EnglishSpanish

Quantos metros cúbicos tem uma árvore de Mogno Africano? entenda

Quantos metros cúbicos tem um mogno africano é uma pergunta frequente por quem quer plantar essa espécie. Essa medida afeta a rentabilidade final do projeto e é resultado de um bom planejamento e manejo do plantio.

Em plantações puras em áreas com boas credenciais florestais, ao utilizar níveis de manejo desenvolvidos, estima-se que uma árvore de mogno africano atinja mais de 1 m3 de tora ao final de seu ciclo, podendo variar entre 18 e 25 anos.

No caso do plantio de mogno puro, o espaçamento mais adequado é aquele com melhor custo-benefício para promover um bom desenvolvimento florestal: esbeltez, retilineidade, altura do tronco, cilindricidade e opções maiores, melhores fatores de forma, maior produtividade, maior mineralização da matéria orgânica matéria, fechamento rápido do dossel e custos operacionais mais baixos.

Essas vantagens interagem entre si, competindo entre as árvores plantadas por mais luz e nutrientes no solo. É essa competição que faz com que o mogno africano cresça mais reto e produza menos ramos laterais. Neste texto, vamos saber mais sobre a árvore Mogno Africano!

Saiba a quantidade de metro cúbico mogno africano árvore. | Foto: Grupo Selva Florestal.

Existem 3 tipos de medidas de volume para madeira: metro cúbico (m³), metro estéreo(st) e metro de carvão (mdc). Neste artigo você aprenderá a calcular o volume de uma árvore, medido em metros cúbicos, para isso usaremos o exemplo da espécie de mogno africano.

Ao plantar florestas comerciais, existem alguns pontos que devemos levar em consideração ao planejar e plantar árvores. Por exemplo, o tamanho da área cultivada, as espécies arbóreas escolhidas, o espaçamento ideal entre as árvores, a finalidade da floresta, a adequação do terreno e o nível de manejo do uso. Tudo isso afeta a produtividade e a qualidade do produto final (ou seja, madeira).

A limpeza do mogno africano costuma ser realizada entre os 18 e 25 anos. Neste ponto, o tronco de árvores de mogno africano é de cerca de 1 metro cúbico quando plantado em um sistema puro. O valor de mercado de cada metro cúbico de toras redondas pode atingir cerca de 600 euros. Esses valores variam de acordo com o diâmetro da árvore.

De acordo com a International Tropical Timber Organization (ITTO), a madeira de mogno africano, que foi seca ao ar livre a € 595/m3 em 2009, começará a ser comercializada a € 1.239/m3 em 2022. Valorização de 108, período de 24%. Esses valores correspondem a madeiras vendidas em FAS 25 a 100mm x 150mm x 2,4mm de espessura.

É importante lembrar que a produção de madeira de uma floresta não acontece de uma só vez, pois a extração da madeira é feita por meio de manejo regular, também conhecido como raleio ou desbastes. O manejo do desbaste é uma das principais atividades da silvicultura, através do qual o desbaste pode “formar” sua floresta, permitindo que o mogno africano obtenham boa construção e maior valor econômico. Além do benefício financeiro para a gestão, com isso, é possível prever a idade dos cortes e obter retornos mais rápidos.

No quarto ano, é necessário realizar o primeiro desbaste, com o objetivo de deixar apenas as árvores de melhor formato e caules retos para o crescimento de maior diâmetro e o desbaste necessário. Esta madeira cortada também é muito útil para fazer plataformas, construir cercas, celulose e produção de estacas.

Tipos de medições volumétricas do Mogno Africano

Existem 3 tipos de medidas de volume para madeira: metro cúbico (m³), estéreo (st) e metro de carvão (mdc). Neste artigo você aprenderá a calcular o volume de uma árvore, medido em metros cúbicos, para isso usaremos a espécie de mogno africano como exemplo.

O metro cúbico (m³) é a unidade básica no sistema internacional e refere-se ao cálculo da madeira empilhada no mesmo molde (1 m de largura x 1 m de comprimento x 1 m de altura), onde não há espaço vazio, onde a madeira blocos (tábuas, travessas, Liang et al) se encaixam perfeitamente.

As medições de madeira podem ser calculadas determinando o volume de troncos de árvores, pilhas de lenha, árvores em pé e povoamentos florestais inteiros. As árvores estão aumentando de tamanho a cada ano, tanto em diâmetro de tronco quanto em altura, por isso é necessário monitorar e acompanhar esse aumento, que corresponde ao crescimento da floresta.

A comercialização de madeira é mais comum em madeireiras e serrarias, pois estamos lidando com florestas comerciais de mogno africano. Para isso, é necessário conhecer o volume da parcela de plantio. Além disso, é importante determinar o número de anos e os tipos de desbastes a serem feitos ao longo do ciclo para promover o crescimento das árvores remanescentes.

A destinação dos produtos produzidos na colheita pode ser definida em função do tamanho da madeira produzida após o corte. No caso do Mogno Africano, o foco está nas serrarias, resultando em toras mais retas, árvores com maior altura de caule e cilindricidade. Essas propriedades da madeira podem ser alcançadas com um manejo adequado.

Como a medição é realizada?

Agora que temos uma melhor compreensão dos fatores que afetam o volume de toras da árvore, vamos entender como calculá-lo. Primeiramente, é necessário conhecer o “Form Factor”, que é o resultado do cálculo do cubo de várias árvores da mesma espécie.

O fator de forma converte o volume cilíndrico obtido usando altura e altura do peito (DAP) para o volume real da árvore, pois a forma da árvore não é cilíndrica porque o diâmetro diminui de baixo para cima (a árvore afina em função da altura). Com os valores do fator de forma, altura comercial e diâmetro à altura do peito (DAP), pode-se estimar o volume da árvore.

Grupo Selva Florestal

Visite o site do Grupo Selva Florestal e saiba mais sobre o Mogno Africano e outros tipos de madeira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…