CERTIFICAÇÃO FLORESTAL (FSC)

FSC é a sigla de (Forestry Stewardship Council), Conselho de Manejo Florestal. É uma instituição internacional, composta por representantes de entidades do mundo todo e é um dos únicos sistemas de certificação florestal apoiado por grandes entidades, como WWF e Greanpeace.

Sua função é promover o bom manejo das florestas brasileiras conforme Princípios e Critérios aplicados à gestão florestal baseada nos três pilares da sustentabilidade (Econômico, Ambiental e Social).

A certificação FSC possui custos conforme a escala do empreendimento e o exige que esteja em dias com a legislação, como o pagamento de impostos, regularização dos funcionários, e diversos outros itens previsto em lei.

A FSC traz benefícios desde o produtor florestal, até o consumidor final. Agrega valores na madeira e facilita a venda dos produtos de origem florestal para o mercado externo. Agrega também valores na imagem, pois a certificação é dada a empresas altamente responsáveis nos aspectos socioambientais, desta forma garante aos consumidores de que os produtos que possuem o selo são advindos de florestas manejadas e não de exploração ilegal.

Existem 3 modalidades de certificação:

Manejo Florestal

A certificação FSC de Manejo Florestal é direcionada a pequenos, médios e grandes produtores ou associações, visto que, podem ser florestas naturais ou plantadas, públicas ou privadas, comercializando produtos madeireiros ou não madeireiros.

Cadeia de Custódia

A Cadeia de Custódia está relacionada a rastreabilidade desde a florestas até o consumidor final, ou seja, desde as fazendas passando pelos fabricantes e por fim o consumidor.

Madeira Controlada

O objetivo é orientar as empresas certificadas a evitarem produtos com origem florestal de categorias consideradas inaceitáveis pelo FSC.

Certificação em grupo

Uma alternativa para que proprietários de pequenas áreas de manejo florestal se reúnam em grupos, criando uma cooperativa e juntos apliquem um único processo de certificação.

Produtos certificados pelo FSC são valorizados no mercado interno e principalmente no mercado externo.

Site da FSC Brasil para sanar quaisquer dúvidas sobre a certificação FSC.

https://br.fsc.org/pt-br/fsc-brasil

Sobre o autor | Website

Engenheiro Florestal graduado pela Universidade Federal do Tocantins, com ênfase em silvicultura e nutrição de plantas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!