Entenda a relação entre a árvore ipê e a produção de madeiras nobres

Ilustraçao de árvores de ipê roxo que produzem madeira nobre

Compartilhe essa postagem

A árvore Ipê Roxo é uma das árvores brasileiras mais procuradas e mais famosas, fazendo com que muitas pessoas queiram ter uma mudinha dessa árvore em casa. 

O que muitos não sabem é que a árvore Ipê Roxo tem uma conexão com a produção de madeiras nobres, que não é algo muito explorado ou falado.

Saiba mais sobre os benefícios do Ipê Roxo e da semente de Ipê Roxo. | Foto: Unsplash.

Características da árvore Ipê Roxo

Seu nome científico é Handroanthus avellanedae (Bignoniaceae). A árvore Ipê Roxo é uma espécie com cerca de 35m de altura, e o seu tronco tem 60-80 cm de diâmetro. As folhas são compostas por palmadas. As suas flores tem a coloração roxa, e em raras vezes, brancas. 

Você pode encontrar a árvore Ipê Roxo natural do Maranhão até o sul do país, o Rio Grande do Sul. É muito comum nos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e todo o caminho até o Rio Grande do Sul, na floresta latifoliada semidecídua presente na bacia do Paraná.

A madeira da árvore Ipê Roxo é pesada, dura e também difícil de serrar, sendo muito resistente. A sua superfície é pouco brilhante e é rica em cristais verdes de lapachol, e de grande durabilidade, mesmo estando em condições que são favoráveis ao apodrecimento.

A árvore Ipê Roxo é uma planta decídua que é característica de formações abertas da floresta pluvial que vem do alto da encosta atlântica. Ela floresce sempre durante os meses de agosto e setembro, e a maturação dos seus frutos acontece a partir do final de setembro até o meio de outubro. Fora isso, produz uma grande quantidade de sementes anualmente.

Entre os meses de agosto e outubro ocorre a queda das folhas, a floração e depois de alguns dias as folhas brotam novamente. É recomendável fazer uma adubação (seja com adubo orgânico ou com adubo químico) para fortalecer essa muda.

A exploração comercial da árvore Ipê Roxo pode começar a partir do 15° ano de seu plantio. Essas árvores são muito utilizadas em calçadas, por conta de sua florada bela e também por não apresentarem riscos de danos à calçada.

As mudas da árvore de Ipê Roxo se tornam árvores muito imponentes e belas. A partir de sua casca, é possível fazer a extração de substâncias para uso medicinal, e a sua beleza faz com que essa espécie de ipê (uma árvore ornamental) seja utilizada na arborização urbana. O seu crescimento é considerado moderado ou rápido, e não possui raízes agressivas que apresentem riscos de rachadura nas calçadas ou ruas.

Contudo, durante o período em que suas folhas e flores caem, a árvore Ipê Roxo pode acabar se tornando um pouco inconveniente. A sua floração é muito forte, e por esse motivo, consegue atrair todos os tipos de polinizadores, que vão de beija-flores e abelhas.

As árvores de Ipê Roxo são muito indicadas para o reflorestamento, preservação ambiental, arborização urbana, além de paisagismos ou plantios domésticos. Porém, para a arborização urbana, é necessário avaliar se o espaço em que a muda se encontra não trará problemas com a fiação elétrica ou com rachaduras em sua calçada.

Qual a relação dos Ipês Roxos com a produção de madeira nobre?

A árvore Ipê Roxo apresenta diversos tipos de funcionalidades em seu uso, como a recomposição de áreas que foram degradadas, projetos paisagísticos e também áreas urbanas, além de fins medicinais e atração de abelhas e aves , por conta de seu aspecto melífero. Fora todas essas vantagens biológicas, essa árvore que é nativa do Brasil vem se destacando para a produção de madeiras nobres.

A madeira da árvore ipê roxo já é amplamente comercializada dentro do mercado interno varejista, e é possível encontrar ela em diversos formatos, como toras, pranchas, decks, vigas, lâminas e degraus.

Isso apenas ilustra a alta versatilidade e aceitação dentro do mercado nacional que a árvore ipê roxo tem dentro do mercado nacional. Já dentro do mercado internacional, ela também é reconhecida e comercializada amplamente. Uma outra vantagem da árvore ipê roxo é a sua resistência à região em que pode apresentar geadas, e também por crescer mais rápido que as outras árvores de ipê de outras cores.

Para que se tenha a produção de madeira nobre para serraria, o espaçamento ideal é que você tenha o de 3×2 m, por oferecer uma maior produtividade da madeira extraída pelo menor custo possível, e também manutenção, fazendo com que seja a maior lucratividade dentro do negócio florestal.

Esse espaçamento precisa ser escolhido com muita cautela, já que pode influenciar no desenvolvimento do DAP, volume total, volume por indivíduo, retilineidade, fator de conicidade do fuste distribuição da copa, presença de nós em sua madeira e rachaduras, que podem diminuir o volume da planta.

