluentes do planeta Terra. Assim, temos dois problemas que podem ser resolvidos com o uso da madeira: itens e objetos cotidianos e a construção civil. 

A madeira, antes de tudo, é natural. Ela na natureza não significará um poluente para o ambiente. A madeira também pode ser reutilizada quando há uma demolição. A madeira do mogno, por exemplo, dura muitos anos e pode ser reutilizada muitas e muitas vezes, continuando bonita e dando estrutura para qualquer projeto.

Mas e o desmatamento? A verdade é que mais de 40% das árvores desmatadas são direcionadas para a produção de energia (o que causa uma grande poluição para a natureza) e o resto que vai para a indústria. 

Importância do uso responsável

O uso responsável da madeira é fundamental para garantir a sua disponibilidade no futuro, evitando a exploração excessiva e a degradação das florestas. Além disso, é importante lembrar que a madeira é uma fonte de renda e subsistência para muitas comunidades que vivem em áreas florestais, e o uso adequado desse recurso pode contribuir para o desenvolvimento econômico dessas regiões.

Pessoas engajadas com sustentabilidade sabem da importância de verificar a procedência dos materiais que elas utilizam. Com a madeira não é diferente, mesmo que seja responsabilidade dos órgãos governamentais fiscalizar as empresas, as pessoas que se preocupam com meio ambiente devem verificar se está utilizando madeira de uma produção sustentável de madeira.

Uma produção sustentável de madeira seria uma retirada de madeira em ambientes certificados e liberados pelo governo. Essas matas geralmente são lugares que as árvores conseguem se regenerar em pouco tempo. Além disso, é proibido a retirada de árvores que estão em extinção e existe ali uma reserva de mata e de território indígena. 

Algumas empresas ainda fazem o replantio por si só, ou seja, depois de retirar as árvores, a empresa replanta uma por uma garantindo que aquele pedaço de terra não fique completamente desmatado. O governo fiscaliza essas atividades a partir de um inventário que irá catalogar todas as árvores de uma mata fornecida a uma empresa e, de ano em ano, o governo fiscalizará as atividades do negócio. 

Para que os consumidores consigam verificar a procedência da madeira usada existem dois FSC e o DOF (que é o documento de origem florestal). O DOF é uma forma de encontrar de onde a madeira vem, mas não significa, necessariamente, que essa madeira vem de uma produção responsável. Além disso, esse documento pode ser fraudado e distorcido, por isso, é mais seguro confiar no FSC.

Em resumo, a importância do uso consciente da madeira é fundamental para garantir a sua disponibilidade no futuro, preservando as florestas e mantendo a sua capacidade de regeneração. Adotar práticas sustentáveis ​​no uso desse recurso é um dever de todos nós, e a Selva Florestal está aqui para ajudar nessa jornada rumo a um futuro mais sustentável!

Madeira nas construções

A madeira é um material tradicionalmente utilizado na construção civil há séculos, e não é difícil entender o motivo. A madeira é um material resistente, durável e flexível, que pode ser facilmente moldado e trabalhado para atender as necessidades de cada projeto.

O uso de madeira nas construções é uma prática antiga. As grandes construções antigas eram feitas com madeira. O material foi substituído gradativamente por concreto, com a justificativa de que ele era mais barato, mais fácil de fabricar e mais resistente. Hoje, a tendência de uso da madeira nas construções está voltando, e isso é muito positivo. 

A madeira, mesmo sendo um pouco mais cara, é bem mais sustentável e não é tão poluente ao meio ambiente quanto o concreto. Em um país como o Brasil, que praticamente não tem nenhum abalo sísmico, não se justifica o uso de concreto por ser algo mais “resistente”. Além disso, a madeira faz com que a temperatura do ambiente fique bem mais amena e agradável do que com concreto.

O tempo da construção fica bem menor usando madeira. Existem tecnologias atuais que fazem com que uma madeira vá se encaixando uma na outra, quase como um quebra-cabeça. As indústrias conseguem fazer com que essa madeira fique ainda mais resistente, duradoura e bonita especialmente para a construção, sendo essa mais uma das vantagens.

No entanto, é importante lembrar que a utilização da madeira em construções deve ser feita de forma consciente, garantindo que o material utilizado seja proveniente de fontes legalizadas e de manejo florestal sustentável. A utilização da madeira de forma irresponsável pode levar ao desmatamento e ao desgaste das florestas, interferindo de maneira negativa em seu processo regenerativo.

Chegamos ao final deste texto sobre a relação entre a madeira e a sustentabilidade, e esperamos ter deixado claro que é possível utilizar a madeira de forma positiva, com responsabilidade, contribuindo para a preservação das florestas e para a redução do impacto ambiental das construções.

A Selva Florestal, empresa especializada em venda de mudas, sementes e consultoria para o plantio de árvores, tem como objetivo incentivar a utilização sustentável da madeira e a preservação das florestas, promovendo um futuro mais verde e consciente.

Lembre-se sempre de escolher fontes confiáveis ​​de madeira e de utilizar este recurso de forma consciente, valorizando a sua durabilidade e contribuindo para um mundo mais equilibrado e sustentável.

Obrigado por nos acompanhar nesta jornada rumo a um futuro mais sustentável!

Mesmo sendo um pouco mais caro, o uso da madeira nas construções é uma atividade que pode trazer muitos benefícios a curto e longo prazo. Para saber mais sobre madeira, conheça o Grupo Selva Florestal, uma empresa comprometida com o reflorestamento e a produção de madeira responsável e, acima de tudo, sustentável.

Matérias relacionadas

Acompanhe todas as máterias

Sustentabilidade Corporativa com Mogno Africano: Cases de Sucesso

2024-05-21 11:00:00

Crédito de Carbono e a Sua Importância Para o Futuro

2024-05-18 11:00:00

Gestão Ambiental: Descubra O Que é e qual a sua Importância

2024-05-14 11:00:00

Sustentabilidade corporativa e mogno africano: Estratégias para gestão ambiental efetiva

2024-05-11 07:25:00

Mogno africano e a eficiência da gestão ambiental: Práticas para redução de carbono

2024-05-07 07:25:00

Gestão Ambiental: O Papel do Mogno Africano na Sustentabilidade

2024-05-04 07:25:00

Ultimas notícias da Selva

Especialistas em Mogno Africano

Sustentabilidade Corporativa com Mogno Africano: Cases de Sucesso

2024-05-21 11:00:00

Crédito de Carbono e a Sua Importância Para o Futuro

2024-05-18 11:00:00

Gestão Ambiental: Descubra O Que é e qual a sua Importância

2024-05-14 11:00:00

Sustentabilidade corporativa e mogno africano: Estratégias para gestão ambiental efetiva

2024-05-11 07:25:00

Mogno africano e a eficiência da gestão ambiental: Práticas para redução de carbono

2024-05-07 07:25:00

Gestão Ambiental: O Papel do Mogno Africano na Sustentabilidade

2024-05-04 07:25:00