EnglishSpanish

Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

O inventário florestal é um documento realizado em áreas de plantações ou de reservas ambientais que tem como principal finalidade levantar as principais características sobre o lugar. Conheça os tipos, a importância do inventário florestal e como fazê-lo.

O inventário florestal pode ser feito em reservas ambientais ou em plantações privadas. | Foto: Grupo Selva Florestal.

O que é inventário florestal?

O inventário florestal é um documento que tem como principal objetivo catalogar todas as espécies e exemplares presentes dentro de um determinado espaço. Para isso, é preciso colher algumas informações de cunho qualitativo e quantidade para que os resultados que discorrem sobre planejamento estratégico, fluxo de atividades, monitoramento das espécies, ciclos de corte e outros sejam os mais certeiros possível. 

Para que um inventário florestal esteja completo, ele precisa ter as seguintes informações: estimativa da área; descrição da topografia; mapeamento da propriedade; descrição de acessos; facilidade no transporte de madeira, estimativa da quantidade e qualidade de diferentes recursos florestais; estimativa de crescimento. 

Para que serve o inventário florestal?

A importância do inventário florestal é muito grande. Toda plantação, seja ela comercial ou reserva ambiental, tem uma finalidade de existência. Para que ela cumpra seu objetivo, é preciso que ela passe por uma série de etapas, e tem muita coisa que pode dar errado em cada uma dessas fases. 

Por meio do inventário florestal, é preciso perceber quais mecanismos não estão funcionando da forma como deveriam e, a partir daí, construir estratégias que melhorarão o funcionamento orgânico da floresta em questão.  A principal finalidade do inventário florestal é ter um controle acerca de uma plantação, uma floresta e ou uma reserva, fazendo com que a saúde das espécies existentes na área analisadas se mantenha em dia. 

Tipos de inventário florestal

Existem cinco principais tipos de inventário florestais que variam basicamente de acordo com a proposta do projeto que fará esse documento ou com o tamanho e a proporção da região que será analisada. 

Inventário de cunho tático

O inventário florestal de cunho tático é muito usado por empresas florestais, principalmente aquelas que possuem uma plantação de determinada espécie para a venda. 

Durante a realização desse documento, serão analisados alguns dados que ajudarão a melhorar a produção dessas árvores, como a dinâmica florestal, elaboração de planos de exploração florestal, fazendo com que o empreendimento vá aumentando o seu lucro. 

Inventário de cunho estratégico

O inventário de cunho estratégia é utilizado muito pelo governo para que eles possam traçar uma boa política de conservação, de uso dos recursos e de desenvolvimento das áreas de reserva ambiental.

Inventário florestal nacional

O inventário florestal nacional é também usado principalmente pelo governo. Nele, há uma análise das informações da cobertura vegetal de todo um país. Ele também serve para que possam ser elaboradas políticas de conservação das áreas ambientais, assim como captação de recursos e desenvolvimento consciente. 

Inventário florestal regional

O inventário florestal regional funciona praticamente da mesma maneira que o nacional, a principal diferença é que o espaço de análise das plantas é menor, se limitando a estados e ou a regiões. Por causa disso, os resultados aqui tendem a ser mais completos e detalhados que o nacional. 

Inventário florestal de área restrita

O inventário florestal de área restrita é usado com mais frequência em ambientes florestais que serão explorados. Durante a elaboração do documento, é analisado o potencial de utilização imediata do lugar e, se não, elaborar projetos de extração legal e planos de manejo.

Quanto custa fazer um inventário florestal?

Não é possível dar um número exato de quanto custa um inventário florestal, uma vez que esse valor passa por algumas variantes como a finalidade do projeto e o tamanho da área analisada. Em um primeiro momento, entretanto, é preciso alertar sobre a necessidade da contratação de um especialista na área. 

Um profissional conseguirá fazer esse inventário florestal e interpretar da melhor forma possível. Esse trabalho, que levantará os pontos fortes e os fracos da plantação, ajudará muito a alinhar o andamento do projeto com a expectativa, fazendo com que a realização desse documento atenda a sua principal finalidade. 

Existe uma fórmula que consegue resultar em uma ideia do quanto um inventário florestal pode custar. Considerando a fórmula aplicada em um árvore de 3,5 metros cúbicos: V = 3,1416 x (DAP)² x 1/4 x H x 0,7 (fator de forma) x 0,9 (fator de aproveitamento). Atualmente, esses dados podem ser gerados automaticamente por meio de softwares e ou programas digitais.

Como fazer um inventário florestal?

Para fazer um inventário florestal, é preciso considerar quatro principais etapas:

Profissional

O inventário florestal é um documento muito grande, que contém diversas informações que devem estar bem detalhadas. Por isso, a sua elaboração deve ser feita por um profissional da área, isso com o principal objetivo de que o trabalho seja bem feito e cumpra a sua finalidade. 

Análise da área

Para analisar a área, considerando principalmente aspectos de tamanho e de qualidade do solo, é preciso ter um objetivo de projeto bem estabelecido. De acordo com a proposta apresentada, a análise vai se direcionando pelo caminho mais adequado, para que os resultados possam atender as expectativas. 

Coleta de dados

É durante a coleta de dados que o trabalho começa a ficar um pouco mais árduo. Nesse momento, são usadas diversas ferramentas que ajudarão bastante a coletar todas as informações que possam estar na cara ou escondidas dentro da área que será analisada. Essa fase costuma ser a mais demorada de todas.

Processamento dos dados

Após a coleta de todos os dados, chega a hora da última etapa do inventário florestal: o processamento de dados. Nesse momento é feita a interpretação de todas as informações que foram coletadas e, após um tempo, os resultados são processados e entregues para quem solicitou esse documento.

É super interessante utilizar do inventário florestal para fazer com que uma plantação de mogno africano seja bem sucedida. Conheça o Grupo Selva Florestal, uma empresa especializada e com uma alta carga de experiência que presta consultoria para que plantações de mogno africano atinjam seu maior valor de lucro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…