Mahogany madeira é boa opção?

Mahogany madeira, conhecida comercialmente como mogno, é um tipo de madeira nobre que foi introduzida no Brasil como uma nova alternativa para produção. A madeira mahogany, de tom rosado e castanho-avermelhado, pode ser usada em diferentes áreas, como movelaria, uso ornamental, construção civil e naval. Saiba, a seguir, se a madeira mahogany é boa e quais as características dessa madeira mogno.

Madeira mahogany é boa no processo de reflorestamento foto: Grupo Selva Florestal

Esse mogno, apesar de não ser uma espécie brasileira, pois é nativa da África, está entre as madeiras nobres mais cultivadas no nosso país devido ao alto retorno financeiro e rentabilidade do produto. A adaptação ao solo e clima brasileiro foi fácil para essa madeira, já que seu continente de origem apresenta características climáticas muito parecidas com o Brasil. Além disso, comparada às outras espécies nobres, ela apresenta tempo rápido de crescimento. 

Tendo em vista essas características e sua alta rentabilidade, seu plantio comercial tem se difundido e se popularizado pelos estados do país. Nesse sentido, você poderá conferir mais detalhadamente sobre a introdução desse mogno em solo brasileiro e suas principais qualidades.

Como o mogno africano foi introduzido no Brasil?

A espécie chegou ao Brasil na década de 70, mas foi difundida somente nas duas décadas seguintes através de plantios experimentais promovidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em várias regiões do país. O primeiro plantio de mogno africano foi feito no estado do Pará, e lá estão as árvores mais antigas dessa espécie, que já ultrapassaram os 40 anos de idade.

De acordo com a Embrapa Brasília, estima-se que a área plantada em território brasileiro já tenha ultrapassado 37 mil hectares em 2018, o que torna o Brasil um dos maiores produtores desse gênero.

Madeira Mahogany

O mogno africano apresenta diversas características únicas, o que o diferencia das outras espécies. Veja as características da mahogany madeira: 

Alternativa para o desmatamento

A característica biológica do mogno africano é uma das principais vantagens que fazem dessa espécie uma alternativa para diminuir o desmatamento de florestas nativas e atender a demanda do mercado. O tronco mais retilíneo auxilia no maior aproveitamento da madeira no momento de transformá-la em tora para a serrada, gerando um índice de perda menor da madeira. 

Além disso, essa planta apresenta baixa presença de galhos e ramos, fator que contribui para a menor quantidade de nós, isto é, a madeira produzida é mais homogênea e resistente.

Outra vantagem do mogno africano, quando comparada a outras espécies florestais nobres, é a rápida maturação biológica que se dá entre 13 e 15 anos, idade em que o cerne (parte dura da madeira) é formado.

Qualidade e cor da madeira

A madeira produzida por esta planta é usada para diversos fins comerciais, devido à raridade e beleza da madeira de tom avermelhado. Como já foi mencionado, é a mahogany madeira pode ser utilizada em diversos e diferentes produtos:

  • Confecção de móveis;
  • Acabamentos de veículos de luxo;
  • Sofisticadas peças ornamentais, como adornos e esculturas;
  • Construção naval;
  • Marcenaria;
  • Instrumentos musicais e esportivos, brinquedos, instrumentos de precisão, entalhes, torneados, acessórios de luxo como anéis, óculos e outros.

Quando se fala em instrumentos musicais, a madeira mogno é uma das utilizadas, mas também existem outras. Uma das opções que se destaca é a Ash, principalmente, para guitarras. Ela é mais dura, densa e pesada, e apresenta coloração mais clara. A sua densidade contribui para que o instrumento tenha um som brilhante, com médios e agudos mais definidos e melhor desempenho nos sustains.

Além da Ash, a madeira Rosewood também marca presença nos instrumentos musicais. Ela apresenta uma coloração que fica entre o vermelho e o marrom. É uma madeira de alta densidade, com muito sustain, alta reflexibilidade, muito estável, timbre grave e estalado. Muito utilizada em fundo e lateral de violões, além de escala, e em raros casos em corpos de guitarra e baixo. 

Facilidade no controle de pragas e doenças

Apesar de se desenvolverem muito bem no clima e solo brasileiros, os plantios de mogno africano não estão 100% isentos de pragas e doenças. Porém, o controle das pragas e doenças que esta espécie está sujeita é de fácil manejo, e pode ser feito antes mesmo da plantação, no processo de estudo e trabalho na terra.

Alto valor comercial

Seu plantio comercial é considerado um investimento de longo prazo para aqueles que pretendem ampliar o patrimônio ou se aposentar. Porém, para obter maior retorno financeiro e ter o máximo do potencial produtivo da floresta, é necessário ter alguns cuidados antes de realizar o plantio da espécie.

Ao falar sobre o manejo da floresta, para se obter madeira de qualidade e em diâmetros elevados para serraria, é recomendado analisar a aptidão da área para verificar a viabilidade econômica e florestal do local. Nesse estudo, é possível identificar se a propriedade atende aos pré-requisitos da espécie e às exigências necessárias para o plantio e o lucro.Nesse sentido, é essencial obter uma consultoria para plantio para aqueles produtores rurais e investidores interessados nas plantações de mahogany madeira.

Apreciação no mercado nacional e internacional

Além de ser bastante comercializada e popularizada no Brasil, o mercado internacional da madeira mogno também é bastante significativo, principalmente na Europa. Essas são algumas das particularidades da mahogany madeira que provam sua qualidade e o motivo pelo qual ela é altamente comercializada no Brasil.

2 respostas

  1. Estamos procurando investir no plantio de mogno, conversamos com ibf e fort florestal.
    Inicialmente pequena até entre 4 e 6hectares.
    Ja invisto pela radix, via debentures, eles me passaram o seu contato.
    Vcs trabalham no mesmo estilo do ibs-fort? Onde adquirimos a terra e vcs tocamo empreendimento.

    No aguardo, obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *