Mogno Africano: confira o tempo de crescimento

Continue lendo esse artigo, basta arrastar a página para baixo

Mogno Africano: confira o tempo de crescimento

O mogno africano é bastante conhecido por ser um investimento a longo prazo, uma vez que o  mogno tempo de crescimento é relativamente alto. Apesar de demorar para que a árvore atinja o seu ápice de desenvolvimento, já nos 10 anos de plantação é possível iniciar os lucros com essa madeira nobre, basta prestar atenção nas fases de corte da árvore.

Floresta de mogno africano com 9 anos | Foto: Grupo Selva Florestal.

O Mogno Africano

O mogno é uma das madeiras de maior qualidade do mundo, sendo conhecida como uma madeira nobre. Estas madeiras nobres servem para a fabricação de móveis de alto luxo, instrumentos musicais, construções navais e outros itens que requerem qualidade. 

O problema é que o mogno brasileiro entrou em extinção e, atualmente, a sua comercialização é proibida. Mas existe uma solução: o mogno africano, que se adapta muito bem ao clima e ao tempo do Brasil e, apesar do tempo de crescimento do mogno, é um ótimo investimento. 

O momento de corte faz toda diferença para o desenvolvimento do mogno africano. | Foto: Grupo Selva Florestal.

Tempo de crescimento do Mogno Africano

Não tem para onde fugir: o investimento em mogno africano é um investimento a longo prazo. De forma geral, é possível estabelecer que o mogno tempo de crescimento é de em média 20 anos, mas isso vai variar de plantação para plantação já que alguns fatores relacionados aos cuidados com essas árvores faz com que o desenvolvimento seja mais rápido ou mais lento. 

Pensando nisso, o interessante é que a plantação tenha uma área de pelo menos 1 hectare, a fim de que todo o investimento valha a pena. Caso você não tenha acesso a essa quantidade de espaço, pode ser uma melhor opção fazer o investimento em uma plantação de terceiros, em um terreno que não seja seu. Clique aqui e conheça o Projeto Mahogany. 

Como fazer o planejamento do tempo de corte do Mogno Africano

O momento do corte é muito importante para o sucesso de uma plantação de mogno africano. A decisão sobre a hora certa deve levar em consideração dois principais fatores: tempo de crescimento e o potencial de crescimento dessa árvore.

Em um espaço com muitas árvores plantadas, algumas dessas plantas vão “roubando” o nutriente de outras, sendo necessário fazer os desbastes de algumas para que as outras possam se desenvolver melhor. Dessa forma, não são todas as árvores que atingem o seu máximo de crescimento e de qualidade.

Dos 10 aos 15 anos

Quando se fala em mogno tempo de crescimento, o primeiro ponto de corte é aos 10 anos. Nessa fase, não pode-se dizer que a árvore já está madura o suficiente para alcançar a sua maior possibilidade de rentabilidade, mas é o momento ideal para fazer o primeiro corte, a fim de que a plantação atinja a sua maior capacidade de lucro no futuro. 

Se houver muitas plantas crescendo em uma determinada área, algumas árvores podem acabar impedindo o desenvolvimento pleno de outras. Por isso, com 10 anos de plantação, faz-se o primeiro corte. Importante que a árvore tenha no mínimo 30 cm de diâmetro, porque com esse tamanho e com essa idade é possível vendê-la para o ramo de movelaria. 

Pensando em uma plantação em 1 hectare com o espaçamento de 5 x 5, neste primeiro corte serão retiradas 100 árvores. Neste tempo de crescimento do mogno, cada árvore terá mais ou menos 0,5 m³ de madeira serrada, ou seja, de 6 a 8 m de altura de fuste e DAP entre 35 e 40 cm. 

Considerando o mogno e seu tempo de crescimento, é importante levar em conta o fato de que quanto mais a árvore vai crescendo, mais qualidade a madeira vai adquirindo. Assim, mesmo que ele já tenha atingido o seu máximo de crescimento, se o mogno prosseguir amadurecendo, a madeira pode ser ainda melhor. 

A idade ideal de amadurecimento, pensando no tempo de crescimento de um mogno, seria apartir dos 18 anos. Nessa idade, o mogno já teve um desenvolvimento legal, a ponto de chegar ao 1 m³ de volume, e também já conseguiu chegar a um nível de qualidade que atende tanto o mercado dessa madeira quanto os investidores. 

Dessa forma, é indicado que o corte raso do restante das madeiras no hectare seja feito aos 18 anos. Nessa idade, o estimado é que as árvores já estejam com mais ou menos 1 m³ de volume, 10 metros de altura de fuste e DAP de 60 cm.

Depois dos 20 anos

Ainda pensando sobre o tempo de crescimento do mogno, se quanto mais a árvore ficar amadurecida, maior a qualidade dela e mais m³ de volume ela atinge, o que aconteceria se um produtor deixasse para cortar as árvores quanto elas tivessem entre 20 e 25 anos? 

A resposta para isso é até simples: as árvores poderiam atingir um volume maior, Nesse sentido, é preciso que o produtor pondere se esse volume produzido a partir dos 20 anos valem a espera de 5 anos de crescimento. 

Para todos os efeitos, quando o mogno africano tempo de crescimento for de 15 anos, é preciso fazer uma retirada de parte das árvores da plantação, ou seja, mesmo que a plantação perdure para além dos 20 anos, metade das árvores devem ser retiradas na marca dos 15 anos (100 árvores, no caso de 1 hectare) para que o restante consiga se desenvolver bem e chegar ao seu maior diâmetro possível. 

O mogno tempo de crescimento e o planejamento do corte é muito importante para o sucesso desse empreendimento, mas outros conhecimentos devem ser aplicados para que a plantação chegue ao seu maior diâmetro e sua maior qualidade possível, fazendo com que os lucros atinjam o seu máximo. Para isso, conheça os serviços de assessoria do Grupo Selva Florestal

Matérias relacionadas

Acompanhe todas as máterias

Crédito de Carbono e a Sua Importância Para o Futuro

2024-05-18 11:00:00

Gestão Ambiental: Descubra O Que é e qual a sua Importância

2024-05-14 11:00:00

Sustentabilidade corporativa e mogno africano: Estratégias para gestão ambiental efetiva

2024-05-11 07:25:00

Mogno africano e a eficiência da gestão ambiental: Práticas para redução de carbono

2024-05-07 07:25:00

Gestão Ambiental: O Papel do Mogno Africano na Sustentabilidade

2024-05-04 07:25:00

Reflorestamento Inteligente: Como o Mogno Africano Contribui para o Meio Ambiente

2024-05-01 10:27:00

Ultimas notícias da Selva

Especialistas em Mogno Africano

Crédito de Carbono e a Sua Importância Para o Futuro

2024-05-18 11:00:00

Gestão Ambiental: Descubra O Que é e qual a sua Importância

2024-05-14 11:00:00

Sustentabilidade corporativa e mogno africano: Estratégias para gestão ambiental efetiva

2024-05-11 07:25:00

Mogno africano e a eficiência da gestão ambiental: Práticas para redução de carbono

2024-05-07 07:25:00

Gestão Ambiental: O Papel do Mogno Africano na Sustentabilidade

2024-05-04 07:25:00

Reflorestamento Inteligente: Como o Mogno Africano Contribui para o Meio Ambiente

2024-05-01 10:27:00