Por esse motivo, a implantação de florestas de Ipê Roxo precisa ter esse espaçamento para gerar uma competição entre elas, tendo cerca de 2 a 3 mudas por cada cova. Essa quantidade de mudas demonstra ser um modelos que tem um bom custo benefício, e permite a boa qualidade e seleção da madeira madura, facilitando o acesso e manejo mecanizado entre essas linhas.

Então, bem no início do processo, serão necessárias cerca de 1.666 mudas por cada hectare (ha). Um exemplo é um plantio da árvore Ipê Roxo, que foi realizado em Minas Gerais, que contou com povoamentos puros de Ipê Roxo, sendo plantados em espaçamentos de 3x2m, e adotando o manejo a seguir: lotação inicial de 1.666 árvores/ha, reduzindo por 950 árvores/ha, sendo entre o 2° e 4° ano para 475 árvores/ha, no 10° ano, para 238 árvores no 18° ano, e sofrendo um corte raso no seu 25° ano, das demais 238/ha que existiam por lá, ou seja, o número de árvore Ipê Roxo foi diminuindo cada vez mais ao passar do anos, e esse é o resultado esperado, por conta de toda a sua natureza e também “competição” para saber qual será a árvore Ipê Roxo que sobrará.

Para que serve a madeira de ipê roxo?

O uso da madeira de ipê roxo como uma das madeiras nobres é o mais conhecido (e um dos mais lucrativos) de todos. Mas a verdade é que esse é somente um dos fins que essa árvore de beleza inigualável pode ter. 

O ipê roxo pode ser usado para urbanismo de cidades e jardins particulares, e um outro uso que era bastante comum há alguns anos, mas que hoje já não é mais tão utilizado, é na indústria têxtil, com o intuito de fazer a coloração de tecidos. 

O uso do ipê roxo como madeira nobre para a fabricação de diferentes peças é possível graças ao fato dele ser duro, resistente e possuir um óleo natural que reveste toda a casca e protege o ipê da proliferação de fungos e ao ataque de insetos. Essa também é uma madeira que não queima facilmente e nem retém calor, ou seja, casas que possuem a madeira do ipê roxo quase sempre estão fresquinhas. 

O grande campeão entre os usos do ipê roxo como madeira nobre é a construção de decks, uma vez que aqueles feitos com madeira de ipê roxo são bastante populares devido à resistência dessa madeira contra a àgua, ou seja, quando os decks são feitos desse material não é preciso se preocupar com sua exposição à chuva, e eles são customizáveis com facilidade, havendo a possibilidade de criar encaixes próprios. 

Não é somente nos decks que a madeira de ipê roxo se dá bem no chão, ela também pode ser usada como piso e na construção de escadas. A grande vantagem desse uso é sua aparência, mas é importante alertar que esse material é extremamente difícil de se lidar pois eles precisam ser secos em estufas industriais antes de irem para as construções.

Seguindo nessa linha de que a madeira de ipê roxo pode ser molhada, esse material costuma ser bastante usado para praticamente todas as construções de madeira que vão ficar ao ar livre. Assim, muitas das treliças, dos abrigos e pergolados que servem como ambiente decorativo e para área de lazer são feitos a partir do ipê roxo.

A madeira de ipê roxo tem características visuais muito fortes. A sua cor acobreada e as suas listras escuras servem para dar personalidade a muitos projetos de arquitetura. Dessa forma, o seu uso não fica limitado somente a projetos ao ar livre, mas também no revestimento de fachadas, forros, paredes, portas e janelas. 

Além de poder ser usada como revestimento, a madeira de ipê roxo também pode servir para alguns fins específicos da construção em si. Colunas, por exemplo, todas feitas nesse material dão um charme a mais para o ambiente, e ainda contribui para que a construção tenha qualidade e resistência. 

A madeira da árvore de ipê roxo também pode ser usada para a fabricação de diversos móveis. O mais comum é a construção de mesas e de instrumentos musicais, uma vez que ambas as peças precisam de bastante qualidade e geralmente são pensadas para durar bastante. Ainda assim, qualquer móvel pode ser feito com essa madeira, como sofás, cadeiras, racks e por aí vai. 

Agora que você já sabe mais sobre a árvore ipê roxo, continue acompanhando o conteúdo do blog do Grupo Selva Florestal para conhecer mais sobre outras espécies de plantas e suas características, e conheça as opções disponíveis de consultoria ou investimento em cultivo de mogno africano acessando o site.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba todas as atualizações do nosso site

Leia mais sobre a Selva Florestal

Floresta

 Entenda o tempo de corte do Mogno Africano

Quando um investidor começa neste ramo, uma de suas maiores dúvidas é a respeito do mogno africano tempo de corte. Mesmo sendo preciso esperar o