EnglishSpanish

Descubra se o mogno africano pode ser cultivado em áreas de geada

O cultivo do mogno africano é uma prática muito apreciada pelos investidores do ramo agronômico. Isso porque essa é uma planta com alta e segura rentabilidade, que é vendida em território brasileiro e também é exportada e pode servir aos diversos fins. Entretanto, produtores que moram em localidades com incidência de geada podem ter problemas.

O mogno africano é uma árvore que não aguenta temperaturas muito baixas, nem geadas com frequência. Ainda assim, é possível adotar uma série de atitudes que diminuam os problemas que essa geada pode causar a uma plantação de mogno africano.

O orvalho forma as geadas em temperaturas abaixo de 0 graus. | Foto: Freepik.

O que é geada de mogno africano

Antes de entender como a geada interfere ativamente no processo da plantação de mogno africano, é interessante saber o que é geada. Muito provavelmente você já escutou que não deveria ficar descoberto a noite em céu aberto por causa do “sereno”, com a justificativa que você ficaria doente, e muito provavelmente resfriado.

Esse sereno é um vapor de água que fica na atmosfera durante o período noturno. Quando esse sereno se precipita, ele forma o orvalho, que é a água em estado líquido que geralmente encontramos nas folhas das plantas ao amanhecer. O que acontece é que, em lugares bem frios, esse orvalho congela e forma uma fina camada de gelo. É exatamente isso que é a geada.

A geada é um fenômeno que acontece nos mais diversos lugares do frio, ocorrendo em ambientes em que a temperatura atinge graus muito baixos. O Brasil é tipicamente um país tropical, em que a temperatura é alta, assim como a umidade.

Entretanto, esse ainda é um país de tamanho continental e, por isso, alguns lugares como a região sul, estão localizados em lugares que não possuem incidência solar alta e, por isso, são mais frios. Pensando nisso, o sul é uma região que tem o fenômeno da geada de forma recorrente, com apenas algumas exceções. A Serra Catarinense, por exemplo, tem geadas, mas não são fortes nem tão recorrentes.

Além da região sul, o Brasil já registrou o fenômeno da geada no sul do estado de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no sul de Mato Grosso do Sul. Pode ser que a geada venha acontecer em outros lugares brasileiros não mencionados, mas essa ocorrência é super rara. 

Mesmo que a neve e a geada sejam derivadas de processos em que água é transformada em gelo, os dois não correspondem ao mesmo conceito. A neve é uma formação de gelo que acontece a partir do vapor de água antes dele se precipitar, em altas altitudes, o transformando em um cristal de gelo. Já na geada o processo acontece já quando essa água atinge uma superfície, a transformando em um fino gelo.

O mogno africano pode ser cultivado em áreas de geadas?

O mogno africano é uma árvore vinda do continente africano que se desenvolveu muito bem, comercialmente falando, no Brasil. Isso aconteceu pois dois principais motivos: o mogno africano se adapta muito bem aos mais diversos climas e as condições climáticas do Brasil são bem parecidas com as encontradas na região da África, de onde vem o mogno. 

Esse desejo em cultivar mogno surgiu devido ao fato dessa ser uma árvore extremamente lucrativa, ela garante que seu plantio seja um investimento seguro, a longo prazo (cerca de 20 anos) e super rentável, sendo a Khaya Ivorensis a espécie de mogno africano mais lucrativa e que oferece maiores vantagens em seu plantio.

Essa característica se dá pois o mogno africano é uma madeira nobre, que tem maior qualidade e é bem mais resistente que as outras. Assim, ela é vendida para o mundo inteiro para a fabricação de móveis de luxo, construção civil e outros diversos fins. 

Com todos esses fatos mencionados em mente, muita gente fica muito interessado no plantio dessa árvore dentro do território brasileiro e se questiona se o lugar onde sua terra está localizada seria o adequado para essa atividade. A resposta é que muito provavelmente é sim. O mogno africano se adapta a muitos ambientes. Entretanto, lugares frios – principalmente os que tem geada – não são os favoritos da árvore. 

O que acontece é que a geada atrapalha nos primeiros anos de formação do mogno africano, mais precisamente no seu primeiro ou segundo ano. Isso se dá pois a geada congela os tecidos vegetais da planta, fazendo com que ela não consiga se desenvolver adequadamente. 

Uma outra alternativa é fazer o plantio de árvores maiores que irão proteger esse mogno africano pequeno. Com uma árvore em cima do mogno africano, formando uma espécie de “cabana”, a geada não cairá na madeira nobre e, consequentemente, seu desenvolvimento não será afetado. 

Também é possível olhar a previsão do tempo, entender quais serão as noites que terão geada e, a partir daí, programar uma irrigação por aspersão. Esse é um processo em que a água que cairá em cima das plantas não deixará que o orvalho se transforme em geada, fazendo com que não haja danos ao mogno africano.

Além de todas essas alternativas, existe a nebulização artificial. Essa é uma prática de criação de nuvens em cima da plantação de mogno africano que impedirá a formação do orvalho e, consequentemente, da geada. Apesar de cara, essa prática funciona muito bem na proteção das plantas da geada.

Mesmo com esse empecilho, existem muitas histórias de pessoas que conseguiram ter uma boa plantação de mogno com o acontecimento de geada. Essa possibilidade de desenvolver uma plantação de mogno africano mesmo com geada só acontece em lugares em que esse fenômeno não acontece com tanta intensidade e as temperaturas não fiquem extremamente frias. 

O que é positivo, nesse cenário, é tentar colocar essa plantação de mogno africano em um lugar que não seja frio e, se não funcionar, é possível verificar logo nos primeiros dois anos e não será necessário esperar os vinte anos totais. Para saber mais sobre como adaptar a sua plantação de mogno africano à geada que acontece em seu pedaço de terra, procure o Grupo Selva Florestal, uma empresa de consultoria no plantio de árvores que também vende sementes e mudas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…