Mahogany madeira é boa opção?

Continue lendo esse artigo, basta arrastar a página para baixo

Mahogany madeira é boa opção?

Apesar da mudança no nome, a madeira Mahogany é oriunda do Mogno Africano. Assim, vamos entender um pouco mais sobre ele e ver os motivos dessa espécie ser tão procurada para investimentos e comercialização. 

Madeira mahogany é boa no processo de reflorestamento foto: Grupo Selva Florestal

Como o mogno africano foi introduzido no Brasil?

O Mogno Africano, está entre as madeiras nobres mais cultivadas em todo Brasil, por causa do incrível retorno financeiro e, também, da ótima rentabilidade que ele apresenta. O Mogno possui um tom de madeira puxado para o rosa e com detalhes castanho-avermelhado, sendo muito usado na área de movelaria, construção civil e naval, além do uso ornamental e diversas outras finalidades.

A espécie da Khaya grandifoliola conseguiu se adaptar muito bem ao território brasileiro devido a facilidade com o clima brasileiro, o qual é bastante similar ao do seu continente de origem. O Mogno Africano chegou ao Brasil nos anos de 1970, mas só passou a ser difundido e comercializado entre 1980 e 1990, principalmente no estado de Minas Gerais. A espécie tem origem no continente africano, mas teve bastante destaque aqui no Brasil. 

O Mogno Africano se tornou uma das espécies nobres que mais possui um rápido tempo destinado para o crescimento, quando comparada a outras espécies de árvores. A idade da sua maturação fica entre 13 e 15 anos, isto é, a partir dessa idade a parte central da árvore, conhecida como cerne, é oficialmente formada. Pode parecer muito tempo, e até é, mas quando se trata de árvores esse é um período bastante curto. 

O plantio da espécie da Mahogany é realizado com cerca de 1.100 a 1.800 árvores por hectare. Isso acontece porque é preciso que haja uma certa competição entre as árvores na hora de obter luz e nutrientes, já que, dessa forma, elas vão conseguir crescer de maneira mais retilínea e rápida, aproveitando os primeiros anos. 

A madeira decorrente da árvore do Mogno Africano, e como consequência a Mahogany, é extremamente visada para o comércio, tanto no mercado nacional quanto no internacional, com foco principalmente no europeu. O seu plantio comercial é tido como bom um investimento a longo prazo para aqueles produtores que pretendem ampliar o patrimônio, por exemplo. 

A seguir veja mais sobre os benefícios de se utilizar a Mahogany.

Madeira Mahogany

Plantar Mogno Africano é um ótimo negócio. Logo, caso tenha oportunidade não fique de fora, já que a plantação do Mogno Africano pode ser uma atividade extremamente rentável, bem como servir de investimento para os produtores. Isso acontece porque a demanda da madeira no mercado interno e externo é alta, como já vimos acima, além do Mogno ser uma espécie que se desenvolve rapidamente. Ele, ainda, consegue ser um ótimo aliado na hora de fazer o reflorestamento e tem a sua comercialização agitada. 

Alternativa para o desmatamento

A Mahogany serve como alternativa para o desmatamento, pois sua característica biológica é  uma das principais vantagens que fazem dessa espécie uma alternativa perfeita para diminuir o desmatamento de florestas nativas e continuar atendendo a demanda do mercado. 

Por ter o tronco mais reto, a espécie auxilia no maior aproveitamento da madeira no momento de transformá-la para cortar, gerando um índice bem menor de perda da madeira. Além disso, essa árvore possui uma baixa presença de galhos e também de ramos, fator que contribui para a menor quantidade de formação de nós, deixando a madeira produzida bem mais homogênea e resistente.

