EnglishSpanish

O que é DAP de uma árvore?

Durante o processo de cultivo de uma árvore específica, calcular o Diâmetro à Altura do Peito (DAP) é um dos processos primordiais para conhecer mais sobre a espécie com que se vai trabalhar. Essa medida é, além da altura e o fator de forma, uma das variáveis mais importantes que devem ser consideradas para seu inventário florestal.

Essas medidas do DAP servem para que se faça os estudos das dimensões das árvores e determinar o volume de uma floresta, podendo calcular e prever o estoque com mais segurança e  projetar quanto de incremento florestal deve ser utilizado. Portanto, neste artigo você vai entender tudo sobre DAP e principalmente como calcular.

O que é como calcular o DAP de uma árvore. | Foto: Grupo Selva Florestal

O que é DAP?

Antes de mais nada, é preciso fazer uma espécie de glossário, ou seja, explicar alguns termos para que possa compreender melhor alguns conceitos. Primeiramente, precisamos definir o que é o inventário florestal. O inventário florestal é uma atividade recomendada para verificar a quantidade e a qualidade de uma floresta.

Já a dendrometria, que é o estudo das formas de uma árvore, onde entra o dap rural, vem da junção de duas palavras de origem grega. Dendron, que significa árvore, e Metria que significa medida. Agora, já podemos adentrar em o que é dap de forma mais esclarecida.

O valor do DAP é uma das variáveis dendrométricas utilizadas em qualquer inventário florestal. Aqui no Brasil, segundo o sistema internacional de unidades (SI), essa medida deve ser tirada em uma árvore em pé, em uma altura de 1,30 metros do solo. Em  outros lugares do mundo, essa exigência é diferente, nos Estados Unidos, essa altura deve ser de 1,37 metro. Ao mesmo tempo que no Reino Unido, a recomendação é de 1,29 metro. Por fim, a medida no Japão é de 1,25 metro.

Essa variável oferece um pouco mais de agilidade no trabalho, pois facilita o manuseio das ferramentas de medição, minimiza a possibilidade de problemas ergonômicos envolvendo o mensurador. Acredita-se também que em boa parte das árvores, as deformações estão no fuste, o que acaba dificultando o cálculo do diâmetro e causando algumas imprecisões na variável primordial. Na região do peito da árvore, por outro lado, o cálculo sai de forma mais correta por essas deformações estarem menos presentes. 

O termo DAP é uma padronização mundial nessa área de estudo acerca de árvores. Portanto, algumas considerações precisam ser feitas.

1 – O DAP é o elemento mais importante da dendrometria

Isto pois suas medidas servem de base para outros cálculos como a obtenção da área seccional (grau de ocupação de madeira em uma área específica) à medida do peito. Esse cálculo, por exemplo, é fundamental na determinação do volume de um arvoredo.

2 – É uma medida extremamente confiável

Quando comparada às medidas de outras árvores, é uma variável que pode ser facilmente avaliada, por ser extremamente confiável. Assim, diminui a possibilidade de um equívoco na medição. Desde que feito com os parâmetros certos de método e com os cuidados necessários.

3 – A distribuição é muito importante para a manutenção das florestas

A distribuição de diâmetro da floresta é feita através de um agrupamento do diâmetro das árvores em classes. Isso é muito importante para que se obtenha o estoque de crescimento e  para verificar a necessidade de alterações na manutenção das florestas. 

4 – A soma do DAP proporciona o valor da área basal

A partir da soma do DAP e das chamadas áreas seccionais, é possível se chegar no valor da área basal. Dessa forma, obtém-se um parâmetro da densidade desse tipo de povoamento.

Agora que você já sabe tudo sobre o que é o DAP, iremos nos aprofundar um pouco mais no cálculo em si, de que forma fazer e quais as ferramentas necessárias para que você mesmo possa tirar esse valor tão importante para seu plantio.

Como é calculado o DAP

Então, para saber o DAP de uma árvore, se faz necessário coletar os dados da Circunferência de Altura do Peito (CAP) e dividir pelo número pi, algarismo que representa a relação entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro. O valor do pi é uma dízima periódica, ou seja, um valor infinito, mas geralmente é representado pelo valor 3,141592…

Alguns instrumentos são muito comuns de serem utilizados neste processo, veja alguns desses abaixo.

