EnglishSpanish

4 tipos de madeiras nobres

O investimento em madeira nobre é uma atividade que pode ser intensamente lucrativa. Entretanto, muita gente ainda não sabe o que ela é, como pode ser usada e não conhece nenhum de seus tipos. Pensando nisso, o Grupo Selva Florestal, para propagar conhecimento, separou alguns nomes de madeiras nobres, além da explicação do que elas são, suas qualidades e onde achar madeira nobre.

Madeiras nobres são mais duras e resistentes que as outras comuns. | Foto: Freepik.

O que são madeiras nobres

Antes de conhecer os principais tipos de madeiras nobres, é interessante entender o que elas são. A madeira nobre, também conhecida como madeira de lei, é tipo de madeira que se diferencia das outras por serem mais resistentes e mais grossas. As madeiras nobres se diferenciam das outras em termos de qualidade, pois elas são mais duradouras e versáteis.

Suas características fazem com que a madeira nobre seja mais resistente aos fungos, à umidade e ao tempo. Ela pode ser utilizada para os mais diversos fins: desde construções de casas até fabricação de móveis. O uso da madeira nobre nesses itens pode fazer com que o orçamento fique mais elevado, entretanto, a duração desse material faz com que o custo benefício seja bom.

Para cuidar de móveis feitos de madeiras nobres é bem simples, basta usar um paninho úmido. Mesmo que ela seja resistente à água, é bom evitar para não acontecer nenhuma fatalidade. Não é recomendável fazer a limpeza com produtos a base de álcool, pois pode danificar a aparência dessa madeira.

Muita gente ainda não sabe onde achar madeira nobre. De fato, encontrar lugares que vendam não é uma atividade muito fácil. Geralmente, elas são derivadas de derrubadas de casas antigas ou em lojas de móveis antigos. Existem, também, algumas lojas de móveis especializadas em móveis com madeiras nobres e fazendeiros que vendem esse tipo de madeira para a construção de casas. 

As madeiras nobres representam um negócio super lucrativo. A grande maioria demora em torno de 20 anos para crescer e são vendidas a preços bem altos devido à sua qualidade. Para os interessados nesse negócio, é interessante saber que é preciso ter muito espaço de terra reservada para esse fim por bastante tempo, além de cuidados constantes para o crescimento dessas árvores.

Qualidades de uma madeira nobre

A principal característica da madeira comum é que o alburno (que é a parte branca da madeira) é diferente do cerne (a parte central da madeira). 

A principal diferença é que o cerne é bem mais duro e resistente que o alburno, que representa a maior parte da madeira como um todo. Já na madeira nobre, os dois possuem mais ou menos as mesmas qualidades, fazendo com que ela fique bem mais resistente do que a comum. 

Uma outra qualidade desse tipo de madeira diz respeito a sua coloração. Essas madeiras nobres costumam ter cores bem mais fortes do que as comuns, que transitam entre o bege, o vermelho, o amarelo e o vermelho-escuro. Essa característica faz com que os móveis e as construções assumam uma cor muito característica e muito bonita. Além disso, a madeira nobre tem um acabamento liso e lustroso.

Ipê

O Ipê faz parte de umas das árvores brasileiras que produzem madeira nobre. Mesmo sendo típica do Brasil, a madeira do ipê é bastante comercializada também no comércio externo, sendo exportada com frequência. 

O ipê, além de produzir uma madeira muito boa, também é uma árvore muito bonita. Ele produz flores de quatro cores, sendo elas rosa, roxo, amarelo e branco. Assim, o ipê também é usado para enfeitar cidades, agregando nos projetos de arborização das ruas.

Uma outra característica do ipê é que ele é bastante adaptável e pode suportar climas bem frios nas regiões que possuem as menores temperaturas do Brasil, podendo aguentar até geadas. Sua madeira costuma ser usada na fabricação de móveis, pisos e pontes.

Teca

Teca é uma das árvores que possuem madeira nobre e, por isso, são extremamente comercializadas. Mesmo sendo uma árvore vinda da Índia, foi no Brasil que a teca mais se desenvolveu, industrialmente falando. Vários investidores de madeiras nobres começaram a fazer o plantio de teca de uns tempos para cá.

A plantação de teca ficou tão popular devido a uma característica importante da árvore: ela se adapta muito bem. A teca é uma árvore que aguenta temperaturas variadas, desde as mais altas até as mais baixas, podendo ser plantada sob qualquer tipo de clima. 

Como a teca produz uma madeira extremamente resistente, sua madeira nobre costuma ser usada para a construção naval. Sua coloração marrom escura também é uma característica popular entre as pessoas devido sua beleza que traz um ar de sofisticação.

Mogno Brasileiro

O mogno brasileiro é uma árvore vinda da Floresta Amazônica que, apesar de produzir uma madeira nobre de extrema qualidade e resistência, não pode mais ser comercializada e, por isso, não é possível construir nada com ela. A proibição aconteceu devido ao fato dessa árvore ter entrado em extinção e, com isso, surgiu a necessidade de a proteger.

Apesar da proibição da comercialização, o mogno brasileiro é uma árvore muito apreciada tanto em território brasileiro quanto em território estrangeiro. Isso acontece pois sua madeira é muito resistente e ela é bem fácil de ser trabalhada e moldada da forma desejada. O mogno brasileiro era muito usado para a confecção de móveis de luxos e para a construção civil.

Mogno Africano

O mogno africano veio como uma forma de substituição do mogno brasileiro em termos de comercialização. Muitos investidores brasileiros optam pelo cultivo dessa árvore por ela se adaptar muito bem ao clima e ao solo do Brasil e também pelo fato de ela ser vendida por um valor consideravelmente alto.

O mogno africano tem uma madeira nobre que possui uma cor avermelhada e é bastante usada para confecção de móveis de luxo, construção civil e instrumentos musicais. 

Para saber mais sobre madeira nobre, não deixe de conhecer mais sobre o Grupo Selva Florestal, uma empresa especializada na venda de mudas, sementes e no serviço de consultoria para o plantio responsável de árvores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…