EnglishSpanish

Saiba o que é um inventário florestal, para que serve e aprenda a fazer

Para uma melhor conservação, planejamento e bem estar, o inventário florestal visa diagnosticar as condições produtivas de uma floresta ou reservas ambientais. Conheça as principais ferramentas e todo o processo de diagnóstico e prognóstico acerca dos recursos naturais a seguir.

O que é Inventário Florestal?

O Inventário Florestal é um procedimento legal que documenta as informações sobre as características quantitativas e qualitativas de uma determinada região, floresta ou reservas ambientais. É a técnica de medição e obtenção de informações das espécies existentes numa determinada área.

Saiba tudo sobre o inventário florestal nacional e como fazer um inventário florestal. | Foto: Grupo Selva Florestal

Por meio desses dados, é possível entender o planejamento estratégico, fluxo de atividades e monitorar espécies, ciclos de corte, tratamentos e até mesmo identificar com maior facilidade possíveis ocorrências e implementar planos de ações para evitar danos ou prejuízos.

Um inventário florestal completo pode fornecer as seguintes informações e dados:

  • Estimativa da área;
  • Descrição da Topografia;
  • Mapeamento da propriedade;
  • Descrição de Acessos;
  • Facilidade no transporte de madeira;
  • Estimativa da quantidade e qualidade de diferentes recursos florestais;
  • Estimativa de crescimento (ideal que esses dados sejam periodicamente atualizados, para fins de acompanhamento, análise e comparativo.

Para que serve o inventário florestal?

Antes de mencionarmos a importância do inventário florestal, é importante entender a razão pela qual a sua empresa precisa gerir um inventário florestal. Assim como toda estrutura tática, as estratégias, se bem planejadas, possibilitam uma visão 360 para traçar um objetivo final e conseguir uma oportunidade de negócio, podendo ser classificados de forma abrangente, alinhando os objetivos, a forma de obtenção dos dados, abordagem da população no tempo e grau de detalhamento dos seus resultados.

Quais são os tipos de inventário florestal

Confira quais são:

Inventário de Cunho Tático

Os inventários de cunho tático são inventários realizados para atender a demanda de uma empresa florestal, tais como conhecimento da dinâmica florestal, elaboração de planos de exploração florestal, entre outros.

Inventário de Cunho Estratégico

Utilizados para instruir o poder público na formulação de políticas de conservação, os inventários de cunho estratégicos são responsáveis pelo desenvolvimento e uso dos recursos florestais.

Além dessas vertentes, é importante ressaltar que existem divisões desse segmento, a fim de regularizar tal demanda por meio de empresas atuantes neste segmento, de acordo com o tamanho e atuação no mercado.

Inventário Florestal Nacional

São inventários extensivos que cobrem um país inteiro. Visam fornecer as bases para a definição de políticas florestais e para a elaboração de planos de desenvolvimento e uso das florestas.

Ainda sobre o Inventário Florestal Nacional, (IFN) é o maior, por deter aproximadamente 55% da cobertura florestal do Brasil, que visa à produção de informações estratégicas sobre os recursos florestais do país.

Através de uma base de dados, são levantados indicadores desses recursos a nível nacional, cuja análise contempla um conjunto de informações que possibilita a formulação de políticas públicas e projetos de uso, conservação e recuperação dos recursos florestais. O IFN está sendo implementado progressivamente em partes do território nacional.

Inventário Florestal Regional

Realizado em grandes áreas. Tem como objetivo embasar planos estratégicos de desenvolvimento regional, adoção de medidas para preservar espécies e também estudos de viabilidade para empresas florestais.

Inventário Florestal de Área Restrita

No geral, o inventário florestal de área restrita tem a finalidade de determinar o potencial florestal para utilização imediata ou embasar a elaboração de planos de manejo, fundamentais para uma extração legal.

Quanto custa fazer um inventário florestal?

O custo de um inventário florestal vai depender da área de extensão e finalidade do projeto, entretanto, a interpretação desses dados deve ser feita por um especialista na área, pois, através desta análise será possível identificar os pontos positivos, negativos e a interpretação minuciosa dos indicadores colhidos e processados e assim, prosseguir com as ações até atingir o objetivo definido logo no início do projeto. 

Contudo, existe uma fórmula inicial para calcular o custo de um inventário florestal. Todas as unidades devem ser em metros, tanto da altura comercial como do diâmetro a altura do peito. 

Vejamos então pela minha fórmula o caso do exemplo da árvore de 3,5 m³ da página 16: V = 3,1416 x (DAP)² x 1/4 x H x 0,7 (fator de forma) x 0,9 (fator de aproveitamento). Porém, com os avanços tecnológicos, o surgimento de plataformas, aplicativos, softwares e dispositivos móveis ajudam a parametrizar esses dados de forma mais efetiva e na maioria das vezes, em tempo real.

O que eu preciso fazer para um Inventário Florestal?

Confira, abaixo, o que precisa ser feito:

Profissional

Um profissional habilitado é essencial para a identificação de oportunidades de melhorias, análise dos dados e mitigação dos riscos, uma vez que um Inventário Florestal não é simples como pode parecer em um primeiro momento. Geralmente, o profissional requisitado para um inventário florestal é o engenheiro florestal.

Análise da área

Nesta fase é importante o objetivo do seu inventário estar bem claro. É um Inventário Florestal com o objetivo de corte raso na área? Vou fazer um plano de manejo ou alguma outra atividade extrativista sustentável? Qual a fitofisionomia da área (cerrado, floresta amazônica, etc)? Tem bons acessos à área-alvo? O que a legislação me solicita?

Coleta de dados

Nessa etapa, os equipamentos de campo serão essenciais: fita métrica, suta, hiposômetro, prancheta, GPS, máquina fotográfica, etc, vestimenta adequada ao clima/localidade e veículo para deslocamento. 

No caso de floresta de nativas, um identificador botânico experiente é de suma importância para acelerar o trabalho. Pode ocorrer que, durante o processo de identificação, haja indivíduos que não conseguem ser identificados em campo. Se isso ocorrer, faça explicações destes indivíduos (amostra de galhos e folhas juntos), bem como fotografe fuste / caule e copa da árvore, complementando tudo isso com anotações de particularidades do indivíduo. Assim, será fácil identificá-lo tão logo encontre corpo técnico especializado. (Vide cálculo acima).

Processamento dos dados

Uma vez coletados, chega-se à hora de entender o que estes dados representam, ou seja, responder às perguntas que foram feitas antes de se iniciar o inventário e compreender melhor qual a composição da sua área de floresta. Algumas das ferramentas, algumas gratuitas, disponíveis em dispositivos móveis, como o Excel.

Além das dicas acima, recomenda-se a busca de profissionais experientes no processo de regulamentação e inventário florestal. Por isso, conte com uma consultoria especializada para o seu melhor investimento, lucratividade e melhores estratégias para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…