VOU PLANTAR MOGNO AFRICANO! POR ONDE COMEÇO?

PLANEJAMENTO

O plantio mecanizado ou semi-mecanizado aplica-se onde a topografia é plana, possibilitando o uso de plantadoras tracionadas por tratores. As plantadoras efetuam o plantio e a distribuição do adubo.

Alguns fatores importantes devem ser definidos previamente antes do plantio propriamente dito, com destaque para o espaçamento, as operações de manejo, tratos culturais e adubação.

ESCOLHA DA ÁREA

Definem as vias de acesso e o dimensionamento, posicionamento dos talhões para facilitar as operações de plantios e colheitas, operações no controle e prevenção de incêndios

ANÁLISE CLIMATOLOGICA

Índice de precipitação da região, temperatura, umidade, período de estiagem e o período chuvoso pra saber a época de plantio e se tem a necessidade de irrigação.

ESCOLHA DA ESPÉCIE

De acordo com a região, onde irá ser efetuado o plantio deve-se escolher a melhor espécie adaptada pra aquela localidade com base nos aspectos climatológicos, solos, precipitação, altitude.  

ANÁLISE DE SOLO

Importante para determinar a adubação ideal e quais as fontes utilizar podendo ser de liberação lenta ou de liberação rápida, elevar o PH do solo, conhecer o solo (textura, porosidade, retenção de água e nutrientes).

ESPAÇAMENTO

Influencia o crescimento da floresta, a qualidade da madeira produzida, idade de corte, desbastes, práticas de manejo e custos de produção.

Os espaçamentos maiores, com baixa densidade, visam a produção em volume individual, possuem menor custo de implantação, porém exigem maior número de tratos culturais, geram maior conicidades de fuste, e demandam desbastes tardios.

Os espaçamentos menores, com alta densidade, visam maior produção em volume por hectare, acarretam um rápido fechamento do dossel, demandam um menor número de tratos culturais, geram uma menor conicidade do fuste, e exigem desbastes precoces.

PRAGAS EM PONTENCIAL

A formiga é a praga que causa os maiores prejuízos ao empreendimento florestal, podendo destruir os plantios inteiros.

O primeiro combate deve ser feito antes do revolvimento do solo, para facilitar a localização dos olheiros.

Os cupins atacam o colo das plantas, iniciando sua atividade logo após o plantio. Portanto, antes de serem levadas ao local de plantio as mudas devem ser selecionadas, quanto a tamanho e qualidade, visando um plantio mais uniforme, devendo ser banhadas em uma solução com cupinicidas e se necessário com fertilizantes de monoamônio-fosfato MAP.

As lagartas desfolhadoras é o primeiro estado da larva dos insetos com metamorfoses completas, quando terrestres. As lagartas alimentam-se vorazmente e podem atingir tamanhos de mais de 10 cm, embora o inseto adulto raramente alcança essa dimensão.

MONITORAMENTO

O monitoramento deve ser realizado constantemente com visitas rotineiras na área plantada, afim de prever quaisquer surtos, incêndios, ataques de formigas.

Sobre o autor | Website

Engenheiro Florestal graduado pela Universidade Federal do Tocantins, com ênfase em silvicultura e nutrição de plantas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!