EnglishSpanish

Conheça os 10 fatos mais curiosos sobre mogno africano

O mogno africano é uma árvore que oferece a possibilidade de investimento em um negócio seguramente lucrativo. Existem, nesse sentido, alguns fatos curiosos e engraçados que instigam ainda mais a vontade de produzir essa árvore. Além disso, esses fatos curiosos também podem ensinar como cuidar dessa madeira no dia a dia.

Mogno africano em consórcio com pastagem. Fotos: Grupo Selva Florestal

Mogno africano

O mogno africano é uma árvore vinda do continente africano que oferece uma madeira nobre de extrema qualidade. Por sua resistência e pelo seu tempo de crescimento (cerca de 20 anos), esse é um investimento que, se feito corretamente, é extremamente lucrativo. Além disso, essa espécie de árvore possui uma diversidade de fatos curiosos.

Curiosidades

Conheça, a seguir, algumas curiosidades mogno africano.

Água é um problema maior que fogo

Provavelmente você tem mais medo de fogo do que de água. Esse medo, em algumas situações, é sim bem racional, entretanto, o raciocínio​ se tratando de madeira (principalmente de mogno africano) é diferente. 

Um dos fatos curiosos sobre essa madeira é que se ela estiver em contato direto por muito tempo com água, ela provavelmente estrague bem mais do que se esse contato fosse com fogo. 

Isso ocorre porque essa madeira é muito grossa e o fogo não consegue a carbonizar por inteiro em um tempo rápido. Já a água vai infiltrando nesse tronco e o apodrecendo e mofando, fazendo com que ele estrague mais rapidamente.

Não se desenvolve em terrenos alagados

Um dos fatos curiosos sobre o mogno africano é que ele não se desenvolve muito bem em terrenos alagados. O produtor que deseje fazer o plantio e a coleta dessa árvore deve estar atento a possibilidade daquele ambiente alagar. 

Se houver chances de o terreno encher de água, é pertinente encontrar outro lugar para plantar ou procurar formas de corrigir esse terreno para que ele não alague.

A cor indica tempo da madeira

A cor de uma madeira, principalmente de uma madeira nobre como o mogno africano, é uma característica bastante observada pois faz com que a beleza do material se destaque. O que muita gente não sabe é que a cor da madeira fornece um dos fatos curiosos mais interessantes sobre o mogno africano: a cor define a durabilidade da madeira. 

Assim, quanto mais escura for a cor da madeira, mais provável ela resistirá ao tempo e à fatores externos que envelhecem esse material. O raciocínio inverso é verdadeiro: madeiras de cor branca estão bem mais propensas a mofar, apodrecer, pegar um fungo e ou bactéria, etc.

A madeira isola temperatura e ondas sonoras

A madeira é um material que pode atuar como isolante de temperatura e das ondas sonoras. Fazer um cômodo de madeira pode fazer com que ele consiga balancear mais a temperatura e fazer com que o clima fique mais ameno e ainda fornecer um isolamento acústico. 

O mogno africano, que é uma madeira nobre, ajuda ainda mais nessas duas qualidades pois a madeira dele é bem mais grossa que as comuns e ainda tem mais qualidade e durabilidade.

Não resiste a geadas

Mais um dos fatos curiosos sobre o mogno africano é que essa árvore não consegue resistir a geadas. Isso acontece porque ele não se adapta muito bem a climas mais frios. Caso você esteja pensando em plantar mogno, é interessante se atentar para que a plantação não se localize em um lugar com temperaturas mais baixas.

Pode ser chamada “madeira de lei”

O uso da madeira nobre é bem antigo, desde os tempos coloniais, já que essa é uma madeira de muita qualidade e servia os mais diversos fins. Com o uso intenso e excessivo, cresceu o medo de que essa madeira acabasse e não fosse mais possível utilizá-la, assim como aconteceu com o mogno brasileiro e o pau-brasil, que entraram em extinção. 

Como forma de controlar esse uso, foram criadas leis que faziam com que as pessoas precisassem de autorização da coroa para retirar as árvores e utilizá-las. Com isso, as madeiras nobres foram chamadas de madeira de lei.

É possível a utilizar em muitos lugares

A flexibilidade de utilização da madeira, principalmente de madeiras nobres como o mogno africano, também pode entrar na lista de fatos curiosos. É super interessante como a madeira pode servir para fazer os mais diversos objetos do dia a dia, como talheres, escovas de dente, pentes, e também pode servir para construções civis.

Além do uso para fins palpáveis, a madeira é um material que hoje é bastante retirado para fins energéticos. Isso acontece porque os seus resíduos são capazes de gerar energia renovável.

Ukelele é feito de mogno africano

Um dos fatos curiosos mais interessantes sobre o mogno africano é que o ukulele é um instrumento feito com essa madeira. Como mencionado anteriormente, a madeira é um material que atende os mais diversos fins, e a fabricação de instrumentos é um deles. 

Mesmo que o ukulele possa ser fabricado com diversos tipos de materiais atualmente, ele era feito somente com madeiras nobres no passado e, hoje em dia, os de mogno africano são mais caros que os outros pois eles oferecem uma qualidade de som muito superior. 

A Tramontina utiliza mogno africano em suas peças

A Tramontina é uma empresa de móveis de luxo e utensílios domésticos muito conhecida pela qualidade de seus produtos. Um dos fatos curiosos sobre isso é que muito dessa qualidade se deve à prática dessa empresa de usar o mogno africano em algumas de suas peças, fazendo com que elas fiquem ainda bonitas e resistentes. 

Se adapta bem ao clima brasileiro

Como o nome sugere, o mogno africano não é uma árvore brasileira, mas sim africana. Mesmo que ela não resista a solos alagados e a geadas, essa é uma árvore que se adapta muito bem aos diversos ambientes e características de terrenos, principalmente aos tipicamente brasileiro.

É por isso que o plantio, a colheita e a venda do mogno africano se desenvolveu tão bem e acontece com tanta qualidade e recorrência no Brasil.

Para além de fatos curiosos, conheça o Grupo Selva Florestal, uma empresa de vendas de sementes e mudas que faz consultorias para pessoas que querem aumentar a lucratividade de seus negócios de plantio e colheita. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…