EnglishSpanish

O porquê do termo madeiras nobres ou madeira de lei

Entender os termos que existem na nossa vida é algo que se tornou uma parte essencial para não ficar perdido em determinados assuntos que possam surgir no dia a dia, certo? Então, ficar por dentro do que é madeiras nobres e madeira de lei é importante para compreender o assunto, ainda mais se você estiver imerso no mundo de plantações e natureza.

Sendo assim, existem profissionais que não sabem entender os termos que estão sendo falados diariamente na sua presença, isso não pode acontecer. Esse problema pode ocasionar em uma comunicação errada que assim pode evoluir para um problema maior e ninguém quer isso na sua empresa, certo?

Portanto, vamos falar um pouco mais sobre as madeiras nobres e madeiras de lei para entendermos melhor o porquê desses termos serem usados no Brasil, assim buscar traz um contexto histórico que tem por trás desses termos usados nas zonas rurais do país. 

Veja tudo sobre o tema no texto abaixo:

Saiba mais sobre nobres madeiras e  madeiras de lei e as diferenças. | Foto: Grupo Selva Florestal

Dá-se ao tempo de quando a colônia portuguesa determinou que certas espécies de árvores pudessem ser extraídas apenas por eles, visando a preservação das florestas com o intuito de utilizá-las para a construção de navios e embarcações menores.

Então, os portugueses após chegarem ao Brasil pediram para que ocorresse essa proibição da extração de algumas espécies de árvores que sejam eles. Assim, evitando que ingleses, espanhóis e franceses pudessem fazer a utilização da árvore para os seus objetivos.

O termo madeiras nobres ou madeiras de lei está relacionada nos dias atuais, com árvores que apresentam características particulares quando comparadas às outras, valor de mercado já estruturado e a lista de algumas espécies que são protegidas por lei.

Sendo assim, após a independência do Brasil, os portugueses tiveram suas leis e regras retiradas. Contudo, mesmo que isso tenha acabado, os termos que eram utilizados continuaram sendo usados com muita frequência pelos brasileiro e alguns estão até hoje. Inclusive, as madeiras nobres e madeira de lei continuam no vocabulário do brasileiro com cerca presença.

Contudo, mesmo que ocorra a utilização das expressões usadas pelos portugueses quando chegaram ao Brasil, esses termos passaram por algumas mudanças de significado com o tempo passado. Assim, mesmo que existam algumas similaridades, elas têm diferenças notáveis.

Portanto, com o passar do tempo, as diferenças entre as madeiras consideradas nobres e as comuns estão ligadas nitidamente às cores e também a dureza, densidade, no qual influencia a durabilidade e o preço de mercado da madeira.

Sendo assim, os termos madeiras nobres e madeira de lei deixaram de ser tanto relacionados sobre árvores que podem ou não serem derrubadas. E assim, se tornaram algo mais visual e de venda para todos nós, então quando é falado sobre madeiras nobres hoje em dia, não necessariamente é que aquele objeto é feito dela. 

Isso pelo motivo de que as árvores nobres acabaram entrando em raridade por conta do desmatamento. Então, geralmente, são usadas madeiras menos resistentes e que depois são revestidas com as madeiras nobres.

Quais são as madeiras nobres?

As espécies que se enquadram na classificação de madeiras nobres apresentam  aspecto estético harmônico e são destinadas às indústrias moveleiras, construção de casas, designer de interiores, instrumentos musicais, utilidades de cozinha de luxo e entre outros.

Veja os tipos de madeira nobre: Ipê, Mogno Brasileiro, Mogno Africano, Cedro, Cedro Australiano, Angico, Angelim, Imbuia, Pau Brasil, Peroba Rosa e dentre outras espécies.

Quais são as madeiras comuns?

Contudo, ainda existem algumas dúvidas de quais são as madeiras comuns que existem, certo? Podem existir árvores que nós podemos conhecer por estarem sempre ali em evidência para todas as pessoas, como a Eucalipto. Talvez algumas pessoas não devem saber que essa árvore é considerada comum, mas ela é.

Além disso, outra árvore que pode ser considerada e tem uma visibilidade maior por todas as pessoas é a Pinus. Então, se você não soubesse disso, é uma informação que vale a pena guardar na memória para caso esteja pensando em investir em plantações de árvores.

Diferença da madeira de lei para a madeira comum

As madeiras comuns são mais propensas ao ataque de fungos e bactérias, são menos densas, sua resistência é menor quando comparadas a madeiras nobres. Geralmente seu ciclo de produção é mais curto como, por exemplo, o ciclo do Eucalipto. Então, todas essas diferenças fazem com que essas madeiras possuam suas próprias características que fazem dela serem tão procuradas pelas pessoas para construções de móveis, objetos e outras coisas mais.

Se você está buscando entender mais sobre madeiras nobres e madeiras comuns ou pensa em começar a investir em plantações de árvores, o Grupo Selva Florestal é um dos lugares que melhor tem produtos e dicas para conseguir entrar nesse mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…