EnglishSpanish

Compensação de carbono com plantio de árvores: saiba como fazer

O carbono é um gás que, se emitido em grandes quantidades no meio ambiente, pode ser bastante prejudicial e causar o aquecimento global. Felizmente, existem algumas formas de realizar a compensação de carbono, uma espécie de limpeza dos gases que já estão na atmosfera, a fim de prevenir um grave problema ambiental.

As indústrias são as principais emissoras de carbono na atmosfera. | Foto: Freepik.

Como é feita a compensação de carbono?

Muito se fala em efeito estufa, em aquecimento global e em compensação de carbono, entretanto, em poucos momentos a gravidade desse problema e a forma como ele está se desenvolvendo são levados em consideração. Em primeiro lugar, é preciso compreender o que cada um dos conceitos é e como eles interagem entre si. 

O efeito estufa é um processo natural e extremamente benéfico para os seres humanos. Nele, o planeta Terra retém na atmosfera alguns gases que fazem com que a superfície tenha uma temperatura boa para que haja possibilidade de vida aqui. Entretanto, a população está lançando mais gases (principalmente o gás carbônico) no ambiente do que ele pode suportar, o que gera o aquecimento global. 

O aquecimento global é sim perigoso e prejudicial. Ele pode derreter geleiras, aumentar o nível do oceano, causar desertificação, alterar o funcionamento das chuvas e reduzir a biodiversidade. Isso, na prática, significa que não será possível mais produzir comida por meio de agricultura, fazendo com que a população humana passe por um grande período de fome. 

Todas as ações diárias emitem gás carbônico na atmosfera, em maior ou menor grau, desde tomar café da manhã, até comprar uma roupa nova. A compensação de carbono é, nesse sentido, uma forma de resgatar o gás emitido na atmosfera para dar uma purificada no ar e, de alguma forma, prevenir o avanço do aquecimento global. 

Árvores e compensação de carbono

Uma das formas mais eficientes de realizar a compensação de carbono é por meio do plantio de árvores, já que uma árvore consegue resgatar da atmosfera cerca de 15,6 quilos de CO2 por ano. Isso, na prática, quer dizer que 7 árvores conseguem sequestrar da atmosfera uma tonelada de carbono em seus primeiros 20 anos. 

Esse alto potencial de compensação de carbono pelas árvores é resultado da forma de funcionamento delas: praticamente todas as funções que o organismo da planta precisam desempenhar todos os dias para garantir que elas permaneçam vivas e saudáveis precisam de gás carbônico. Por isso, plantar uma árvore quase sempre está intimamente ligado à ideia de purificar o meio ambiente. 

É justamente essa a grande questão do efeito estufa: apesar dele ser algo normal da natureza, e até benéfico para a vida humana na Terra, o seu agravamento pode causar problemas gigantes. Por isso, ouve-se tanto em preservação da natureza, exploração de madeira sustentável, movimentos contrários ao desmatamento de florestas; sem plantas, o resultado claro é o aquecimento global. 

É preciso, entretanto, alertar que as árvores só possuem essa alta proporção de compensação de carbono ao passo que elas ainda estão crescendo, se desenvolvendo. Após o ápice das árvores, o carbono para de ser sequestrado da atmosfera e, após a morte, elas também emitem um pouco de gás CO2 para o ambiente. 

Existem algumas calculadoras disponíveis na internet que fazem a conta de quantas árvores precisarão ser plantadas para que haja a equivalência de gás carbônico emitido, realizando assim a compensação de carbono perante a realidade pessoal de quem está consultando. Nesse contexto, procurar empresas comprometidas com a causa florestal também é uma atividade positiva.

É fato que a emissão de carbono na atmosfera, um dos principais gases que potencializam o efeito estufa e, consequentemente, causa o aquecimento global, é muito prejudicial para o meio ambiente, sendo um grande vilão da sustentabilidade. É perceptível, também, que grande parte dessa emissão vem de indústrias. 

As empresas, principalmente as que contém fábricas, precisam de uma fonte de combustível para construírem seus produtos. Essa fonte, na grande maioria das vezes, é carvão mineral. Essa é uma característica presente de forma mais frequente em países internacionais, mais especificamente em alguns localizados na Europa, na Ásia e na América do Norte. No Brasil, o mais usado é o combustível fóssil. 

No ano passado, essas empresas e a população em geral, de todo o mundo, conseguiram, juntos, emitir cerca de 37 bilhões de toneladas de CO2. Como já percebido, esse é um grande problema que não vai demorar tanto para atingir o povo e trazer severos danos para o funcionamento da sociedade, principalmente no quesito agrícola. 

Por isso, líderes de governo de vários países do mundo precisaram se juntar para discutir a respeito dessa emissão surpreendentemente de gás CO2 na atmosfera. Esse é um encontro que acontece há muito tempo, mas o aumento da emissão de carbono na atmosfera faz com que ele precise continuar acontecendo. 

Como uma das soluções encontradas para o problema da excessiva emissão de carbono na atmosfera, estava a compensação de carbono pelas empresas. Isso quer dizer que elas ganham alguns benefícios fiscais caso pratiquem o plantio de árvores de forma recorrente. Uma das vantagens é a redução de impostos. 

As empresas podem realizar essa compensação de carbono através da plantação de florestas (que podem ser ou não comerciais), ou com ajuda na preservação de mata já existente, que pode acabar se a exploração exacerbada continuar crescendo. O crédito dado funciona no mesmo raciocínio da compensação de carbono normal: 7 árvores, de até 20 anos, é igual a uma tonelada de carbono compensado, e cada tonelada equivale a 1 crédito.

Para que esse processo valha, é preciso haver fiscalização e acompanhamento da atividade por meio de órgãos ambientais reguladores. As empresas que tiverem a compensação de carbono certificada podem usá-la para, além de abater nos impostos, vender para outras empresas que estão precisando de crédito. 

O plantio de mogno africano é uma ótima forma de, além de ganhar muito dinheiro, fazer a compensação de carbono. Conheça, então, o Grupo Selva Florestal, uma empresa de consultoria na área e que realiza venda de mudas e sementes de mogno africano. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…
Quanto custa o metro cúbico de mogno africano? Saiba mais

Quanto custa o metro cúbico...

O cultivo de Mogno Africano tem…
Qual a cor da madeira de mogno africano? tem mais de uma? Saiba mais

Qual a cor da madeira...

Cada vez mais a busca por…
Quantos metros cúbicos tem uma árvore de Mogno Africano? entenda

Quantos metros cúbicos tem uma...

Quantos metros cúbicos tem um mogno…
Confira os 7 passos necessários para investir em mogno africano

Confira os 7 passos necessários...

Investir em mogno africano é uma…
O mogno africano já pode ser considerado a madeira do futuro? entenda mais sobre o assunto

O mogno africano já pode...

Para quem procura fazer um bom…
Entenda os motivos que levam o mogno africano a ser um excelente investimento para 2022

Entenda os motivos que levam...

Florestas para produção de madeira nobre…
Confira os tipos e vantagens da irrigação de mogno africano

Confira os tipos e vantagens...

Por ser muito compatível com os…
Saiba qual é o momento certo para a comercialização de mogno africano

Saiba qual é o momento...

O investimento no ramo do mogno…