Saiba qual é a vantagem de comprar mudas de mogno ao invés de sementes

Um dos principais questionamentos dos produtores que escolhem investir em mogno africano é se é melhor comprar as mudas de mogno ou sementes de mogno para iniciar o cultivo da árvore. 

A solução para esse tipo de questionamento depende do objetivo do seu investimento. Entretanto, se você almeja uma floresta mais produtiva, saiba que comprar as mudas de mogno é a melhor alternativa e em breve explicaremos as razões. 

Comprar, receber e plantar. Simples e ágil, essas são as etapas do processo de plantar mudas de mogno. | Grupo Selva Florestal

Qual a diferença entre muda de mogno e sementes

A diferença entre as mudas de mogno africano e as sementes é muito simples: a partir da semente, faz-se a muda, que posteriormente, será plantada. 

A maior diferença entre elas é o tempo que se consome: enquanto as mudas de mogno africano já percorreram a etapa mais delicada do processo de plantio, ou seja, a germinação, as sementes de mogno demandam um cuidado maior – controle do recebimento de luz, água e da textura da terra – , mas, simultaneamente, você já tem a certeza da qualidade de cada muda que irá se desenvolver, afinal de contas, é você que irá cuidar e cultivar cada uma delas. 

Dessa forma, para aqueles que não possuem todo esse tempo, o melhor é comprar as mudas já prontas e, então, somente transportá-las para o local de plantio. No momento de escolher as mudas, tenha a certeza de que estejam saudáveis e bem cuidadas, que não apresentem folhas secas e que a terra onde estão é bem zelada. 

A qualidade de uma boa semente – o que proporcionará, com os devidos cuidados, uma boa muda – é o que assegura um mogno africano saudável e duradouro, com a qualidade e longevidade prevista para a sua produção. 

Quais as vantagens de comprar mudas de mogno ao invés de sementes

É mais fácil plantar mudas de mogno do que sementes de mogno, porque as sementes dessa espécie  são recalcitrantes, em outras palavras, elas não resistem à secagem e ao congelamento no decorrer da conservação fora do seu lugar de origem. Essa característica prejudica o plantio direto das sementes de mogno, pois compreende aspectos de transporte e armazenamento que influenciam de forma direta no índice de germinação da espécie. 

Assim sendo, apesar da taxa de germinação da semente de mogno quando fresca ser de cerca de 90%, depois de duas semanas de coleta, a porcentagem de germinação reduz consideravelmente, tornando o plantio limitado. Depois de dois meses de coleta, as sementes estarão, na prática, inexequíveis. 

Além disso, para plantar sementes é necessário ter um bom planejamento prévio, visto que se você quiser plantar as mudas em dezembro, é preciso já produzir as sementes com pelo menos cinco meses de antecedência. 

Isso sem levar em consideração a importância de um bom fornecedor, devido ao fato de que sementes ruins não germinam, o que compromete toda a sua produção.

É importante conhecer bem a quantidade de NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) a serem inseridos na terra e esterco para completar corretamente o que o mogno africano precisa na germinação e desenvolvimento das sementes. Resumidamente, cada componente químico opera em uma parte da árvore e no seu desenvolvimento (aprimora as raízes, caule, copa, fuste, etc).

O sol precisa incidir de forma direta no local onde a semente foi plantada dentro do viveiro. Obviamente, se o sol é essencial, a água também. Mas é importante tomar os devidos cuidados e evitar excessos, porque uma umidade abundante também pode vir a ocasionar distúrbios na semente. A recomendação é de 2 vezes por dia: uma de manhã e outra de noite, sem cometer grandes exageros.

O processo de cuidar de uma semente é mais trabalhoso do que comprar e plantar mudas. | Foto: Grupo Selva Florestal

Por último, é necessário ter em mente que plantar sementes, ao invés de plantar mudas, exige uma estrutura maior. Isso porque será preciso um monitoramento contínuo e constante das sementes de segunda a segunda, não podendo deixar de irrigá-las, além de um investimento inicial em tubetes para deixar o que será a futura muda em bandejas no viveiro, energia elétrica para fazer a irrigação e pelo menos um funcionário para realizar o acompanhamento do desenvolvimento das sementes, se a sua produção for de grande porte. Ademais, não se pode esquecer de executar os manejos preventivos contra fungos e bactérias.

Sendo assim, é possível concluir que plantar sementes exige um cuidado maior, visto que há vários riscos a serem considerados.

Comprar mudas prontas não exige um planejamento prévio. | Foto: Grupo Selva Florestal

Portanto, é possível concluir que, se você não quiser empreender muito tempo no processo de planejamento, o mais recomendado é a compra de mudas de mogno africano. 

Ao optar pelas mudas, o processo é relativamente simples: compra, recebe e planta. Assim, você pode planejar o seu plantio sem se preocupar em acompanhar, monitorar e controlar seu crescimento, tendo em vista que ela já passou por toda a fase de germinação. 

Logo, o único aspecto que você deve se preocupar é qual será o espaçamento de sua produção. Se você optar pelo plantio na escala 2 por 2, será possível plantar 1666 mudas; na escala 3 por 3, 1111 mudas; na escala 5 por 5 400 mudas. Isso varia de acordo com o espaço que você dispõe para o plantio. 

Independente de você optar por sementes ou por mudas de mogno, o Grupo Selva Florestal –  empresa que atua em reflorestamento, produção de mudas, recuperação de áreas degradadas, comercialização de sementes e projetos técnicos na área agroflorestal – possui os dois e ainda de extrema qualidade!

As sementes de mogno da empresa são certificadas e as mudas resistentes a qualquer região do território brasileiro. Isso sem levar em consideração que o Grupo Selva Florestal oferece uma assessoria muito boa para a condução do processo do plantio, ensinando como ter sucesso no seu empreendimento, além de possuir os materiais específicos para a irrigação e área do sombrite. 

Por último, é importante mencionar que todas as sementes e mudas de mogno africano do Grupo Selva Florestal tem o certificado RENASEM – Registro Nacional de Sementes e Mudas, do Ministério da Agricultura, documento que comprova que a empresa está autorizada por meios legais a comercializar essa semente. Sendo assim, conheça o canal do YouTube do Grupo Florestal e saiba mais sobre as mudas de mogno.

As mudas do Grupo Selva Florestal possuem a qualidade e segurança, exalando a confiança que você precisa para o sucesso de sua produção. | Foto: Grupo Selva Florestal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.