Muito se fala dessas duas espécies de mogno Africano no Brasil, sendo que cada uma tem suas peculiaridades. Toda área plantada de Mogno Africano no Brasil ultrapassa um pouco mais de 50.000 ha, em diferentes estágios de crescimento, muito pouco ainda pensando em fornecer ao mercado externo. Portanto, vale sempre ressaltar quais são as maiores diferenças que existem entre Khaya Senegalensis e Khaya grandifoliola (antiga Khaya ivorensis) para que não haja dúvidas nesse momento.

Então, por isso não vamos deixar de se atentar aos detalhes que possuem grande importância no momento de identificar as diferenças claras que podem ter entre esses dois tipos de mogno africano. Por isso, esse artigo foi feito, para que as dúvidas que possam existir sejam sanadas sem tantas complicações.

Se você quer saber mais sobre o Mogno Africano e Khaya Senegalensis, está no lugar certo.

Veja a diferença em relação ao Khaya Senegalensis e Khaya grandifoliola. | Foto: Grupo Selva Florestal

Quem está pensando se vale a pena investir nesse tipo de árvore para fazer o plantio na sua área é importante se atentar aos detalhes que serão mostrados nesse texto a seguir. Pois, às vezes, as pessoas fazem investimento em produtos que não possuem o maior conhecimento dele e acabam jogando dinheiro e tempo fora. Então, ninguém quer passar por esse problema, certo? Portanto, vale pesquisar mais sobre a Khaya Senegalensis e a Khaya Ivorensis para que não tenha tempo perdido.

Conhecer bem a planta em que você vai investir é fundamental. Só assim você pode ter certeza de que está fazendo a coisa certa. Isso inclui não só conhecer, mas entendê-la. Saber quais as melhores condições de plantação, solo, relevo e espaçamento. Não dá para apenas querer, é preciso se informar e muito! Florestamento é coisa séria.

Mogno Africano

Assim como qualquer assunto que estamos aprendendo, devemos iniciar com o básico, não é? Então, vamos falar melhor sobre o que é um mogno africano (Khaya Grandifoliola) para que nada passe batido pelo entendimentos das suas outras versões. Existem milhares de árvores no mundo e entre elas está o Mogno Africano que traz uma nobreza para a natureza.

Sendo assim, o Mogno Africano também chamado de Khaya Grandifoliola, é uma das árvores que são consideradas nobres. Mas por que isso? Esse motivo se deve pelo simples fato de que ela é uma das árvores que mais tem cultivo no Brasil e, além disso, a Mogno Africano traz muito retorno econômico para quem faz a sua cultivação no país.

E por outro lado, o Mogno Africano tem uma adaptação ao clima brasileiro muito grande. Então, a sua plantação acaba sendo muito boa para investir e também pelo seu tempo de crescimento que é de cerca de 18 a 20 anos.

Nome científico

O nome científico do mogno africano engloba 4 principais espécies, Khaya grandifoliola, khaya senegalensis, khaya ivorensis e khaya anthoteca. Por muito tempo o Mogno foi chamado também de Khaya ivorensis. 

A planta hoje é comercializada como Khaya grandifoliola, e, por vezes, pode até mesmo ser confundida com a Khaya Senegalensis, que é bem parecida com o Mogno.

Khaya Senegalensis

Então, agora vamos partir para falarmos da Khaya Senegalensis? É uma árvore que tem excelentes qualidades para ter a sua plantação. Assim, essa árvore tem uma madeira um tom mais claro que a Khaya Ivorensis, além disso ela é bastante densa e dura.

Outro ponto importante de falar é que a Khaya Senegalensis é que ela possui uma resistência à seca e isso é um ponto que traz muita vantagem para se ter um cultivo de árvores no Brasil.

No Brasil, em algumas regiões, o tempo seco é predominante em algumas épocas do ano, por isso a Khaya Senegalensis é um bom investimento a ser feito se você quer entrar no mercado florestal brasileiro. 

