Quase todos os incêndios florestais são provenientes de causas humanas, a sua ocorrência dentre muitas vezes podem ser potencializadas ou não pelo clima, visto que, a interpretação das variáveis climáticas influenciam o controle e a prevenção de possíveis fatalidades ocasionadas pelo fogo.
Para uma melhor eficiência nas operações de combates a incêndios florestais existem etapas envolvidas que devem ser seguidas como detecção, comunicação, imobilização, deslocamento, planejamento e combate.
O combate a incêndios se inicia com um eficiente sistema de detecção e localização dos focos de incêndios, uma dos métodos mais utilizados é a construção de uma torre numa cota mais alta do que a implantação florestal, que possibilite os funcionários a visualizarem melhor o foco, desta forma, se comunicam com a equipe de combate mais rápido e com precisão.
Outras formas de detecção que vem sendo aplicada é a utilização de câmeras de 360° filmando a área 24 horas, drones e dentre outras variedades que possam ser utilizadas.
A locomoção dos brigadistas é um ponto muito importante pra que o combate possa ser realizado o quanto antes, desta maneira, a manutenção das estradas e aceiros devem ser mantidos sempre em boas condições.
A conscientização das pessoas é de suma importância, sendo necessária a transmissão de informações por meio de campanhas, palestras com especialistas, estimular as escolas de nível fundamental e médio através de visitas. Esse processo deve conter informações sobre o manejo do fogo, a legislação pertinente, quais são os órgão fiscalizadores e como é feito essa fiscalização, advertências e dentre outras.
Uma das formas preventiva de incêndios é trabalhar com a silvicultura preventiva, observando a quantidade de material combustível, espaçamento entre árvores, tipo de árvores que compõem o povoamento florestal.
A redução de material combustível do sub-bosque evita a continuidade do fogo, porém, para usar o fogo com o intuito de diminuir esse material, precisa de um técnico para realizar um planejamento a fim de evitar que o fogo se propague.
Outro meio de evitar a propagação desse fogo é com a prática de construção de aceiros e sua manutenção no decorrer do tempo.