EnglishSpanish

Qual a cor da madeira de mogno africano? tem mais de uma? Saiba mais

Cada vez mais a busca por madeira de qualidade tem se intensificado, é nesse cenário que entram a possibilidade de cultivo de mogno africano. A madeira oriunda de mogno africano é considerada pelo mercado como “premium” e é utilizada em peças com maior refino e preço. 

Portanto, o seu cultivo possui algumas peculiaridades e cuidados que precisam ser seguidos para que a plantação consiga no longo prazo trazer um bom corte para ser utilizado na indústria. Além disso, a cor da madeira de mogno africano afeta diretamente na produção da indústria, portanto confira, abaixo, as peculiaridades a respeito da cor de mogno. 

Saiba cor mogno africano. | Foto: Grupo Selva Florestal

O plantio de mogno africano no Brasil tem grande expectativa de sucesso, uma vez que essa planta é originária da África Ocidental, mais especificamente da Costa do Marfim, Gana, Togo, Benin, Nigéria e Sul de Camarões, que possui algumas características climáticas similares ao clima brasileiro. 

Apesar de haver uma espécie de mogno oriunda do solo brasileiro, ela se encontra sob ameaça de extinção, o que acaba dificultando a utilização e o corte dessa madeira para finalidades comerciais. Portanto, acaba sendo mais viável financeiramente e ambientalmente investir na planta originária do continente africano.

Apesar das similaridades climáticas, existem alguns cuidados que são necessários com o solo e com a árvore para que o cultivo ofereça uma madeira mercadologicamente aceita e propícia para a utilização da indústria. Isso é sem fungos, ou pragas, garantindo que a madeira esteja em condições para ser utilizada em diversos setores como a confecção de móveis, instrumentos musicais, construção naval e de interiores.     

Qual a cor da madeira de mogno africano?

A cor de uma árvore e a sua madeira depende de diversos fatores, tanto de questões climáticas quanto de questões genéticas de cada planta. Portanto, é bastante comum que não exista um padrão de coloração único, o que acaba fazendo das peças feitas originalmente de madeiras mais únicas, já que a beleza está justamente na utilização de uma “arte” feita pela natureza. 

Além disso, as árvores possuem normalmente algumas colorações distintas que se destacam à medida que se chega mais ao centro do tronco. Portanto, as partes mais externas possuem uma coloração e a parte do “miolo” possui outra coloração. Com isso, normalmente essas partes são dissociadas para a fabricação de peças em madeira com uma uniformidade na cor, mesmo que apresente tons um pouco mais diversos. 

Utensílios feito de madeira de desbastes de mogno africano – Foto: Mais verde madeiras.

Tem mais de uma?

Portanto, como já evidenciado acima, existem ao menos duas colorações de mogno africano, o alburno (parte mais externa) possui uma coloração marrom-amarelada, enquanto o cerne (parte mais interna) apresenta uma coloração marrom-avermelhada mais escura, em comparação ao alburno. 

Então, é bastante comum que se encontre peças mais claras ou mais escuras de acordo com a parte da madeira que se é utilizada, mas é bastante recorrente que as peças oriundas do mogno africano tenham a coloração mais escura tal qual o cerne da árvore. 

Cultivo de mogno no Brasil

O mogno africano precisa de diversos cuidados durante o seu plantio, já que diversos outros cultivos mais comuns acabam não tendo essa necessidade, justamente por já serem espécies adaptadas ao solo e ao clima brasileiro, seja de modo natural, ou através de modificações genéticas. Com isso, confira alguns dos principais cuidados que se deve ter durante o cultivo dessa planta.

Escolha de mudas certificadas e de qualidade

O primeiro passo para um cultivo bem sucedido, de qualquer tipo de planta, é a escolha das mudas e sementes, com uma origem conhecida e que apresentem certificação e algum comprovante de qualidade e originalidade. Isso é necessário, porque dentro da venda de insumos agrícolas, é bastante comum que haja a falsificação de sementes e mudas, para que elas possam ser vendidas como espécies mais caras. Além de ser crime, pode acabar afetando toda a sua produção pela questão de competitividade, e também pela questão das pragas. 

Prepare o solo

Tendo em vista que o mogno africano é uma planta não-natural do Brasil, o que faz com que seja necessário, mesmo diante de semelhanças genéticas com a espécie brasileira, um preparo do solo, durante o pré-plantio. Nesse preparo deve ser avaliado a necessidade de utilização de uma suplementação de nutrientes para o solo, uma vez que a escassez de nutrientes prejudica o desenvolvimento das mudas.  

Poda excessiva

A poda excessiva é um problema que pode também arruinar sua plantação. Uma vez que é realizada a poda excessiva, a árvore se torna muito mais suscetível a lesões no corpo da árvore que podem desencadear em contaminações e demais “doenças”, sendo um problema para o plantio. 

Em contrapartida, uma poda inexistente ou ineficiente, pode ser a responsável pela grande contaminação por pragas ou fungos. Portanto, sempre siga um padrão na hora de podá-las. 

Desbaste a área

Para evitar a morte de diversas mudas pela competição e a escassez de nutrientes que ela acaba causando, é necessário desbastar a área próxima do local de plantio de mogno. Na hora de realizar o plantio é necessário garantir um espaçamento entre as mudas, para garantir que exista nutrientes suficiente para atender a demanda das mudas. 

Ao não realizar o desbaste, a competição por nutrientes acabará causando de maneira natural, logo é melhor precaver evitar perdas significativas do seu investimento. 

Irrigação e corte

A irrigação e o corte são fundamentais, a primeira por sua vez garante que exista o desenvolvimento esperado das mudas. Ela pode ser feita de maneira natural, através das chuvas e dos lençóis freáticos, mas também pode ser feita de maneira artificial se a quantidade de chuva na região for menor que a necessária. Já o corte é o produto final no plantio, portanto ele precisa ser feito no período certo, até mesmo para valorizar ainda mais o seu produto agrícola. 

Agora que você conhece a respeito da cor mogno africano e também como cuidar das mudas dessa espécie, faço o convite para que você conheça o Grupo Selva Florestal. Lá você encontrará mais informações a respeito do mogno africano e de diversas outras espécies, inclusive com a comercialização de mudas e sementes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…