Dr. Gael – Reclassificação das Khayas spp. no Brasil

Estive durante os dias 18/07 e 19/07 na Reserva Natural Vale em Linhares- ES, participando de uma palestra internacional cujo titulo é “gênero Khaya” organizada pela ABPMA (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRODUTORES DE MOGNO AFRICANO), onde teve a palestra com o Dr. ULRICH GAEL, no qual reclassificou todas as exsicatas do gênero khaya no herbário da reserva nacional da Vale. Ministrou uma palestra cientifica explicando toda a metodologia de sua pesquisa para revisar a classificação do gênero khaya no mundo e mostrou quem era os seus parceiros de pesquisas e que eles estavam em diversos países como o Congo, Bélgica, França e Alemanha.

Treinou todos os presentes para que pudéssemos identificar as espécies do gênero khaya que são predominantes no Brasil que são Khaya grandifoliola, Khaya senegalensis e Khaya ivorensis e informou que as espécies da khaya anthoteca poderão ter até seis tipos de espécies e que em julho de 2020 ele terminará sua tese e fará sua publicação.

Tivemos também uma palestra com Gilberto Terra, engenheiro florestal com mestrado em ecologia e proprietário da empresa Sucupira Agroflorestas, visto que, foi um dos primeiros que levantou a bandeira do erro taxonômico das khayas aqui no Brasil. Como ele já trabalhou na reserva da Vale e lá já tinha essas três espécies ele levantou essa dúvida e que agora está resolvida o erro taxonômico das khayas.

Agora nossa maior missão e fazer a correção de todas as plantações de khayas, fornecedores de sementes, sendo assim, chegamos a conclusão que a maior quantidade de área plantada no Brasil e de Khaya  grandifoliola que podem chegar ate 35 mil hectares, depois Khaya senegalensis 18 mil hectares, Khaya ivorensis 100 hectares e Khaya anthoteca 50 hectares.

Discutimos muito também a condução dessas aqui no Brasil, onde temos poucos trabalhos científicos e chegamos à conclusão que temos que envolver mais as universidades brasileiras em pesquisas, não somente em melhoramento genético, mas sim em nutrição, irrigação, tipos de solos e que o Brasil hoje tem condição de ser o maior produtor mundial de khayas.

Dr. Ulrich Gael
Khaya Grandifoliola
Classificação de Khayas
Participantes do treinamento

Sobre o autor | Website

Engenheiro Florestal graduado pela Universidade Federal do Tocantins, com ênfase em silvicultura e nutrição de plantas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!