EnglishSpanish

Consultoria florestal, para que serve?

Algumas das atribuições da consultoria florestal são: orientar sobre as operações de preparo do solo, herbicidas e adubações; fazer o planejamento e o inventário florestal; propor a análise de aptidão e, assim, fornecer melhorias. Nesse sentido, o trabalho do consultor florestal é indispensável para muitas companhias e/ou empresas que possuem algum tipo de interação com o meio ambiente, principalmente relacionada à geração de impactos ambientais. Saiba mais a seguir!

O que é consultoria florestal?

No geral, a consultoria florestal é contratada para realizar a avaliação de quais danos sobre o meio ambiente um projeto ou empreendimento pode gerar. É aí que a Selva Florestal está, te ajudando a manter tudo em ordem, organizando e sempre amenizando os impactos ambientais que podem ocorrer. Somos uma empresa fundada em 2006, com atuação em reflorestamento, produção de mudas, recuperação de áreas degradadas, comercialização de sementes e projetos técnicos na área agroflorestal.

Foto: Grupo Selva Florestal

A consultoria ambiental tem como principal função analisar possíveis danos ambientais que uma empresa ou projeto podem causar. Esses impactos podem ser frutos de descarte de resíduos, recursos ambientais mal utilizados e instalações mal planejadas, por exemplo.

A consultoria florestal tem como principal função analisar possíveis danos ambientais que uma empresa ou projeto podem causar e fazer com que o projeto tenha sucesso.

Dessa forma, ao contratar esse tipo de consultoria, o objetivo é permanecer de acordo com todas as políticas ambientais e florestais. Com isso, sua empresa evitará multas e sanções, além de fazer com que a sua organização não seja prejudicial ao meio ambiente e nem desenvolva uma imagem danosa perante a sociedade, até porque queremos manter nossa flora e fauna intactas e crescer como empresa. Assim, a consultoria ambiental faz a ponte entre indústria e meio ambiente. 

Exemplos de como trabalha uma consultoria ambiental

Uma consultoria ambiental/florestal pode atuar em diversos projetos, por exemplo, como a compra de um terreno. Nesse aspecto, o profissional responsável realiza um estudo de viabilidade ambiental, através do qual é possível verificar os níveis de contaminação ou de poluição do local e avaliar qual é a área útil do terreno. A área útil, por sua vez, é a área total menos a Reserva Legal, APP e demais possíveis áreas de restrição estabelecidas por legislação municipal.

Existem diversos serviços que podem ser realizados em uma consultoria florestal, bem como procedimentos que precisam ser implementados em quase todas as ocasiões. Dessa forma, a consultoria deve desempenhar todas as etapas de um diagnóstico, além de suas implementações. Entre elas, estão:

  • Planejamento florestal
  • Manejo florestal
  • Inventário florestal
  • Análise de aptidão
  • Elaboração de projetos com mogno africano

Assim, existem alguns estudos importantíssimos que devem ser realizados durante esse processo. Esses cuidados são fundamentais para a preservação ambiental, principalmente, a fim de evitar algum acidente ecológico.

Qual a importância de contratar uma consultoria florestal?

Você deve se perguntar, mas qual a importância de tudo isso? Bom, diferente do que algumas pessoas pensam, a atuação da consultoria florestal vai muito além do planejamento e garantia do cumprimento do manejo. Algumas intervenções podem chegar a custar milhões de reais, por exemplo, fazendo com que perda todo o investimento feito em floresas.

Além disso, contratar uma consultoria florestal é uma ótima alternativa para empreendimentos que não desejam abrir seu próprio departamento florestal. Assim, é possível economizar tempo e dinheiro, já que as empresas de consultoria possuem a experiência necessária para saber exatamente o que deve ser realizado nos mais variados cenários.

Com isso, ao optar pela terceirização da gestão, você evita gastos desnecessários. Também eleva o grau de credibilidade da sua empresa em relação à sociedade, seus investidores e sócios.

O que um consultor florestal faz?

Consultoria, em geral, é um serviço prestado por profissionais capacitados ou empresas adequadas para encontrar soluções, diagnósticos ou projetos de determinada área. Sua função é definida pela necessidade do cliente, buscando entender sua realidade, limitações e demais pontos que farão parte de um objetivo a ser encontrado pelas duas partes, seja o cliente ou o responsável técnico: empresa ou pessoa física.

A função básica de um consultor, então, é prestar um serviço de qualidade, prazo e custo previamente determinados visando a satisfação do cliente. Isso tudo se encaixa também na consultoria florestal, que se aplica aos serviços voltados à Engenharia Florestal como um todo, cabendo aos engenheiros o planejamento, a execução da consultoria e o suprimento das necessidades de cada caso.

O serviço oferecido por uma consultoria ambiental é bastante especializado. Assim, o profissional necessita estar vinculado a algum conselho de classe. Ou seja, é imprescindível possuir uma graduação na área ambiental.

Dessa forma, os cursos de graduação que geram profissionais aptos a atuarem na consultoria ambiental são:

  • Engenharia Florestal;
  • Biologia;
  • Engenharia Ambiental;
  • Agronomia;
  • Engenharia Agronômica.

Ao contar com o serviço prestado por um consultor ambiental, há uma maior harmonia entre a qualidade da atuação organizacional e a manutenção do meio ambiente. Nesse sentido, o próprio posicionamento da empresa no mercado será influenciado positivamente.

Selva Florestal

Agora, se você está na busca de uma consultoria de plantio ou consultoria florestal, você encontra aqui na Selva, tanto em nosso site quanto em nosso canal do YouTube. Nas consultorias, oferecemos orientações sobre as operações de preparo do solo, plantio, pragas e adubação; manejo florestal de exóticas; planejamento e inventário florestal; além de ser possível fazer uma consultoria on-line. Sempre buscando o melhor para as empresas e o meio ambiente, com alta tecnologia e qualidade para ambos! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…