Quer investir em plantio de mogno mas não tem terras? Saiba se é possível

Você já pensou em fazer um investimento que pode trazer muito retorno e, além disso, ser sustentável? Sim, isso existe. Investir na plantação de uma floresta de mogno africano é uma ótima estratégia para obter lucros em longo prazo e ainda ajudar o meio ambiente. E, para isso, não é nem preciso ser um proprietário de grandes terras, hoje em dia existem opções mais fáceis e acessíveis para você virar um investidor verde.

Continue a leitura para entender melhor sobre o investimento em mogno africano!

Por que investir em Mogno Africano?

Antes de qualquer coisa, vamos falar sobre as características do mogno africano. Um exemplar pode atingir de 40 a 50 metros de altura, a madeira mogno é muito grossa e tem uma coloração marrom avermelhada com cascas rugosas. 

Por ser uma madeira forte e resistente, ela é utilizada em diferentes setores da economia, sendo fortemente usada na construção civil e naval. A indústria moveleira, principalmente da América do Norte e da Europa também usam o mogno africano para a fabricação de móveis.

Outra utilização do mogno africano é para a fabricação de instrumentos musicais. É possível encontrar violinos, violões e guitarras produzidos com essa madeira. Inclusive instrumentos de nível profissional que são vendidos por altos valores. 

O investimento em uma floresta de mogno africano é para longo prazo, talvez pensando na aposentadoria ou em um plano bem distante, devido ao tempo do corte da madeira. Em média, o corte ocorre entre o décimo terceiro e o décimo quinto ano de idade da muda.

Mas, apesar da demora para se ter retorno, é um bom investimento, ainda mais para quem busca diversificar seus ativos. A procura por essa madeira e o seu preço no mercado fazem com que a venda traga lucro para os proprietários da floresta de mogno africano. E a espécie está bem adaptada ao solo do nosso país.

O mogno africano chegou ao Brasil na década de 70 e ficou muito popular nos anos seguintes. A espécie mais encontrada por aqui é a Khaya grandifoliola, originária do Mali, Senegal, norte de Camarões, Uganda e Sudão.

Qual o retorno de se investir em mogno?

O retorno do investimento em um hectare de mogno africano, o que dá 10 mil m², gira em torno de 500 mil reais, o que é bastante dinheiro para a realidade do nosso país.

Qual a melhor região para plantar mogno africano?

O mogno africano não tem uma alta exigência de fertilidade de solo, ele se dá muito bem em solos profundos com texturas médias. Um bioma muito interessante para a madeira africana é o Cerrado, localizado na região central do Brasil. Mas é possível encontrar florestas de mogno desde Santa Catarina até o Pará, essa é realmente uma espécie que se adaptou bem ao nosso país.

Como investir em mogno africano sem ter terras?

Agora que você já sabe todas as vantagens e qualidades do mogno africano, é hora de investir nesse ativo. Mas, você pode estar se perguntando, como investir em mogno se eu não tenho terra? Agora é possível e muito viável.

Existem polos florestais no Brasil, onde é possível comprar apenas lotes de terras para plantar o mogno africano. E isso sem se preocupar em testar a qualidade da terra, do solo, regar e adubar. Aliás, existem empresas que cuidam disso tudo para você.

Agora vamos ver as vantagens de se comprar uma área em um polo florestal para investir em plantação de mogno africano!

Terras com baixo custo

Por ser um lote pequeno e não uma área enorme, o preço será bem reduzido e assim você terá um lucro ainda maior.

Lotes desenvolvidos e preparados

Você não vai se preocupar em ver a qualidade do solo e ficar procurando terras férteis para o plantio, uma equipe de profissionais vai cuidar disso tudo para você.

Equipe de profissionais especializados

Você não precisa ser um agricultor, um grande entendedor de plantação, você terá ajuda de um time qualificado e especializado para te auxiliar e cuidar de tudo. Desde o preparo da terra, plantio, corte, todas as etapas serão feitas por profissionais que vão trabalhar no local. E, qualquer dúvida é só entrar em contato com eles, é possível até receber vídeos de como está a sua floresta de mogno.

Facilidade no processo de compra do lote ou arredamento

Achar uma área boa para o plantio, com condições climáticas ideais, pode ser uma tarefa difícil para quem não conhece. Por isso uma equipe de profissionais especializados já deixou tudo preparado, é só comprar um pequeno lote. E todo o processo pode ser feito de forma online, inclusive hoje em dia já é possível assinar documentos virtualmente, então você nem vai precisar sair de casa para começar a investir em mogno africano.

A floresta de mogno é melhor do que a poupança?

Tudo depende dos seus objetivos e planos para o futuro, pois ambas têm seus benefícios e também pontos ruins. No quesito liquidez (o tempo que leva para poder ter o dinheiro na conta), a poupança leva vantagem porque você pode retirar o dinheiro a qualquer momento, e com a floresta de mogno é mais complicado. Você até pode receber pelas mudas antes do corte, mas para isso é preciso fazer um contrato de compra por antecipação, mas não é um processo rápido e fácil.

Entretanto, por ter uma liquidez diária, o retorno da poupança é muito baixo, às vezes acaba rendendo abaixo da inflação, então você não terá lucros tão altos com esse investimento. Já o rendimento do mogno gira em torno de 12% acima da inflação ao ano e a inflação no Brasil sobe a todo instante. 

Mas, é importante lembrar que o tempo médio de corte das árvores é entre o décimo oitavo ao vigésimo, então se trata de um investimento a longo prazo. O que não significa que é um ativo ruim, muito pelo contrário. Ele pode ser uma boa opção para quem está pensando em se aposentar, tudo é questão de ver seus objetivos e necessidades.

As florestas de mogno são um investimento verde, escolhendo ele você ajuda a diminuir o desmatamento, preserva o meio ambiente e ajuda a natureza. Então, invista já na sua floresta de mogno com a Selva Florestal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.