EnglishSpanish

Como funciona o arrendamento de terra para plantar mogno africano

Existe uma ideia por trás do cultivo e da produção agrícola em larga escala, na qual precisa necessariamente haver uma quantidade enorme de capital disponível para investir. Mas o fato é que nem sempre isso é necessário, uma vez que existem diversos aspectos na legislação brasileira que permitem uma facilitação do acesso à terras de modo legal e regulamentado. Desse modo, confira abaixo o que é arrendamento de terra para plantio de mogno africano e como você pode realizá-lo, além das vantagens de plantar mogno africano através dos projetos do Grupo Selva Florestal. 

Para o arrendamento de terra para plantio, é necessário elaborar um contrato com firma reconhecida do arrendador e também do arrendatário. Neste contrato, é necessário que conste tudo aquilo que foi acordado entre ambos, de modo a evidenciar todos os direitos e deveres que as partes possuem entre si. 

Uma vez que busquem o aumento da validação jurídica, tal contrato pode e deve ser registrado em cartório, garantindo ainda assim maior segurança jurídica para todas as partes envolvidas. 

O plantio de mogno é um setor altamente rentável ao longo prazo, confira porquê lendo o post.| Foto: Grupo Selva Florestal

O que é arrendamento de terra?

O arrendamento rural ou arrendamento de terras é uma das alternativas viáveis para a produção tanto agrícola, pecuária como para a produção florestal. É um contrato agrário onde o dono da propriedade rural, aluga as terras para uma pessoa/empresa que queria plantar por tempo determinado ou não, mediante certa retribuição ou aluguel, observados os limites percentuais da Lei.

É importante entender que essa medida tem como principal objetivo a diminuição de espaços agrícolas ociosos e que não cumprem nenhuma função “social”. Isto é, só é possível realizar o arrendamento de terras quando há uma preocupação considerável que irá arrendar em utilizar aquelas terras para produção agrícola, moradia, criação de gado e pecuária, de modo geral. 

A carência por madeiras nobres, tanto no mercado interno como no mercado externo, vem crescendo exponencialmente, com isso, o aumento de investidores também. Dessa forma, o arrendamento de áreas rurais para fins madeireiros, veio em um ótimo momento para os investidores que não possuem terras, não possuem tempo de manejar essas áreas, aplicar seu capital em um mercado que possui alta rentabilidade.

Como funciona o arrendamento de terra?

A prática de arrendamento rural  é regulamentada pela Lei 4.504/64, sendo muito conhecida como Estatuto da Terra. Visto que essa lei fixa os direitos e deveres do arrendador e do arrendatário. Por meio de um contrato bem estruturado, o acordo entre as partes estabelece o uso integral ou parcial da área arrendada.

O arrendamento de terra funciona da seguinte maneira: através de um contrato estabelecido entre as duas partes, se estabelece um valor em dinheiro e um prazo em que determinada terra poderá ser utilizada. O tempo de utilização pode ser previsto e limitado, mas também não há nada que impeça que o contrato de arrendamento não estipule um prazo de utilização. 

O contrato de arrendamento se difere do contrato de parceria rural, uma vez que esse tipo de contrato prevê uma participação mútua na produção agrícola e nas atividades desenvolvidas naquela terra. Ou seja, não há um pagamento prévio, mas sim a divisão em uma espécie de sociedade na qual divide-se os lucros e prejuízos gerados. 

Sabendo agora como funciona o arrendamento de terras para plantio de mogno africano, se torna evidente que não é necessariamente preciso que exista um investimento considerável logo de início. Isso se deve ao fato de que o arrendamento de terras é uma forma muito mais econômica de conseguir acesso à terra, quando comparamos esse tipo de contrato com a ideia de compra e venda de propriedade rural. 

Nós, da Selva Florestal, estamos lançando o projeto piloto de arrendamento de terras para plantio de Mogno Africano de 50 hectares, onde iremos manejar as florestas durante todo o seu ciclo de forma que a mesma supere as expectativas em produtividade, para que estas sejam florestas de referência. 

Agora que você já sabe quais são as vantagens de plantar mogno africano com o Grupo Selva Florestal, tenha em mente que, uma vez que você já possui o acesso à terra através do arrendamento de terras, é de suma importância priorizar a qualidade das sementes e mudas utilizadas no plantio. Desse modo, se você busca mudas de mogno africano da espécie khaya grandifoliola, nós possuímos as melhores opções disponíveis do mercado e com certificação das espécies. 

Para saber mais vantagens de plantar mogno africano, acesse o site e confira informações sobre essa espécie, e também diversas outras informações referentes ao cultivo e a produção agrícola, e assista o vídeo no YouTube sobre o conteúdo abordado neste post, clicando aqui

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…