Saiba aqui quais as melhores épocas para plantar florestas comerciais

Entenda a importância de saber qual a melhor época para iniciar o plantio de florestas. Além disso, saiba qual a época propícia para plantar o mogno. 

Após escolher qual espécie de árvore plantar, é necessário avaliar suas características e propriedades. A partir daí surgem inúmeros questionamentos técnicos com o intuito de diminuir a probabilidade de mortalidade durante o plantio. Dessa forma, uma das primeiras preocupações que o empreendedor deve ter antes de iniciar o plantio de florestas comerciais é saber qual a melhor época para plantá-las. 

Para que você não tenha surpresas e não cometa o erro de realizar o plantio de florestas em épocas que desfavorecem as suas mudas, através desse artigo vamos apresentar qual é o período do ano mais conveniente para iniciar sua plantação. 

Época de chuvas é sempre o momento ideal para iniciar o plantio de florestas. | Foto: Grupo Selva Florestal.

Por que devo me preocupar com a melhor época para plantar?

Assim que compramos as mudas devemos ter a noção de que elas são sensíveis, delicadas e exigem muita atenção e cuidado. Por estarem em fase de crescimento, necessitam receber o máximo de nutrientes possíveis para que possam se desenvolver, a fim de se tornarem árvores fortes e saudáveis. 

Apesar de já formadas, as raízes, nessa fase, são pequenas e superficiais, em outras palavras, elas ainda não se fixaram no solo para conseguir absorver de modo estável os nutrientes. As raízes conseguem apenas absorver substâncias que estão situadas na superfície do solo. A fase em que a muda irá enraizar no solo, chamamos de “pegamento”. 

Por essa razão que a melhor época para realizar o plantio de florestas na estação que possui o maior índice pluviométrico, ou seja, na estação que apresenta o maior índice de chuvas anual para que, assim, as raízes consigam captar mais nutrientes e consequentemente se desenvolvam de uma forma mais saudável, aprofundando as raízes no solo. Desse modo, é muito comum realizar o plantio de florestas comerciais entre setembro e janeiro. 

A chuva é fundamental pelo fato das mudas não disporem de raízes muito extensas para captar os nutrientes nas camadas mais profundas do solo. Com o auxílio da água os nutrientes são transportados até a raiz. Essa etapa de enraizamento é denominada “pegamento”, sendo considerada uma das mais importantes para se conseguir um plantio de florestas comerciais de sucesso. 

É importante também ter em mente que somente o índice pluviométrico não é o bastante para se obter uma floresta comercial de êxito, visto que é necessário avaliar fatores como o solo, clima, relevo, aptidão da região, entre outros elementos. Vale lembrar que as chuvas muito intensas e em um curto período de tempo podem atrapalhar o plantio de florestas, uma vez que o solo se torna lamacento dificultando o plantio das mudas. 

Porém, o contrário não é recomendável. Um intervalo de tempo muito longo sem chuvas, faz com que o solo fique muito seco em virtude da estiagem. Logo, se você quiser realizar um plantio de florestas comerciais, o qual a natureza agirá em seu favor, é necessário iniciar a plantação na época correta. Não se esqueça que além do nível de precipitação, é importante estar atento a outros fatores como qualidade das mudas, preparação do solo, planejamento do plantio de florestas, monitoramento, entre outros. 

Qualidade das mudas: é importante ter uma noção da procedência das mudas. Todos os processos necessitam terem sido cumpridos com eficácia desde a germinação da semente até a rustificação. 

Preparação do solo: antes de iniciar o plantio de floresta, faça uma análise química do solo para apontar possíveis carecimentos nutricionais existentes. Isso contribuirá  para o desempenho das mudas. 

Planejamento do plantio de florestas e desbastes: Procure planejar cada etapa do seu plantio de florestas e também o momento certo de realizar cada desbaste. Se necessário, conte com o auxílio de algum especialista. 

Monitoramento pós-plantio: após o plantio de florestas é preciso monitorar e também empregar toda a manutenção exigida na região para que a sua plantação apresente um bom desempenho. 

Faça uma escolha consciente a respeito de sua muda

Sempre se certifique se a muda é climatizada e rustificada, isto é, se ela foi desenvolvida em ambiente que simula todas as possíveis situações que possam vir a ocorrer no campo, desse modo, ela já irá apresentar uma resistência maior em relação às outras que não foram submetidas a esse processo.

E também verifique se as raízes delas estão bem desenvolvidas, ou seja, se estão bem formadas de maneira que, ao tirar a muda do tubete ou vaso, você seja capaz de enxergar as raízes da planta. Se a resposta for positiva isso significa que ela está preparada para ir a campo.

Épocas propícias para plantar mogno

O mogno africano é uma das plantas mais utilizadas no plantio de florestas comerciais. 

Você pode plantar o mogno em qualquer época do ano, porém o mais adequado é a estação que apresenta o maior índice pluviométrico anual. 

Se porventura, você decidir plantar o Mogno Africano em época de estiagem, que não possui um alto índice de ocorrência de precipitações, é importante você irrigar a plantação. Caso contrário você não irá conseguir a produtividade esperada devido ao alto índice de mortalidade das mudas. 

Assim, a época de alta pluviometria é entre os meses de setembro e janeiro. No entanto, isso depende também da região em que você realizará o plantio de florestas. Confira a seguir, os índices pluviométricos de cada região: 

Norte: A época mais chuvosa se dá entre o verão e o outono, com exceção de Roraima e o norte da Amazônia em que boa parte das precipitações ocorre no inverno. 

Nordeste: O período de maior índice pluviométrico se dá entre janeiro e meio, podendo chegar até o mês de agosto se você tiver sorte. 

Centro-Oeste: O período mais chuvoso é entre novembro e março. Durante o inverno as chuvas são raras. 

Sudeste: A grande parte das chuvas inicia em setembro, porém, o maior índice de precipitações acontece em janeiro. 

Sul: A época mais chuvosa é entre outubro e janeiro. 

Um bom planejamento é o segredo para o sucesso! | Foto: Grupo Selva Florestal.

Por fim, vale lembrar que o melhor a se fazer é analisar todas essas informações e se planejar antes de iniciar o plantio de florestas visando sempre o melhor desempenho para seu negócio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.