EnglishSpanish

Ciclo do mogno africano: conheça as etapas desse ciclo

Quem quer iniciar os seus investimentos em mogno africano precisa conhecer todas as etapas do ciclo dessa árvore. Por ser uma árvore que oferece a possibilidade de obter um lucro financeiro muito positivo, muita gente deseja iniciar o plantio do mogno africano, embora o ciclo de plantio desta planta seja complexo.

É de suma importância se preparar muito bem pois cada uma das fases desse ciclo natural demandam diferentes ações para o desenvolvimento efetivo dessa árvore. Conhecer bem esse ciclo é o primeiro passo para se preparar para o plantio do mogno africano.

O plantio do mogno africano passa por 6 principais etapas. | Foto: Grupo Selva Florestal

Etapas do ciclo mogno africano

É possível considerar que o plantio mogno africano possui 8 diferentes fases: a fase de preparação de todos os quesitos que devem ser resolvidos antes do plantio em si, a fase de semente, a fase de muda, o período do desenvolvimento inicial do mogno, a fase de crescimento e amadurecimento e, por último a fase adulta dessa árvore. 

Todo esse ciclo dura em torno de 20 anos, sendo um investimento seguro, de alta rentabilidade que é considerado de longo prazo, mas que é extremamente vantajoso.

Preparação antes do plantio

O plantio de mogno africano é mais do que cultivar uma espécie de árvore qualquer, sendo um negócio extremamente lucrativo. Uma das principais etapas do ciclo do mogno é a preparação necessária antes dessa atividade começar a ser desenvolvida. De forma geral, essa organização se dá em duas instâncias: preparação da terra e no campo administrativo. 

É super importante conhecer os desejos do mogno e qual o seu ambiente de melhor adaptação para ir tratando sua terra e a preparando para receber uma árvore do porte do mogno africano, que demanda muito cuidado. É necessário fazer a análise sobre os gastos com impostos, documentação, funcionários e outros itens da parte da gestão de uma empresa,  já que a plantação do mogno africano é direcionada ao lucro.

Sementes

O ciclo do mogno africano em si inicia-se mesmo por suas sementes, que correspondem ao meio de propagação dessa árvore. Elas são, na maioria das vezes, usadas para o plantio das mudas (que é o que vai ser plantado diretamente na terra).

Justamente pelo mogno africano ser uma árvore que oferece a possibilidade de se obter um lucro muito grande, e também porque a produção de sementes dessa árvore no Brasil é baixa, o preço de um quilo de semente é consideravelmente alto: custa em torno de mil até mil e quinhentos reais. 

O legal é que o tempo de duração dessas sementes é muito bom, já que elas podem ser armazenadas por até um ano estando secas. Para que a sua conservação seja mais eficiente, as sementes guardadas precisam estar em sacos à prova d’água e em câmaras frias de 5 a 8 graus.

Mudas

Geralmente, o plantio do mogno africano inicia-se a partir de mudas, sendo essa uma das mais importantes etapas do ciclo. Essas mudas costumam precisar de mais ou menos um ano para estarem prontas e podem ser feitas de duas maneiras principais: em sacos plásticos ou em tubetes. 

Em ambas situações, existem algumas exigências que precisam ser seguidas para o bom desenvolvimento dessa fase do ciclo do mogno africano.

Quando as mudas são feitas em sacos plásticos, é de suma necessidade que esses plásticos tenham, no mínimo, 25 centímetros de altura e 15 centímetros de largura. Por ser o desenvolvimento inicial do mogno, é crucial que a terra esteja composta por muito substrato que fornecerá energia para a planta. A preparação da terra no saco plástico deve ser feita com 80% de terra e 20% de esterco.

Caso essas mudas estejam plantadas em tubetes é necessário ter, no mínimo, 110 centímetros cúbicos e é legal utilizar substratos bons para melhorar o desenvolvimento da planta.

Dois primeiros anos

Após o plantio das mudas, inicia-se a parte do ciclo que demanda mais cuidados: os dois primeiros anos do mogno africano. Durante esse tempo, a árvore alcançará o seu maior nível de desenvolvimento, precisando de muitos nutrientes para conseguir crescer e também de cuidados constantes. 

O mogno africano gosta muito de adubação orgânica, apesar que uma das principais formas que é feito hoje para nutrir a planta é adubação química. Durante esses dois primeiros anos, a checagem a respeito desse assunto deve ser constante. É legal aplicar 20 litros de esterco (bem curtido) na cova do mogno africano para que ele já comece bem nutrido.

Fase de amadurecimento

Passado os dois primeiros anos, inicia-se o momento do ciclo do mogno africano que é considerada a mais tranquila: a fase de amadurecimento. Essa parte do ciclo acontece do terceiro ano até o décimo sétimo ano. Nesse momento, é importante acompanhar a planta e perceber quando a árvore está precisando de tosa, adubação e outros fatores relacionados à saúde da planta. 

Esse é um período mais de observação do que de qualquer outra ação. Mesmo que seja necessário ir adequando solo, adubação e outros fatores nesse sentido, o mogno que passou dos dois primeiros anos sem complicação muito provavelmente conseguirá se desenvolver perfeitamente durante todos esses anos.

Fase adulta

A fase adulta corresponde à última fase do ciclo do mogno africano e é a que a planta para de crescer, está completamente amadurecida e pronta para ter sua tora extraída e vendida no mercado nacional e internacional.

Essa fase ocorre entre o décimo sétimo ano e o vigésimo e a maior necessidade desse momento é perceber quando a árvore já parou de crescer e já se desenvolveu totalmente a ponto de poder ser cortada e vendida sem ter nenhuma perda de tamanho ou de diâmetro. 

Para saber mais sobre o ciclo do mogno africano e sobre como iniciar o seu plantio da melhor maneira, conheça o Grupo Selva Florestal, uma empresa com profissionais capacitados no assunto que podem te ajudar a iniciar esse poderoso investimento com consultorias e venda de sementes e mudas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…