EnglishSpanish

Entenda a relação entre a árvore ipê e a produção de madeiras nobres

A árvore Ipê Roxo é uma das árvores brasileiras mais procuradas e mais famosas, fazendo com que muitas pessoas queiram ter uma mudinha dessa árvore em casa. 

O que muitos não sabem é que a árvore Ipê Roxo tem uma conexão com a produção de madeiras nobres, que não é algo muito explorado ou falado.

Saiba mais sobre os benefícios do Ipê Roxo e da semente de Ipê Roxo. | Foto: Unsplash.

Características da árvore Ipê Roxo

Seu nome científico é Handroanthus avellanedae (Bignoniaceae). A árvore Ipê Roxo é uma espécie com cerca de 35m de altura, e o seu tronco tem 60-80 cm de diâmetro. As folhas são compostas por palmadas. As suas flores tem a coloração roxa, e em raras vezes, brancas. 

Você pode encontrar a árvore Ipê Roxo natural do Maranhão até o sul do país, o Rio Grande do Sul. É muito comum nos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e todo o caminho até o Rio Grande do Sul, na floresta latifoliada semidecídua presente na bacia do Paraná.

A madeira da árvore Ipê Roxo é pesada, dura e também difícil de serrar, sendo muito resistente. A sua superfície é pouco brilhante e é rica em cristais verdes de lapachol, e de grande durabilidade, mesmo estando em condições que são favoráveis ao apodrecimento.

A árvore Ipê Roxo é uma planta decídua que é característica de formações abertas da floresta pluvial que vem do alto da encosta atlântica. Ela floresce sempre durante os meses de agosto e setembro, e a maturação dos seus frutos acontece a partir do final de setembro até o meio de outubro. Fora isso, produz uma grande quantidade de sementes anualmente.

Entre os meses de agosto e outubro ocorre a queda das folhas, a floração e depois de alguns dias as folhas brotam novamente. É recomendável fazer uma adubação (seja com adubo orgânico ou com adubo químico) para fortalecer essa muda.

A exploração comercial da árvore Ipê Roxo pode começar a partir do 15° ano de seu plantio. Essas árvores são muito utilizadas em calçadas, por conta de sua florada bela e também por não apresentarem riscos de danos à calçada.

As mudas da árvore de Ipê Roxo se tornam árvores muito imponentes e belas. A partir de sua casca, é possível fazer a extração de substâncias para uso medicinal, e a sua beleza faz com que essa espécie de ipê (uma árvore ornamental) seja utilizada na arborização urbana. O seu crescimento é considerado moderado ou rápido, e não possui raízes agressivas que apresentem riscos de rachadura nas calçadas ou ruas.

Contudo, durante o período em que suas folhas e flores caem, a árvore Ipê Roxo pode acabar se tornando um pouco inconveniente. A sua floração é muito forte, e por esse motivo, consegue atrair todos os tipos de polinizadores, que vão de beija-flores e abelhas.

As árvores de Ipê Roxo são muito indicadas para o reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, além de paisagismos ou plantios domésticos. Porém, para a arborização urbana, é necessário avaliar se o espaço em que a muda se encontra não trará problemas com a fiação elétrica ou com rachaduras em sua calçada.

Qual a relação dos Ipês Roxos com a produção de madeira nobre?

A árvore Ipê Roxo apresenta diversos tipos de funcionalidades em seu uso, como a recomposição de áreas que foram degradadas, projetos paisagísticos e também áreas urbanas, além de fins medicinais e atração de abelhas e aves , por conta de seu aspecto melífero. Fora todas essas vantagens biológicas, essa árvore que é nativa do Brasil vem se destacando para a produção de madeiras nobres.

A madeira da árvore ipê roxo já é amplamente comercializada dentro do mercado interno varejista, e é possível encontrar ela em diversos formatos, como toras, pranchas, decks, vigas, lâminas e degraus.

Isso apenas ilustra a alta versatilidade e aceitação dentro do mercado nacional que a árvore ipê roxo tem dentro do mercado nacional. Já dentro do mercado internacional, ela também é reconhecida e comercializada amplamente. Uma outra vantagem da árvore ipê roxo é a sua resistência à região em que pode apresentar geadas, e também por crescer mais rápido que as outras árvores de ipê de outras cores.

Para que se tenha a produção de madeira nobre para serraria, o espaçamento ideal é que você tenha o de 3×2 m, por oferecer uma maior produtividade da madeira extraída pelo menor custo possível, e também manutenção, fazendo com que seja a maior lucratividade dentro do negócio florestal.

Esse espaçamento precisa ser escolhido com muita cautela, já que pode influenciar no desenvolvimento do DAP, volume total, volume por indivíduo, retilineidade, fator de conicidade do fuste distribuição da copa, presença de nós em sua madeira e rachaduras, que podem diminuir o volume da planta.

Por esse motivo, a implantação de florestas de Ipê Roxo precisa ter esse espaçamento para gerar uma competição entre elas, tendo cerca de 2 a 3 mudas por cada cova. Essa quantidade de mudas demonstra ser um modelos que tem um bom custo benefício, e permite a boa qualidade e seleção da madeira madura, facilitando o acesso e manejo mecanizado entre essas linhas.

Então, bem no início do processo, serão necessárias cerca de 1.666 mudas por cada hectare (ha). Um exemplo é um plantio da árvore Ipê Roxo, que foi realizado em Minas Gerais, que contou com povoamentos puros de Ipê Roxo, sendo plantados em espaçamentos de 3x2m, e adotando o manejo a seguir: lotação inicial de 1.666 árvores/ha, reduzindo por 950 árvores/ha, sendo entre o 2° e 4° ano para 475 árvores/ha, no 10° ano, para 238 árvores no 18° ano, e sofrendo um corte raso no seu 25° ano, das demais 238/ha que existiam por lá, ou seja, o número de árvore Ipê Roxo foi diminuindo cada vez mais ao passar do anos, e esse é o resultado esperado, por conta de toda a sua natureza e também “competição” para saber qual será a árvore Ipê Roxo que sobrará.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…