Qualidade e cor da madeira

A madeira produzida pela Mahogany é muito usada para diversos fins comerciais, devido à raridade e beleza da espécie e do seu tom avermelhado. Como já foi mencionado, ela pode ser utilizada em diferentes produtos, sendo eles: confecção de móveis, acabamentos para veículos de luxo, fazer peças ornamentais sofisticadas (como adornos e esculturas), construção naval, marcenaria, instrumentos musicais e esportivos, bem como brinquedos, instrumentos de precisão, acessórios de luxo (como os anéis e os óculos). 

Ademais, o Mogno Africano pode se desenvolver em solos que não são tão férteis. Isso ocorre porque não foi somente por causa das similaridades com a terra de origem que a espécie conseguiu se adaptar facilmente ao Brasil. A grande absorção da árvore com o país se deu pelo fato dela não exigir solos extremamente férteis para terminar o seu desenvolvimento.​

Facilidade no controle de pragas e doenças

 Mogno possui uma facilidade muito grande no que se refere a pragas e doenças. Mesmo com o ótimo crescimento da espécie e a sua favorável adaptação ao clima e ao solo brasileiro, os plantios ainda não estão isentos de pragas e doenças. No entanto, o controle das pragas e doenças que acometem essa espécie é de fácil manejo e pode ser realizado momentos antes da plantação, quando se está estudando e trabalhando na terra.

Alto valor comercial

O que mais compensa quando se fala da Mahogany é a questão comercial, já que a árvore possui um valor de mercado muito alto, além de ser muito procurada dentro e fora do Brasil. A sua comercialização tem um bom retorno financeiro, com uma taxa interna de retorno (TIR) superior a 12% ao ano. Ademais, o custo com a implantação costuma ser baixo, variando de acordo com as condições de solo, relevo, clima, assim como a proximidade dos fornecedores e dos mercados a qual ela vai ser vendida. 

É recomendado analisar se a área escolhida para o plantio está apta para ter viabilidade econômica e florestal. Nesse mesmo estudo, será possível identificar se a propriedade consegue atender aos pré-requisitos da espécie e, também, às exigências necessárias para o plantio e o lucro.

Para fazer tudo isso de maneira correta, visando o sucesso do seu negócio, é essencial obter uma consultoria para o plantio de mahogany madeira.

Mahogany Madeira. | Foto: Grupo Selva Florestal

Pensando nisso, o Grupo Selva Florestal está disponibilizando um curso, o qual irá ajudar os produtores da área. Além disso, a empresa vende mudas e sementes, bem como realiza as consultorias para plantio de árvores. 

Estando no mercado desde 2006, o Grupo Selva Florestal se tornou especialista na atuação de reflorestamento, produção de mudas, recuperação de áreas degradadas, comercialização de sementes e projetos técnicos na área agroflorestal.

Matérias relacionadas

Acompanhe todas as máterias

Reflorestamento com mogno africano: Benefícios e impactos positivos

2024-04-18 16:00:00

Khaya Grandifoliola: Características e cultivo dessa variedade de mogno

2024-04-17 14:00:00

Khaya anthotheca: Descubra 5 curiosidades dessa árvore

2024-04-15 11:00:00

Khaya anthoteca: Conheça o mercado e a rentabilidade

2024-04-11 11:00:00

Khaya anthotheca: As principais características e benefícios

2024-04-08 08:00:00

Mogno Africano: Benefícios econômicos do cultivo

2024-04-04 08:00:00

Ultimas notícias da Selva

Especialistas em Mogno Africano

Reflorestamento com mogno africano: Benefícios e impactos positivos

2024-04-18 16:00:00

Khaya Grandifoliola: Características e cultivo dessa variedade de mogno

2024-04-17 14:00:00

Khaya anthotheca: Descubra 5 curiosidades dessa árvore

2024-04-15 11:00:00

Khaya anthoteca: Conheça o mercado e a rentabilidade

2024-04-11 11:00:00

Khaya anthotheca: As principais características e benefícios

2024-04-08 08:00:00

Mogno Africano: Benefícios econômicos do cultivo

2024-04-04 08:00:00