Suta

Este é um instrumento utilizado para medir diretamente o diâmetro de uma árvore. É uma espécie de régua com dois braços, desenvolvida de modo que um dos braços seja fixo enquanto o outro se mova de um lado para o outro. Para que se meça o diâmetro corretamente, a suta precisa estar perpendicular ao eixo do fuste da planta. 

Fita métrica

Este instrumento é bastante comum para todos, a fita deve ser usada para medir a circunferência da árvore. Suas vantagens são o baixo custo e a fácil utilização. Porém são facilmente esticadas com o mensurador, algo que pode causar imprecisões na coleta de dados.

Fita diamétrica

Pensando exatamente em corrigir os equívocos desses erros de cálculos, foi criada a fita diamétrica. Com essa ferramenta é possível obter tanto o diâmetro quanto a circunferência do fuste. Essas fitas são feitas com lâmina de aço ou material sintético, menos sujeito a variações. Além disso, a fita diamétrica tem duas escalas, uma para circunferência e outra para o diâmetro.

Retomando e relembrando o início do texto, calcular o Diâmetro à Altura do Peito (DAP) durante o processo de cultivo de uma árvore específica, é um dos processos primordiais para conhecer mais sobre a espécie com que se vai trabalhar.

Essas medidas do DAP servem para que se faça os estudos das dimensões das árvores e determinar o volume de uma floresta, podendo calcular e prever o estoque com mais segurança e  projetar quanto de incremento florestal deve ser utilizado.

O DAP não é o único elemento importante a ser medido durante o processo de cultivo e povoamento de árvores. Além dele, é necessário acompanhar a altura da árvore, as medidas do fuste e do tronco, dentre outros. Portanto, acompanhar as variáveis dendrométricas e o crescimento dos povoamentos são atividades importantes que podem melhorar ainda mais o seu desempenho florestal. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ver mais postagens

Confira 5 fatores que farão você aumentar seu patrimônio florestal

Confira 5 fatores que farão...

Você sabe quais são as atitudes…
Saiba como funciona a aplicação de herbicida em área de mogno africano

Saiba como funciona a aplicação...

Você entende de tratamento de pragas?…
Como investir em mogno africano sem área, sem manejo e sem floresta? Entenda

Como investir em mogno africano...

O mogno africano é um investimento…
Entenda como o excesso de chuva afeta o plantio de mogno

Entenda como o excesso de...

O Mogno Africano é uma árvore…
Entenda o que é fertilidade do solo e sua função

Entenda o que é fertilidade...

Ter uma terra que seja boa…
Entenda o que é e como funciona a topografia de um terreno

Entenda o que é e...

Quando pensamos em campo, uma das…
Saiba quais as diferenças entre solo arenoso e solo argiloso

Saiba quais as diferenças entre...

Não é apenas a vegetação e…

Confira 7 dicas de como...

Ter plantas em casa é sempre…
A exploração do mogno beneficia a Amazônia? Entenda mais sobre o assunto

A exploração do mogno beneficia...

A exploração e a comercialização do…
Impactos da inflação no comércio de mogno africano

Impactos da inflação no comércio...

Antes de falar sobre a inflação…
Saiba como proteger o mogno do clima frio e geada

Saiba como proteger o mogno...

A grande realidade é que plantas…
Confira 4 modos de restaurar florestas

Confira 4 modos de restaurar...

Como fazer a restauração florestal? Pois…
5 espécies de plantas propícias para plantio em áreas alagadas, confira!

5 espécies de plantas propícias...

Quando o assunto é plantio em…
Dicas para não errar ao germinar sementes, confira!

Dicas para não errar ao...

Antes de entender mais sobre o…
Saiba o que é um inventário florestal e aprenda a fazer corretamente

Saiba o que é um...

O inventário florestal é um documento…
Entenda a relação entre o mogno africano e marcenaria

Entenda a relação entre o...

Bom, antes de saber qual é…
Mogno africano pode ser matéria prima para itens luxuosos? entenda as finalidades

Mogno africano pode ser matéria...

É bastante comum que na manutenção…
Conheça as vantagens da irrigação de mogno africano

Conheça as vantagens da irrigação...

Muitos investidores desejam seguir o ramo…