Porém, vale salientar que o crescimento da Khaya Senegalensis é mais lento do que a Khaya grandifoliola, mas por ter essa resistência em tempos de pouca irrigação é o que traz a grande diferença para a sua irmã da natureza.

Portanto, a Khaya Senegalensis é definitivamente mais forte que a grandifoliola.

Khaya grandifoliola

A Khaya grandifoliola, quando cultivada no Centro Oeste, Nordeste e algumas partes do Sudeste, tem que implantar um sistema de irrigação no primeiro ano, para que possa se desenvolver melhor e passar o período de seca tranquilamente.

A grande vantagem que pode trazer pela Ivorensis é que o seu valor de venda no mercado é maior que a Khaya Senegalensis, então para quem busca um investimento que pode trazer mais retorno, talvez essa seja a escolha correta. 

A Khaya grandifoliola traz uma maior lucratividade visto que se reproduz rapidamente e em longa escala. Se você deseja ganhar dinheiro, é nela que deve investir, então!

Contudo, como foi falado acima, tem mais cuidados a serem tomados durante a sua cultivação.

Veja nesse gráfico abaixo as diferenças que ocorrem entre a Khaya grandifoliola e Khaya Senegalensis:

Ambas espécies tem suas qualidades, e podem ser cultivadas em todo território nacional, ambas não suportam solos alagados e pouca resistência a geadas.

A cultura vem se desenvolvendo muito nesses últimos anos. Aos futuros produtores de Mogno, se faz necessário um estudo mais aprofundado sobre ambas espécies e ver qual se desenvolve melhor em sua Região, é muito importante conhecer florestas já estabelecidas com idades superiores a 7 anos, onde o perigo por ataques de pragas diminui consideravelmente.

Khaya grandifoliola foto: Grupo Selva Florestal.

Nossa empresa Grupo Selva Florestal já atua no mercado florestal há mais de 15 anos. Nossas mudas são Certificadas e nosso RENASEM é 0888/2009. Então, não perca tempo e faça o investimento na Khaya Senegalensis ou Khaya grandifoliola (antiga khaya ivorensis).

Tamanho da muda

As melhores mudas de Mogno Africano tem entre 20cm e 30cm de altura. Elas crescem bastante e, quando cultivadas na área certa, chegam a alturas impressionantes.

Tubete: 120ml

Você já conhece os tubetes? Eles são utilizados para a produção em escala mudas de qualidade e que tenham um bom desempenho quando cultivadas.

Sinonímia botânica

Já a Sinonímia botânica se refere ao nome científico da planta em sua essência. O do Mogno Africano é a Khaya spp.

Grupo ecológico: Exótica

O Mogno Africano é uma cultura exótica. Portanto, irá se desenvolver melhor em áreas que contemplem esse tipo de cultivo sem que haja tanta danificação ao solo e até mesmo a produtividade da planta.

É importante, antes de realizar o cultivo de uma determinada planta, saber bem qual seu grupo ecológico para que você possa plantá-la nas melhores condições e obter, assim, um maior número de mudas que nasçam de forma adequada, cresçam e se desenvolvam bem.

Origem: África

O Mogno Africano, como o próprio nome já indica, vem da África. Ele pertence à família das meliáceas, a mesma do mogno brasileiro e do cedro rosa, você sabia? 

Locais de ocorrência

As regiões que mais tem ocorrência de desempenho são as regiões tropicais mais úmidas. Em geral, as de baixa altitude na África Ocidental. Alguns dos países que se destacam no cultivo da khaya senegalensis são a Costa do Marfim, Gana, Togo, Benin, e a Nigéria.

Grupo Selva Florestal

Quer saber mais sobre o Mogno Africano e outros tipos de florestamento? É no Grupo Selva Florestal que você poderá sanar todas as suas dúvidas! O Grupo Selva Florestal é uma empresa fundada em 2006, com atuação em reflorestamento, produção de mudas, recuperação de áreas degradadas, comercialização de sementes, projetos técnicos na área agroflorestal.

É a melhor empresa para conhecer se você deseja atuar no mercado de madeira, por exemplo. Visite o site e saiba mais sobre a Khaya Senegalensis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *