EnglishSpanish

Madeira e sustentabilidade: entenda a relação

A sustentabilidade é um assunto que está se tornando cada vez mais recorrente nas discussões do dia a dia. As discussões sobre esse assunto são muito importantes, pois a geração atual precisa garantir que as próximas consigam ter acesso aos mesmos recursos e tenham uma vida ambientalmente saudável. O uso da madeira é uma das formas de garantir isso.

É muito importante conhecer as maneiras de substituição dos itens cotidianos de outros materiais para madeira. Saber como madeira é melhor ecologicamente e mais benéfica no dia a dia para, além de combater a desinformação, entender o que mais pode ser feito para o exercício pleno de uma vida sustentável.

O Grupo Selva Florestal te explica melhor como a madeira pode ser sustentável, os itens e os materiais que podem ser substituídos por madeira e como garantir que o seu uso de madeira está sendo sustentável, ou seja, vindo de uma produção responsável. Outra prática analisada é a de usar madeira para construção.

Entendendo e fiscalizando essa questão da energia pode fazer com que o uso da madeira se torne ainda mais sustentável. Além disso, é importante que a retirada da madeira seja feita de forma responsável, juntando madeira e sustentabilidade de maneira a não complicar os processos diários, e, ainda por cima, não destruir a natureza.

Escolha usar madeira de uma produção sustentável de madeira. | Foto: Freepik.

Sustentabilidade no uso da madeira

Muita gente se questiona quando escuta que madeira é melhor, ecologicamente falando, do que outros materiais. Essa dúvida tem fundamento: as pessoas são massacradas todos os dias com inúmeras notícias sobre o desmatamento das nossas florestas e o quanto é importante que nossas árvores sejam preservadas. 

Uma informação sem explicação e interpretação pode acabar se tornando uma desinformação. A notícia crua de que está havendo desmatamento excessivo em nossas matas faz com que as pessoas comecem a repelir o uso da madeira em seu cotidiano, e isso é super desinteressante para a sustentabilidade.

Para entender como a madeira é melhor ecologicamente, é preciso entender como os materiais são usados na sociedade atual. Em primeiro lugar, temos o plástico, que é um composto que demora muitos longos anos para se decompor na natureza. Hoje, esse material está em absolutamente tudo no nosso cotidiano e itens de plásticos são constantemente jogados no lixo diariamente.

A grande maioria das casas são construídas com concreto, esse é um dado preocupante, já que esse material é um dos maiores colaboradores para a emissão de carbono, um dos principais poluentes do planeta Terra. Assim, temos dois problemas que podem ser resolvidos com o uso da madeira: itens e objetos cotidianos e a construção civil. 

A madeira, antes de tudo, é natural. Ela na natureza não significará um poluente para o ambiente. A madeira também pode ser reutilizada quando há uma demolição. A madeira do mogno, por exemplo, dura muitos anos e pode ser reutilizada muitas e muitas vezes, continuando bonita e dando estrutura para qualquer projeto.

Mas e o desmatamento? A verdade é que mais de 40% das árvores desmatadas são direcionadas para a produção de energia (o que causa uma grande poluição para a natureza) e o resto que vai para a indústria. 

Importância do uso responsável

Pessoas engajadas com sustentabilidade sabem da importância de verificar a procedência dos materiais que elas utilizam. Com a madeira não é diferente, mesmo que seja responsabilidade dos órgãos governamentais fiscalizar as empresas, as pessoas que se preocupam com meio ambiente devem verificar se está utilizando madeira de uma produção sustentável de madeira.

Uma produção sustentável de madeira seria uma retirada de madeira em ambientes certificados e liberados pelo governo. Essas matas geralmente são lugares que as árvores conseguem se regenerar em pouco tempo. Além disso, é proibido a retirada de árvores que estão em extinção e existe ali uma reserva de mata e de território indígena. 

Algumas empresas ainda fazem o replantio por si só, ou seja, depois de retirar as árvores, a empresa replanta uma por uma garantindo que aquele pedaço de terra não fique completamente desmatado. O governo fiscaliza essas atividades a partir de um inventário que irá catalogar todas as árvores de uma mata fornecida a uma empresa e, de ano em ano, o governo fiscalizará as atividades do negócio. 

Para que os consumidores consigam verificar a procedência da madeira usada existem dois FSC e o DOF (que é o documento de origem florestal). O DOF é uma forma de encontrar de onde a madeira vem, mas não significa, necessariamente, que essa madeira vem de uma produção responsável. Além disso, esse documento pode ser fraudado e distorcido, por isso, é mais seguro confiar no FSC.

Madeira nas construções

O uso de madeira nas construções é uma prática antiga. As grandes construções antigas eram feitas com madeira. O material foi substituído gradativamente por concreto, com a justificativa de que ele era mais barato, mais fácil de fabricar e mais resistente. Hoje, a tendência de uso da madeira nas construções está voltando, e isso é muito positivo. 

A madeira, mesmo sendo um pouco mais cara, é bem mais sustentável e não é tão poluente ao meio ambiente quanto o concreto. Em um país como o Brasil, que praticamente não tem nenhum abalo sísmico, não se justifica o uso de concreto por ser algo mais “resistente”. Além disso, a madeira faz com que a temperatura do ambiente fique bem mais amena e agradável do que com concreto.

O tempo da construção fica bem menor usando madeira. Existem tecnologias atuais que fazem com que uma madeira vá se encaixando uma na outra, quase como um quebra-cabeça. As indústrias conseguem fazer com que essa madeira fique ainda mais resistente, duradoura e bonita especialmente para a construção, sendo essa mais uma das vantagens.

Mesmo sendo um pouco mais caro, o uso da madeira nas construções é uma atividade que pode trazer muitos benefícios a curto e longo prazo. Para saber mais sobre madeira, conheça o Grupo Selva Florestal, uma empresa comprometida com o reflorestamento e a produção de madeira responsável e, acima de tudo, sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…