O processo de extração da madeira deve ter cuidados muito importantes para que não tenha nenhum prejuízo no meio ambiente, além de trazer danos econômicos no bolso de quem está fazendo esse trabalho. Esse processo demanda muita atenção e muito rigor por parte de quem está trabalhando na extração de madeira, pois não devemos desperdiçar nada sobre as árvores, já que isso prejudica o mundo.

De diversos modos, existem a extração da madeira de um jeito legal e outra de forma ilegal, ambas podem prejudicar o meio ambiente, mas a ilegal tem danos irreversíveis. Já a legal tem muitas etapas para que esses danos ambientais não ocorram de maneira forte e, assim, trazendo material para os processos e ainda mantendo tudo ambientalmente bem.

Portanto, é de suma importância que esse artigo possa responder todas as dúvidas que existem sobre o processo de extração da madeira, pois tudo isso pode evitar a perda de bens ambientais incríveis e danos econômicos pelas empresas. Veja a seguir todo o processo de extração da madeira e saiba como acontece as etapas para isso.

Descubra tudo sobre extração de madeira. | Foto: Grupo Selva Florestal

O processo de extração da madeira deve possuir algumas etapas que não podem ser puladas, pois isso pode ser perigoso para o meio ambiente e isso pode atrapalhar na qualidade do material que será extraído daquela árvore que foi derrubada.

Para que essa árvore possa ter uma extração de qualidade, segura e sem causar danos ambientais, devemos nos atentar em diversos métodos que existem para que essa retirada da árvore seja feita da melhor maneira. Tudo pode fazer a diferença no momento em que está ocorrendo o processo de extração da madeira, pois é uma etapa que exige muito cuidado.

Portanto, saber quais os melhores cortes para que a extração ocorra 100% boa e não saia tudo errado. Não adianta apenas ir lá cortar e não saber como isso influencia no restante, pois o corte pode levar para que o carregamento e transporte seja ruim. Sendo assim, saiba todos os processos de forma perfeita e respeite eles, já que isso vai além apenas de dinheiro e, sim, meio ambiente. 

Sabendo que existem diversos cortes para serem feitos durante o processo de extração da madeira, decidimos montar esse artigo para mostrar quais são e suas vantagens. Descubra!

Estimativas dos cortes permissíveis e abate

Vamos lá para os cortes que podem serem feitos durante o processo de extração da madeira:

Corte Raso

Essa técnica de corte é usada para eliminar todas as árvores de certa área, geralmente esse método é feito para árvores do tipo: bordo, pinheiro de cedro, eucalipto e bétula de papel. Pois, essas são as que precisam mais de luz solar. Porém, o corte raso tem caído bastante na sua utilização por conta do seu valor econômico e, também, por causa do meio ambiente.

Shelterwood

A shelterwood é muito usada para fazer a extração de árvores mais maduras, que possuem em torno de 10 a 15 anos de vida. Esse processo de extração da madeira é feito em árvores maduro, pois elas tendem a trazer sombra para mudas que estão para crescer.

Uma Árvore Com Sementes

Esse processo de extração da madeira é feito colocando algumas árvores com distanciamento uma da outra, geralmente é usada 5. Desta forma, acontece que essas árvores acabam soltando sementes que transformam o local em reflorestamento natural, para que no futuro exista novas árvores. Nesse tipo de corte é requisitado que quem faça, pense em árvores que possuam um grande crescimento, boa capacidade de semear e tenha um fortalecimento contra ventos fortes.

Seleção De Grupo

Um dos processos de extração da madeira que exigem mais gasto econômico para que seja feito. Esse método é usado bastante em árvores que sejam mais tolerantes à sombra, em um pequeno espaço. Assim, é gerado um espaço maior para árvores que gostam de receber a luz do sol. Ela é feita de maneira em que cria um desmatamento em pequena escala sobre as árvores que possuem 40 a 50 anos.

Escolha uma árvore

Esse método é bastante usado para árvores que são mais adequadas com a sombra e não as que gostam de receber luz solar. Sendo assim, elas são retiradas das árvores mais maduras, de má qualidade ou que estejam atrapalhando as outras de maneira única. A vantagem maior desse processo de extração é que existe uma alimentação constante de madeira saindo para serem carregadas e transportadas. Além disso, ela é boa para evitar danos nas outras árvores que estão para crescer no local.

Abate, arraste, carregamento e transporte

Para que o processo de extração da madeira seja feito de maneira boa para o bolso e para o meio ambiente. Devemos saber algumas coisas que podem ser fundamentais para que essas etapas sejam cumpridas.

Para isso, temos que saber quais maquinários serão usados nesses processo, certo? Nada adianta usar equipamentos ruins para tentar fazer um processo bom. E cada maquinário se sai melhor com um tipo de corte, se atente sobre isso. Após isso, a construção de estradas e escadas para as madeiras. Já que esse processo pode auxiliar no custo gasto durante os processos e diminuição do dano ao meio ambiente.

Com isso, é necessário seguir colocando o tempo que será feito os serviços de extração da madeira, pois isso facilita em como serão feitos os transportes da toras extraídas. Um ponto importante é ter um corte direcionado, pois isso evita que acabe com as árvores, que os trabalhadores sofram acidentes e tenham um armazenamento tranquilo.

Para finalizar, o proprietário ou gestor florestal deverá fazer alguns passos para terminar o serviço. Limpagem dos acampamentos usados durante os serviços, fechamento das estradas usadas para transporte e armazenamento das árvores. E também, a restauração do solo para continuar uma vegetação no local. Por final desse processo de extração da madeira, deve se ter um relatório completo sobre o estado florestal que ficou e tudo sobre a pós-extração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *