Uma das espécies de madeira mais bonitas e nobres que existe é o Mogno. Mas, você sabia que possuem diferentes tipos de madeira Mogno? Entre os tipos de Mogno, o mais conhecido é o Mogno africano, porém, no mercado brasileiro existe ainda outro tipo de madeira Mogno, de origem nativa, o Mogno brasileiro. Esse nosso tipo de mogno nacional também causa muito interesse no mercado europeu.

A questão é que, é normal confundir esses tipos de Mogno, principalmente dentro do mercado madeireiro nacional e entre os cultivadores principiantes de florestas nobres. Quer conhecer mais sobre os tipos de madeira mogno e aprender a diferenciá-los melhor? Continue a leitura e conheça mais sobre essa espécie tão bonita e que cada vez está sendo apreciada nacionalmente e internacionalmente:

Madeira nobre, tipos de Mogno. | Foto: Mais Verde Madeiras

O que são madeiras nobres?

As madeiras nobres recebem essa nomenclatura de acordo com a qualidade da madeira que é entregue, mas principalmente relacionada a durabilidade, tempo de cultivo e a raridade daquela madeira. Por mais que seja algo muito bom, só é considerado algo nobre, com um determinado status, se houver dificultadores na produção e que fazem a busca por esse tipo de produto ser maior do que a oferta, ou seja, quanto maior a procura significa que ela é de um estilo nobre, rico. É um princípio básico de mercado no qual para a valorização de um produto é necessário que exista muito mais gente querendo comprá-lo do que a quantidade de produtos que é possível vender. 

Nesse caso, por se tratar de uma espécie não originária, mas que conseguiu se adaptar bem ao solo brasileiro, afinal, essa espécie é originada da África, a grande questão é justamente o tempo de cultivo dessa madeira, que acaba sendo essencial para a garantia da qualidade do produto. 

Tipos de madeira nobre. | Foto: Mais Verde Madeiras.

Características das madeiras nobres

As características das madeiras nobres são:

  1. Dependendo dos tipos de madeira Mogno, sua coloração pode variar entre marrom-rosado e marrom-avermelhado. Isso vai depender das condições nas quais a planta irá crescer;
  2. Com o tempo, a madeira Mogno costuma escurecer, mas possui um brilho que mantém sua beleza por anos e anos;
  3. A madeira Mogno dura por décadas;
  4. É fácil de ser trabalhada;
  5. Possibilita um acabamento de primeira;
  6. Ela é muito bonita, por isso é bastante apreciada.

Além disso, as madeiras nobres, mais especificamente o Mogno, podem ser utilizadas na criação de diversos projetos como: 

Projetos duráveis

É comum encontrar esse tipo de madeira em projetos que precisam de um acabamento preciso e uma grande durabilidade.

Decoração de ambientes internos

Os tipos de madeira Mogno são muito usados como decoração de ambientes internos, como em móveis, adornos e detalhes.

Construção civil leve

Essa madeira também pode ser utilizada em construção civil leve, como em janelas, esquadrias, forros, entre outros ambientes.

Barcos

A madeira Mogno também pode ser utilizada em barcos, já que realça a beleza natural do Mogno e destaca o barco, tornando-o diferenciado, elegante e com uma beleza diferente entre os demais barcos. 

Móveis

Em móveis, o Mogno pode ser usado em ilhas na cozinha de casa, por exemplo.

Assoalhos

Além disso, existem muitos assoalhos, normalmente usados em salas de estar, feitos de Mogno. O design se torna simples, moderno, mas sem deixar de ser elegante e bonito.

Aplicações diversas

Existem outras diversas maneiras de usar os tipos de madeira Mogno disponíveis no pelo mercado. Além de sua variação de tons e cores, podendo ser do mais claro ao mais escuro, o Mogno é utilizado também em decoração de banheiros, até mesmo para construção de instrumentos como o violão etc.

Quais são as madeiras nobres: tipos de madeiras nobres

Existem diversos tipos de madeiras nobres, como o Mogno africano, até mesmo, dentro da classificação dos mognos, o mogno brasileiro é também considerado uma madeira nobre, apesar de ter o seu cultivo e exploração proibidos uma vez que é uma espécie que corre sérios riscos de extinção. Dentre as diversas madeiras nobres ofertadas no mercado estão: 

Qual é a madeira mais nobre do mundo?

A madeira mais nobre do mundo é a madeira de Jacarandá. Essa é uma árvore tipicamente brasileira e se encontra principalmente ao sul da Bahia e no Estado de São Paulo. Além de ser considerada a mais nobre, ela possui uma beleza única, o que faz dela uma peça de alto valor monetário, mas também estético e que chama bastante atenção. 

Além disso, a listagem com as madeiras mais nobres possui algumas espécies tipicamente brasileiras o que evidencia e destaca ainda mais a diversidade e a riqueza natural presente em solo tupiniquim. 

Árvore de Jacarandá, a madeira mais nobre do mundo. | Foto: Freepik.

Como conservar e cuidar de madeiras nobres

A conservação de madeiras se dá primordialmente pela utilização de produtos com ceras e óleos para garantir a lubrificação e o brilho das peças. Mas também pela manutenção dessas peças longe de ambientes com alta umidade ou excesso de luz que podem ser consideravelmente mais danosos que ambientes com iluminação adequada e longe de umidade. Dessa forma, deve ser observada a conservação dos tipos de Mogno, para que essa espécie tenha uma durabilidade maior, além de deixá-lo com qualidade.

Agora que você já conhece um pouco mais a respeito da madeira mogno e dos tipos de mogno, ficou muito mais fácil conseguir identificar uma madeira nobre e iniciar o cultivo em solo brasileiro. Apesar disso, você deve se atentar a falsificação de sementes da espécie, por isso, é muito importante que você encontre um fornecedor de mudas ou sementes que preze pela qualidade e por um serviço sério, sempre trabalhando com espécies certificadas. Portanto, se você busca mudas de mogno africano da espécie Khaya grandifoliola, o Grupo Selva Florestal, possui as melhores opções disponíveis do mercado e com certificação das espécies. 

Para saber mais sobre tipos de mogno, acesse o site e confira mais madeira mogno. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *