EnglishSpanish

Mogno africano: Como plantar?

Como plantar mogno africano possui algumas coisas que devem ser levadas em consideração para que nada saia errado nesse processo, certo? Muitas pessoas acham que plantar é apenas jogar terra por cima, jogar um pouco de água e deixar lá que em alguns dias tudo estará lindo e perfeito. Porém, todos sabemos que nada funciona desta maneira, pois existem cuidados e processos que devem ser cumpridos para que o mogno africano possa crescer saudável dentro da sua propriedade.

Contudo, nem todas as pessoas seguem esses processos e acabam estragando as sementes que poderiam se tornar boas árvores de mogno africano, tudo isso porque se negou a entender as etapas e os cuidados que essa plantação deve levar até o seu crescimento. Portanto, sentimos a obrigação de escrever esse artigo para tirar todas as dúvidas que possam existir na cabeça de quem está pensando em plantar mogno africano e também algumas dicas para mantê-la saudável durante o seu crescimento. 

Veja como plantar mogno africano a seguir!

Veja como é feita a plantação de mogno africano planta. | Foto: Grupo Selva Florestal.

Como foi falado antes, plantar mogno africano não é apenas jogar a semente regar e pronto, ela está grande e linda. Não, esse processo pode demorar e deve ter cuidados específicos durante seu cuidado e após o crescimento da plantação. Tudo importante para que a planta de mogno africano se torne grande e possa ter frutos para o futuro.

Portanto, prestar atenção em detalhes pequenos podem ser cruciais para que você possua uma boa plantação de mogno africano na sua propriedade, seja ela uma casa normal ou uma fazenda. Tudo depende dos cuidados que serão feitos durante a plantação e no seu crescimento.

Mogno africano e suas características

Como qualquer árvore, o mogno africano também possui algumas características que fazem dela uma peça bastante procurada no mercado e que acaba tornando ela bastante única entre as árvores. O mogno africano pode alcançar uma altura de 30 a 50 metros nas florestas.

Uma das características que fazem o mogno africano ser tão procurado no mercado para a compra é que, além da sua linda beleza, ela possui valores tecnológicos importantes para quem adquirir. Sendo assim, quem fizer a compra deverá receber uma árvore com um grande grau de durabilidade diferente das outras árvores. Porém, não é só isso. O mogno africano é extremamente fácil para que ocorra algum trabalho, portanto todos tendem a querer. E com esse trabalho, secá-la se torna fácil também por conta dessa sua característica.

Dicas e cuidados

Portanto, como foi dito anteriormente neste artigo, todas as plantações devem ter cuidados para que cresçam de forma adequada e que possam se tornar lindas árvores. E assim, podendo vender sua madeira ou deixá-la ali com sua beleza impressionante.

Um dos cuidados que se deve ter ao pensar em fazer a plantação de mogno africano é saber como está o terreno em que a plantagem será feita. Isso pode parecer um pouco besta, mas influencia demais no processo e no produto final que esse mogno africano vai alcançar.

Analisar o local de forma atenta é um passo que se torna chato, mas no final você vai ficar feliz por ter feito isso. Então, no caso do mogno africano, é importante que você veja se o terreno que a muda será plantada está molhado, seco ou lamacento. 

Mas por que fazer isso? Isso é simples de explicar. Com a terra molhada, mais úmida, o mogno africano tende a crescer com mais facilidade e tendo um processo mais adequado para que a plantação seja feita com sucesso naquele ambiente. Entretanto, se estiver muito molhada, acaba se tornando um local lamacento, o que não é o ideal para que ocorra a plantação do mogno africano. E se a terra estiver seca, posso plantar? Não, pois a terra seca não trará os ingredientes necessários para que o mogno africano possa crescer de maneira saudável e bonita, pois os nutrientes só serão disponíveis na solução do solo e para isso à necessidade de umidade no solo.

É possível perceber como está o solo daquele local que será plantado o mogno africano a olho nu pela pessoa. Desta forma, ela saberá se está apto para o plantio. Dica bem simples que pode ser crucial no produto final do mogno africano. Fácil de entender, né?

Métodos mais comuns para plantar

Existem dois métodos que são mais conhecidos para fazer a plantação de mogno africano, elas são bastante simples e fáceis. A primeira é o método manual, que o nome já indica como será feito. A segunda forma é a mecanizada, que tende a ser usada mais máquinas para esse processo ser feito.

Processo de plantação

Saiba como o processo de plantação é feito:

Mecanizado

Esse processo começa com a limpeza sendo feita por máquinas de roçadeira que ficam junto ao trator. Logo em seguida ocorre a sulcagem e o plantio das mudas de mogno africano, o sulcador florestal é aberto covas para que possam ser introduzidas mudas para o plantio. 

Esse processo de plantação tende a ter uma rapidez muito maior por conta dos usos das máquinas específicas para cada tarefa a ser cumprida. Esse processo mecanizado é bastante indicado para áreas mais planas e que não possuam rochas.

Manual

Diferentemente da mecanizada, a manual já expõe que os processos deverão ser feitos manualmente, certo? Essas etapas por serem feitas a mão podem demorar mais, porém possuem suas vantagens também. 

Assim como a mecanizada, a primeira fase é a limpeza da área que a plantação será feita, tirando pedras, tocos e outras coisas que podem atrapalhar a plantação. Logo em seguida, vem a abertura de covas a mão, com pás, caso o solo não esteja compactado é indicado o uso de enxadas. A vantagem do uso manual agora é poder chegar em locais em que a máquina não pode chegar por conta de algum obstáculo.

Seguindo as fases, ocorre a adubação em que as plantações foram feitas. Ela deve ser feita 2 vezes: 15 dias, 30 dias e após serem feitas o plantio do mogno africano.

Quaisquer dúvidas sobre esse processo ou sobre o mogno africano, entre em contato com a gente pelo whatsapp (62) 3362-1814 que vamos estar a disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…