EnglishSpanish

Confira os 7 passos necessários para investir em mogno africano

Investir em mogno africano é uma atividade extremamente vantajosa se pensarmos em dois principais segmentos: tempo de maturação e retorno financeiro. Sobre o primeiro aspecto, muita gente acha que o mogno africano demora muito para amadurecer, realmente, 18 anos é um tempo até grande, entretanto, existem árvores que demoram muito mais. Já o lucro do mogno africano é indiscutivelmente oportuno. Após saber dessa incrível oportunidade, muita gente quer entrar para esse negócio mas não sabe como investir em mogno. É possível dividir todo o investimento em mogno africano em 7 principais etapas, de modo que seja fácil para você compreender tudo sobre esse processo e os itens necessários para que ele atenda os seus desejos da melhor forma possível.

Para investir em mogno africano é preciso comprar várias máquinas e outros equipamentos. | Foto: Grupo Selva Florestal.

Compre ou Arrende a terra

Como o mogno africano é uma árvore, ele precisa de um espaço para crescer. Quem quer iniciar as suas atividades nesse tipo de investimento precisa ter um pedaço de terra separado unicamente para essa função. 

Como são árvores grandes, de largura e de altura, os mognos africanos precisam de um bom espaço de distância entre eles, assim, é recomendável que se plante entre 1.111 e 1.667 árvores em um só hectare. Dependendo da forma de cultivo dessa planta, os retornos orçamentários de uma terra desse tamanho podem beirar os meio milhão de reais. 

O recomendável, nesse sentido, é ter uma terra que tenha uns 10 hectares, para que a espera desse investimento realmente valha muito a pena, até porque existem outros gastos nessa plantação que precisam ser levados em conta.

Caso você já tenha uma terra, mas ela é ocupada por outras plantações ou possui empecilhos para o desenvolvimento do mogno africano, esse é o momento de resolver esse problema e direcionar essa terra integralmente para o seu nome investimento.  

Investimentos iniciais

Em primeiro lugar é preciso considerar que o valor inicial para o investimento da plantação de mogno africano em uma terra que tenha o tamanho de 1 hectare fica algo em torno de 40 mil. Considerando que o retorno financeiro pode chegar a meio milhão de reais (isso agora, sem levar em conta a inflação futura), esse investimento é bem vantajoso. 

Bem provavelmente você precisará aplicar mais dinheiro nesse negócio. Além da plantação, é preciso pagar serviços como mão de obra profissional especializada, materiais e produtos para regular e tratar esse solo que receberá o mogno africano, insumos, meio de transportes, máquinas e equipamentos. 

O valor de investimento total vai variar muito de acordo com suas escolhas a respeito do tipo de equipe, de material, de máquinas. Se você já for desse ramo agrícola, por exemplo, você precisará aplicar muito menos dinheiro do que quem começou agora.

É importante considerar que quanto melhor for realizado esse momento de preparação e de plantio, mais qualidade esse mogno africano terá e, assim, mais caro ele valerá no mercado. Pode ser bem vantajoso financeiramente ter uns gastos a mais no início do processo.

Compra de sementes ou mudas

É possível iniciar a plantação de mogno africano de duas formas: por meio de sementes ou de mudas. Se a primeira opção for a escolhida, é preciso ter em mente que é necessário fazer as mudas dessa sementes antes de plantá-las no solo, entretanto, o preço das sementes é mais barato. É importante, portanto, colocar na balança o que vale mais a pena.

Já as mudas são um pouco mais fáceis e, se compradas em um lugar de qualidade garantida como o Grupo Selva Florestal, a chance dessa árvore ter extrema qualidade no futuro é muito grande. De ambas as formas, é preciso ter cuidado com a forma e com o tempo de armazenamento. 

Plantação

É importante considerar que o momento de adquirir essas sementes ou mudas para o plantio do mogno africano precisa estar muito próximo do dia da plantação em si, isso porque eles podem perder suas propriedades muito facilmente se forem mal manuseados. 

Durante os dois primeiros anos é que a plantação te dará mais trabalho. É preciso, nesse sentido, que haja profissionais especializados cuidando dessas árvores todos os dias para que elas não se tornem um investimento perdido e se tornem toras muito lucrativas. Se o mogno africano passar por esses dois primeiros anos sem maiores danos, a chance de dar certo no futuro é muito maior.

Período de maturação

O período de maturação é a fase que o mogno africano deixa de ser “criança”, logo após esses dois anos iniciais que são tão complicados. É interessante fazer uma comparação entre as fases da vida de uma pessoa para compreender melhor todo o processo de maturação dessa árvore, sendo essa a fase da adolescência. 

Esse período é o que dura mais tempo, cerca de 16 anos, e é durante ele que essa árvore irá amadurecer e chegar na sua fase adulta, momento em que ela estará pronta para ser colhida e comercializada para diversas empresas mundo afora. Esse não é um momento que precisa de muita vigilância, mas é preciso manter a equipe de cuidados ativa para cuidar dessas plantas. 

Colheita e comercialização

Cerca de 18 anos após o dia de plantação, chega o momento de fazer a colheita do mogno africano e o vender. As empresas que fazem a compra dessa madeira costumam ser estrangeiras, mais especificamente da Europa ou da China. Cada metro cúbico de árvores costuma custar de 100 a 600 euros, dependendo da sua qualidade.

Essa qualidade só será alcançada se as plantas tiverem o tempo certo de maturação e forem muito bem cuidadas em todo o percurso de sua vida. A madeira do mogno africano costuma ser usada para a construção civil e para a fabricação de móveis e produtos de luxo. 

Tenha uma equipe especializada ao seu lado para te ajudar

Todos esses passos podem ser meio confusos para quem está iniciando no investimento em mogno africano. Com a ajuda do Grupo Selva Florestal você, além de ter um ótimo fornecedor de sementes ou muda, terá acesso a uma incrível equipe de consultoria que te auxiliará nesse percurso e fará com que seus retornos financeiros sejam os melhores possíveis. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…